Uma significativa parte da agricultura brasileira segue distante das grandes inovações, enquanto outra já lida com altas tecnologias como parte corriqueira do dia a dia. “Ao olharem para o nosso país é possível encontrar gente no período neolítico e gente com a maior tecnologia do mundo. A agricultura brasileira não é a mesma, temos sistemas muito avançados. Mas nem sempre há um equilíbrio de tecnologia” disse Octaciano Neto, diretor de agronegócio da EloGroup, um dos debatedores do 6º episódio do Agrishow Labs, que vai ao ar todas às terças-feiras, às 19h, no canal da Agrishow no YouTube.
Para Antoniane Arantes de Oliveira Roque, assessor do coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ao usar o termo agricultura 4.0 a gente não pode esquecer que temos diferentes perfis de quem está no campo. “Vou dar um exemplo: no cenário paulista, temos por volta de 55% dos nossos agricultores até o primeiro grau completo. Como falamos de tecnologia para um público carente deste conhecimento, por exemplo? Às vezes (somente) 14% deste público utiliza a internet para o seu negócio”, comentou ele, salientando que as startups precisam ser parceiras do produtor rural de forma efetiva para atenderem a esse mercado.
Da experiência – Makoto Sekita, sócio-fundador da Sekita Agronegócios, falou um pouco da história da empresa que surgiu no norte do Paraná. Ele fez um traçado do início dos trabalhos da empresa na década de 70, pioneira no cerrado brasileiro, até os dias atuais.
“Foi um desafio muito grande em 1974, aqui em Alto do Parnaíba, não havia muito conhecimento. O tempo fez com que o Brasil, que era importador, se tornasse um exportador de alimentos”, salientou Sekita.
Como exemplo de sucesso, ele citou que a análise de solo não é um empecilho, algo a ser considerado oneroso, mas, sim, o mais barato que podemos perceber no custo de produção.
Profissionalização do campo – Dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no campo também foi tema do bate papo. “Cursos de forma fragmentada e dispersa em todo o Estado de São Paulo, por exemplo, realizam esse tipo de atividade”, citou Antoniane Arantes de Oliveira Roque. “Esse cursos ajudam a encontrar a mão de obra qualificada que este setor tanto precisa. O processo de inovação é um fluxo contínuo”, completou.
Programação – Ao todo, a Agrishow Labs tem onze episódios semanais, baseados em três macrotemas mensais: A Gestão da Agricultura 4.0 em fevereiro, Novas Tecnologias para o Cultivo em março e Conectividade no Campo em abril, promovendo conversas entre produtores, consultores e CEOs de startups que atuam neste mercado. Os episódios vão até 19 de abril e serão lançados todas as terças, às 19h, no portal da Agrishow e no canal do Youtube da maior feira de agronegócio do País. Todos os episódios anteriores estão com acesso livre.