A cerimônia de encerramento do 5º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), em São Paulo, foi conduzida por Gianfranco Cinelli, Membro do Conselho Curador do evento. Em seu discurso, ele destacou que o congresso se consolidou como uma referência no setor, reunindo instituições, associações, representantes dos três poderes e advogados.
“Estamos formando, nesta quinta edição, um verdadeiro ecossistema do Direito do Agro, algo que há pouco tempo não era sequer debatido. Hoje, conseguimos tangibilizar essa rede, esse networking que se retroalimenta e impulsiona o setor”, afirmou Cinelli.
Ele também reforçou a importância da pluralidade nos debates, ressaltando que o avanço do setor depende da diversidade de perspectivas. “Se falamos apenas para nossos pares, se falamos apenas para advogados, não criamos eco. Precisamos dessa multiplicidade de vozes para realmente progredir.”
O presidente do IBDA, Renato Buranello, também destacou a evolução do evento e sua contribuição para a construção de um ecossistema jurídico sólido para o agronegócio.
“Reunimos grandes especialistas para discutir temas complexos com profundidade. Nesta quinta edição, fica claro que o congresso passa a ser referência no país. Só crescemos e seguimos ampliando esse espaço de debate, que hoje se fortalece como referência”, afirmou Buranello.
Para ele, o impacto do evento vai além das discussões realizadas. “Quando alunos de faculdade me pedem para falar sobre esse movimento e as oportunidades no mercado de trabalho, vejo que estamos deixando um legado. Se esse conhecimento está chegando às novas gerações, cumprimos nosso papel.”
O GestAgro 360° é parceiro de mídia do evento.
Foto: Gerardo Lazzari