Agrishow: FPT Industrial demonstra motor a etanol desenvolvido no Brasil e inovações em propulsão alternativa

Na vanguarda do desenvolvimento de combustíveis alternativos, rumo a um futuro sustentável, a FPT Industrial, marca do Iveco Group, revela na Agrishow 2024 o motor conceito Cursor 13 Etanol. A solução 100% desenvolvida no Brasil, com foco nas características da operação local, reúne as vantagens de uma fonte de energia renovável, de baixo custo operacional, considerável redução de emissões e compatível à infraestrutura já existente, com o alto desempenho da Família Cursor, cuja robustez e confiabilidade já são comprovadas pelo mercado. 

Depois de apresentar em 2023 o ciclo completo do biometano, promovendo a independência energética no campo, neste ano a FPT Industrial exibirá em seu estande a plataforma multicombustível do Cursor 13, permitindo ao cliente selecionar a melhor solução para seu negócio, seja pelo uso do etanol, como também pelo diesel e o gás natural, conforme a sua operação necessite.

Apresentado pela primeira vez na Agrishow 2024, o conceito Cursor 13 Etanol permitirá à marca atestar o potencial de aplicação, na agricultura, do combustível oriundo de diferentes biomassas da diversidade energética brasileira. Entre elas, cana-de-açúcar, beterraba sacarina, milho, cevada, trigo e biomassa lenhosa.

ALTERNATIVA PARA OPERAÇÕES MECANIZADAS – Com 12,9 litros e seis cilindros, o conceito Cursor 13 Etanol da FPT Industrial representa uma grande alternativa de baixo impacto ambiental para operações mecanizadas no campo. Comparado ao diesel, uma das suas principais vantagens é o baixo custo de produção. O etanol é derivado de itens naturais, de fácil cultivo e manuseio. Além disso, possibilita redução das emissões de CO2, com menor ruído de funcionamento do motor.

“O motor a etanol polui menos e apresenta desempenho alinhado às missões dos produtores no campo. Graças à plataforma multicombustível modularizada, conseguimos facilmente produzir um motor de ciclo Diesel ou outro motor de ciclo Otto (gás natural/biometano/etanol) por meio da substituição dos cabeçotes intercambiáveis. Além disso, as operações em ciclo Otto também possibilitam redução de emissões e menor ruído durante o funcionamento do motor”, explica João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. “Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao Diesel. E o etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas”.

Desenvolvido para atender os requisitos de alto desempenho e baixos custos operacionais, sem comprometer a sua resistência durante a vida útil, o Cursor 13 Etanol é integrante da consagrada Família Cursor. Voltada às mais exigentes necessidades de serviços pesados, esta linha de motores pesados da FPT Industrial conta com um projeto robusto para tarefas intensas, em uma grande variedade de aplicações, de 210 kW a 570 kW de potência. 

Os novos G-Drives da Série NEF – voltados a atender os novos limites de emissões de poluentes estabelecidos pela cidade de São Paulo (SP) – estão na linha de frente do mercado, para atender os mais recentes requisitos da metrópole paulista, com tecnologias de vanguarda que satisfazem os mais rigorosos regulamentos de emissões. 

G-DRIVES N45 E N67: CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA – Flexível, a Série NEF reúne desempenho e confiabilidade, com alta densidade de potência, além de baixo custo de manutenção, já que tem produção nacional, na fábrica da FPT Industrial em Sete Lagoas (MG).

Disponível em configurações de 95 kW e 122 kW de potência, os G-Drive com motorização N45, de quatro cilindros, representam uma solução confiável e de fácil manutenção, com excelente aceitação de carga e estabilidade de frequência, eficaz para todas as aplicações de emergência e de energia primária. A possibilidade de alternar entre 50 e 60 Hz proporciona flexibilidade no mercado.

Os G-Drive com motorização N67, de seis cilindros, oferecem desempenho elevado e confiável, com eficiência de combustível otimizada para aplicações de geração de energia, em configurações de 202 kW e 212 kW. Graças ao turbocompressor com Aftercooler, o N67 apresenta alta aceitação de carga e resposta rápida do motor. Além disso, este G-Drive é o mais compacto do mercado, permitindo uma pegada de instalação mais eficiente.

Em ambos os casos, máxima confiabilidade e baixos custos operacionais são garantidos pelo intervalo de manutenção estendido. “Os novos G-Drives entregam tecnologia confiável, simples e comprovada para todos os requisitos do cliente e mais de 25 anos de experiência em soluções em pós-tratamento. A confiabilidade da Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos em todo o mundo”, afirma João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Novo motor Tier 3 eletrônico – A marca do Iveco Group apresenta mais uma solução tecnológica para aplicações no campo: o motor N45 Tier 3 Eletrônico para tratores de médio porte. “Coração” dos tratores Case IH Farmall Max 140 e do New Holland T6 140, o motor de 4 cilindros da consagrada Série NEF é compacto e entrega excelente desempenho. A arquitetura down-sized com injeção eletrônica proporciona alta densidade de potência com menor consumo de combustível, para um desempenho superior e excelência operacional.

As tarefas na agricultura são variadas e muitas vezes complexas, mas nada é impossível com a tecnologia certa em um trator se for movido pela FPT Industrial: um a cada três tratores comercializados na América Latina utilizam motorização da marca.

Na vanguarda da tecnologia, o N45 Tier 3 Eletrônico é equipado com injeção eletrônica Common Rail de alta pressão e turbocompressor Wastegate (WG). Com 150 cv de potência e 610 Nm de torque, foi desenvolvido para aplicação dos tratores da CNH Industrial e proporciona assim um excelente desempenho, mantendo a cilindrada da configuração mecânica, sem alterações significativas no layout de instalação. A certificação MAR-I dispensa a necessidade de uso de Arla, com intervalo de serviços de até 600 horas.

MOTOBOMBA DESENVOLVIDA COM A VALLEY

A FPT Industrial também apresenta na Agrishow 2024 uma motobomba desenvolvida com a Valley, alimentada por um motor G-Drive N67 TE5, da Série NEF. Flexível para uma grande variedade de formatos e aplicações no campo., conta com conjunto eficiente e robusto, torna-se assim muito útil em aplicações como irrigação em plantações.

O projeto da motobomba foi coordenado pela Tracan, distribuidor FPT Industrial em São Paulo e Minas Gerais, e a TMA, empresa do grupo especializada na produção de implementos reconhecidos pela tecnologia, robustez e alto desempenho.

Ricardo Lara, gerente de Negócios FPT da Tracan, conta que a iniciativa nasceu a partir de um primeiro contato com a Valley, também na Agrishow. Na ocasião, foi iniciado o desenvolvimento de um produto que assegurasse alta performance, economia de combustível, bem como uma rede de atendimento em território nacional que assegurasse maior agilidade nos atendimentos dos clientes da Valley.

“A motobomba é utilizada em aplicações que necessitam de uma alta força hidráulica, com baixa sucção e alta pressão de descarga”, explica Lara. Como resultado, afirma, o projeto entrega ao mercado uma motobomba com a confiabilidade FPT, pronta para máxima eficiência de operação. “Motor eletrônico e tanque embutido estão entre as inovações do equipamento, que é completo. A Valley se mostrou bastante satisfeita com o produto. Este projeto é motivo de orgulho para todo o nosso time”, comemora.

GestAgro 360º é apoiador de mídia do evento e viajou a convite dos patrocinadores do Pool de Imprensa da Mecânica de Comunicação.