AGRISHOW 2022 – Com resultados recordes, a edição presencial confirma otimismo do produtor rural

Negócios da ordem de R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem, contra R$ 2,9 bilhões na última edição presencial, em 2019, e visitação de 193 mil pessoas, em sua maioria, produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades de todas as regiões do País e também do Exterior, enquanto em 2019 esse número esteve na casa dos 150 mil. Com esses números, a Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, encerrada em 29 de abril, bateu recordes importantes no seu retorno à edição presencial, após ser realizada apenas virtualmente nos anos de 2020 e 2021.

Para João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, “essa foi a melhor feira de sua história, onde, inclusive, tivemos a oportunidade de apresentar a pujança do nosso setor e, em decorrência, as necessidades para o próximo Plana Safra. O Brasil precisa crescer e o crescimento está no agro”.

“Encerramos uma feira histórica saudando novamente a volta dos eventos presenciais, o olho no olho. A Agrishow trouxe toda a tecnologia do agro enfatizando a confiança de todos para que o Brasil siga crescendo em produtividade, sustentabilidade e como principal fornecedor de alimentos e produtos para o mundo”, afirma Francisco Matturro, Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e presidente da Agrishow.

Pedro Estevao B de Oliveira – presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da ABIMAQ, reforçou que as vendas não envolveram recursos do Plano Safra, mas, sim, dos próprios produtores e originados em financiamentos de instituições bancárias diversas.

E o próximo encontro na AGRISHOW já está agendado para o período de 1 a 5 de maio de 2023.

Expositores – Esses bons resultados são a somatória das conquistas de cada uma das mais de 800 marcas expostas durante o evento, sejam de tratores gigantes, implementos agrícolas e máquinas menores, passando pelos equipamentos de irrigação, pecuária e construção, chegando aos setores de armazenagem, peças, energia solar, agricultura de precisão e insumos, o cenário é semelhante: prospecção e vendas acima das expectativas.

Na área de Irrigação, por exemplo, as empresas celebram o volume de negócios registrados, como a Irriga Brasil, que espera faturar R$ 10,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões em negócios fechados o último dia e R$ 8 milhões em transações comerciais que estão prospectadas pelo departamento de vendas da empresa para os próximos meses.  Esse volume é 50% maior se comparado à última edição em 2019.  

No segmento da pecuária, a estreante Gelgás espera fechar R$ 5 milhões em vendas, sendo que destes, R$ 3 milhões já aconteceram durante os 5 dias de evento.

As empresas de energia solar compartilham esse otimismo. A PHB Solar estava com mais de 150 visitas técnicas pré-agendadas antes do final da AGRISHOW, e espera rapidamente duplicar esse volume. Já a Dinâmica de São Carlos conta com mais de 200 visitas técnicas agendadas.

No setor de equipamentos para construção, a XCMG Brasil vendeu 220 equipamentos nos quatro primeiros dias do evento, ou seja, até quinta-feira. Renato Torres, diretor Comercial da empresa, animado, informa que “a previsão é dobrar esse número no pós-feira”.

Os números são positivos também na agricultura familiar. “Tínhamos altas expectativas de vendas com a retomada da feira presencial e elas foram superadas em até 40%”, ressaltou Pedro Quevedo, gerente de vendas no Brasil da Husqvarna: “Apostamos em produtos mais tecnológicos e sustentáveis como novidade”.

Um aumento de até 10% na comercialização de tratores e cultivadores motorizados está dentro do balanço parcial da Agritech Lavrare, segundo o coordenador de marketing Cesar Roberto de Oliveira. Para ele, “as negociações e fechamentos continuam após o encerramento da feira, então esse número deve crescer ainda mais, estamos otimistas”

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.

Foto: Divulgação