Na segunda edição, Fruit Attraction São Paulo já é principal evento da fruticultura no hemisfério sul

A Fruit Attraction São Paulo avança para se consolidar como principal evento do segmento de frutas e hortaliças do hemisfério sul. Agendada para acontecer de 25 a 27 de março, no São Paulo Expo, objetiva dar visibilidade à diversidade, à qualidade e à sustentabilidade da fruticultura brasileira para o mundo, viabilizando ao cliente internacional a possibilidade de conhecer de perto todos os atributos da fruticultura brasileira.

Em sua segunda edição, a área total de exposição saltou um para dois pavilhões, congregando 400 marcas expositoras, nacionais e internacionais de mais de 18 países; o público visitante aguardado situa-se entre 15 a 20 mil pessoas; haverá rodadas de negócios, promovida pela Apex, com mais de 50 compradores; e o congresso, com ampliação de conteúdo, contará com a participação do coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank.

Na visão do secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, “em 2024, a Fruit Attraction já mostrou sua grandiosidade e este ano será cada vez maior, dobrando de tamanho.”

Contando com a presença dos principais estados produtores de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction São Paulo será grande oportunidade para o produtor de pequeno porte, da agricultura familiar estar próximo a compradores – inclusive internacionais – e assim apresentar sua produção a potenciais clientes em contato direto.

Dados da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), mostram que, em 2024, as exportações de frutas ultrapassaram um milhão de toneladas, com faturamento de U$S 1,38 bilhão, incremento de 2,04% ante o ano anterior, aponta acompanhamento da entidade com base em dados compilados do MDIC e Conab. Destaque para os embarques de mangas, melões, limas, limões, uva, mamão e melancia. Esses indicadores colocam o Brasil na 23ª posição entre os exportadores mundiais do segmento, com 4% de participação nas vendas globais, com potencial para até quadruplicar essa presença internacional.

O evento tem a Fiera Milano Brasil como uma das co-realizadoras ao lado da Instituição de Feiras de Madrid (Ifema).