Com 52 mil usuários no Brasil que respondem por 32% das terras aráveis do País, cerca de 17,9 milhões de hectares, e oferta de dois aplicativos gratuitos, a empresa suíço-bielorrussa de monitoramento por satélite OneSoil auxilia agricultores no monitoramento remoto de lavouras com a ajuda do índice de vegetação (NDVI). Para a análise agrícola, são utilizadas imagens de satélite que fornecem informações sobre o estado das plantas.
Para usar o recurso gratuitamente, basta baixar o aplicativo móvel OneSoil Scouting para iOS ou Android ou se registrar no aplicativo Web, que facilita o monitoramento remoto de lavouras, a criação de mapas de aplicação de sementes e fertilizantes em taxa variável e a visualização de dados de campo. E o aplicativo móvel, o OneSoil Scouting, além dos recursos já mencionados, permite ao usuário fazer anotações sobre o campo e ainda funciona no modo off-line, o que é muito útil no dia a dia do campo. Ambas as versões otimizam o tempo de trabalho e economizam dinheiro em suprimentos.
O NDVI, que é o índice utilizado pela OneSoil, mede a quantidade e a qualidade da vegetação em uma determinada área durante o estágio de crescimento das culturas. Por meio de cálculos realizados a partir de imagens de satélite, é possível avaliar a condição exata de uma plantação, o que é um grande auxílio aos produtores.
“Temos a expectativa de transformar a maneira como o agricultor brasileiro monitora suas plantações atualmente, oferecendo dados precisos que simplifiquem seu trabalho”, reforça Slava Mazai, CEO da OneSoil, informando que a empresa espera aumentar a área monitorada e o número de usuário em 50% dentro de dois anos.
Agilidade para a tomada de decisão
Para o consultor engenheiro agrônomo Rodrigo Zimmer, de Guarapuava (PR), o aplicativo ajudou a economizar uma grande quantia de dinheiro na aplicação de reguladores de crescimento: “Nossa plantação de cevada foi atingida por uma geada que prejudicou muito as plantas em algumas partes do talhão. Ao usarmos os dados da OneSoil para criar um mapa de aplicação em taxa variável de reguladores de crescimento, pudemos ver que, nessas áreas afetadas, não precisaríamos usar o produto, o que nos ajudou a economizar cerca de US$ 10 mil”. Esse resultado foi viabilizado porque esse profissional também utiliza a tecnologia para aplicação em taxa variável de semente e monitoramento da saúde vegetativa da planta.
A OneSoil já oferece soluções a mais de 300 mil agricultores e consultores agrícolas em 183 países, cobrindo 6% do total de terras aráveis do mundo, o que corresponde a 90 milhões de hectares. No Brasil, atende atualmente 52 mil usuários e cobre 32% das terras (17,9 milhões de hectares), número esse que a empresa espera aumentar para 50% dentro de dois anos.
Os aplicativos OneSoil são executados por meio de imagens de satélite, algoritmos de aprendizado de máquinas e análises de Big Data. Além disso, a companhia fornece soluções analíticas e tecnológicas para grandes empresas agrícolas.
Foto: OneSoil