Agrishow: Com trator elétrico e biometano, New Holland foca em soluções com combustíveis alternativos

A New Holland instalou-se na 29ª edição da Agrishow em um espaço totalmente dedicado a soluções movidas a combustíveis alternativos, reafirmando seu pioneirismo em energia limpa. O T4 Electric Power – primeiro conceito de trator utilitário 100% elétrico da indústria com funções automatizadas – e do T6.180 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos e dejetos de animais, e disponível comercialmente no Brasil, são os destaques.

A eles somam-se, no segmento de tratores de média potência, o novo T6.140 Electro Command, equipado com motor eletrônico; a atualização do modelo 2024 do trator de alta potência T9 PLM Intelligence; o pré-lançamento do seu Drone de pulverização; o pulverizador Guardian SP310F de alto desempenho e destinado a cobrir grandes áreas de cultivo; nova linha de plantadeiras PL4000; soluções em agricultura digital; FieldOp, um novo aplicativo para gestão agrícola disponível para dispositivos móveis e web; SERVE+DIGITAL, voltado a clientes que possuem máquinas conectadas operando em campo; e soluções de automação da Raven.

Carlo Lambro, presidente mundial da marca, em coletiva durante a Agrishow, comentou a importância do Brasil e da agropecuária no negócio do Grupo CNH: “A New Holland responde por 50% das vendas do setor agrícola da CNH e, especificamente o Brasil, em 2022 e 2023 obtve o maior faturamento no País, superando o marco de US$ 1 bilhão. Além disso, 10% da produção mundial da empresa são vendidos no Brasil, devido às colheitadeiras, que respondem por 30% da produção”. Esses resultados também derivam do investimento em novos produtos:cerca de US$ 800 milhões ao ano.

“Há quase duas décadas, a New Holland investe na estratégia de clean energy leader, que se baseia em trabalhar ativamente no desenvolvimento de produtos que utilizem combustíveis alternativos com mais eficiência e sustentabilidade. Apresentamos ao mercado o primeiro trator movido a biometano do mundo e seguiremos inovando na agricultura, sempre focados nas necessidades dos clientes, seja no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, em soluções de agricultura digital, precisão e conectividade, como também no avanço em tecnologias de propulsão mais amigáveis ao meio ambiente”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Trator biometano – Desde 2006, quando lançou a estratégia de Líder em Energia Limpa, a New Holland desenvolveu tratores movidos primeiramente a biodiesel, e também a hidrogênio, até o lançamento, em 2013, do primeiro protótipo de trator da série T6 movido a metano, enfatizando o compromisso da marca em cumprir suas metas ambientais e contribuir para a redução de CO2.

Lançado como produto comercial em 2022, o T6.180 Methane Power está disponível para os produtores brasileiros. A tecnologia de propulsão por biometano, movida pelo motor FPT NEF reprojetado de seis cilindros, produzindo 152 hp nominais como seu equivalente a diesel, oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais. E o trator possui o mesmo desempenho e autonomia de um trator a diesel de mesmo porte.

Além disso, o T6 Methane Power é um trator 100% conectado ao FieldOps, o portal oficial de telemetria da New Holland, que ajuda o agricultor a ter uma melhor tomada de decisão com base nas informações da frota e na análise dos dados agronômicos e pode ser utilizado em todos os tipos e tamanhos de propriedades.

“Como marca, buscamos entregar a solução ideal para a necessidade do cliente, independentemente do tamanho da operação agrícola. Investimos constantemente em novas tecnologias para que o produtor possa extrair a maior produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos, além de praticar uma agricultura mais sustentável. Mas também queremos que essas soluções sejam fáceis de usar, amigáveis e alinhadas com aquilo que ele procura. Por isso, somos conhecidos com uma marca simples, de fácil contato e próxima dos agricultores”, explica Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.

Em 2023, a marca anunciou a venda da primeira unidade do T6.180 Methane Power no Brasil. Na ocasião, também foi apresentado o conceito da fazenda independente energeticamente, em parceria com as principais empresas do setor de biometano para a criação de um ecossistema inovador de produção de gás gerado a partir da decomposição de dejetos de animais. Composto por um biodigestor, sistema de purificação de biogás, gerador, tratores e caminhões pesados, o novo ecossistema é o primeiro do tipo no Brasil e promete revolucionar o mercado de biogás do país. Ainda em 2023, a New Holland vendeu o primeiro trator biometano a uma usina de cana-de-açúcar, setor com grande potencial na geração de gás biometano a partir dos resíduos dessa operação.

“Esse tipo de solução dá ao produtor a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos dejetos dos animais, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis”, observa Kerbauy.

Neste sentido, de propor soluções que correspondem à abordagem integrada de economia circular, a New Holland, em parceria com a Bennamann, também desenvolveu os protótipos dos tratores T7 Methane Power GNL (gás natural liquefeito), de alta potência. Essa tecnologia envolve a coleta, processamento e armazenamento de metano para produzir gás líquido purificado que alimenta tratores, gera receitas adicionais e cria um ciclo limpo e positivo para fazendas de todos os tamanhos. Como um desdobramento dessa tecnologia, a marca desenvolveu, ainda, o protótipo do T7.270 Methane Power GNC, movido a gás natural comprimido.

T4 Electric Power – É com esta longa e duradoura história de soluções inovadoras e sustentáveis que a New Holland apresenta, dentro do seu plano estratégico de eletrificação, o T4 Electric Power, conceito de trator agrícola movido totalmente por energia elétrica.

Com 75cv de potência, representa o primeiro conceito de trator utilitário alimentado totalmente por conjunto de baterias e sem a presença de motor diesel de combustão interna, portanto, ecológico e com nível zero de emissões de poluentes. O T4 Electric Power se une aos tratores T7 Methane Power LNG e T6 Methane Power, reafirmando o compromisso da New Holland com o avanço sustentável da agricultura.

“O T4 Electric Power conceito é a solução ideal para operações que não requeiram altos níveis de potência, característica do segmento de tratores utilitários leves. No campo, ele é um trator versátil no trabalho em diversas aplicações, como pecuária, feno e forragem, estufas e pomares. Nas cidades, além da ausência de emissões, também se destaca pelo nível reduzido de ruído e vibrações”, explica Saulo Silva, gerente de Tratores Utilitários Elétricos da CNH.

Oferecendo melhor desempenho, maior controle, precisão e respostas mais rápidas em relação ao trator diesel pela forma com o qual o motor elétrico disponibiliza potência e torque, o T4 Electric Power permite que até mesmo operadores inexperientes possam executar as operações de campo com maior eficiência, sem a necessidade de seleção precisa de marcha e controle do acelerador. Ele é 100% compatível com todos os implementos convencionais, incluindo aqueles de arrasto por barra de tração, montados no sistema hidráulico de três pontos e/ou por tomada de força.

O tempo de recarga pode chegar a menos de 1 hora quando utilizado sistemas de recarga rápida. Outra característica de destaque é o Exportable Power, pelo qual o trator disponibiliza convenientes tomadas elétricas externas de 127/220V, podendo também servir como fonte de energia para serviços realizados longe das sedes das fazendas, tais como soldas e reparação de implementos e infraestrutura.

Funções Automatizadas – Funções automatizadas inteligentes e modos criativos de assistência ao operador também fazem parte do caráter inovador do T4 Electric Power conceito. Com o design focado em ajudar os fazendeiros em seus desafios atuais, como o aumento do custo total de operação, a escassez de mão-de-obra e a crescente falta de mão-de-obra qualificada nas fazendas, estas funções tornam o trator um conceito ainda mais único, auxiliando o operador na condução do trator e melhorando a qualidade das operações.

O Smart Roof, teto “inteligente” da cabine do trator, integra sensores e câmeras 360º utilizando técnicas de visão computacional para reconhecimento e classificação de objetos em tempo real. Ele pode diferenciar obstáculos como veículos, pedestres e objetos estacionários, fornecendo avisos e iniciando medidas para evitar colisões.

Destaca-se a função Follow Me (Siga-Me), no qual o trator tem a capacidade de seguir o operador estando este fora da cabine. Essa valiosa ferramenta é útil em eventos comuns e rotineiros no dia a dia na fazenda, como passar por porteiras e/ou alimentar o gado, aumentando a eficiência operacional.

A função Invisible Bucket (Concha Invisível) permite que o operador enxergue através e à frente da concha da pá carregadeira frontal, oferecendo uma visão abrangente do que está à frente da concha e de eventuais possíveis obstáculos, aumentando significativamente o desempenho e segurança durante a operação.

A função 360º Awareness (Monitoramento 360º) monitora a todo o momento a presença de pessoas e obstáculos durante as aplicações, garantindo total segurança ao operador e às pessoas que trabalham próximas. Os benefícios também são alcançados com as imagens dos implementos projetadas no monitor do trator em tempo real.

T6.140 Electro Command

No segmento de tratores de média potência, a New Holland também preparou um lançamento especial para a Agrishow: o novo T6.140 Electro Command, que tem motor eletrônico, nova transmissão e uma cabine que traz muito conforto e espaço para o operador, sendo um dos destaques dessa categoria. Produzido no Brasil, o trator foi desenvolvido com a ajuda dos clientes da marca, por meio de pesquisas e testes de campo onde a palavra do agricultor ajudou a definir as melhores configurações que atendessem às suas necessidades.

O novo motor do T6.140, de 141 cv de potência, com reserva de torque de até 35%, e transmissão Electro Command 16×16 e 32×32 com super redutor Creeper, extremamente equilibrada, permite respostas rápidas, com maior aproveitamento da potência e menor consumo de combustível.

O T6.140 Electro Command vem também com telemetria de série. Ele é equipado com o novo módulo de processamento de dados e conectividade P&CMf, sendo possível o gerenciamento da operação através do aplicativo do cliente, o FieldOps. O T6.140 é equipado ainda com o IntelliView™ IV Plus, combinando o software já consagrado e conhecido pelos operadores por ser simples e intuitivo. Dessa forma, entregamos ao cliente maior capacidade de memória e processamento com uma melhor experiência de toque e visão do monitor.

A cabine espaçosa e confortável do T6.140 Electro Command é outro ponto positivo. Comparada à cabine do T7, ela garante conforto e segurança ao operador com uma excelente área envidraçada que proporciona total controle operacional. O banco de suspensão a ar e a estrutura de proteção ROPS garantem tranquilidade durante o trabalho. Os controles e alavancas foram ergonomicamente posicionados para facilitar o dia a dia do operador, garantindo menor fadiga e maior eficiência nas atividades diárias.

T9 2024

O modelo 2024 do trator de alta potência T9 PLM Intelligence também mostra na Agrishow suas importantes atualizações, reforçando que é a escolha ideal para quem procura desempenho, conforto e tecnologia em uma só máquina. Com o objetivo de aprimorar ainda mais o desempenho e a eficiência desses modelos, as alterações foram planejadas e desenvolvidas para atender às necessidades das operações dos clientes.

Entre as novidades estão as novas potências de motor, que agora variam de 425 cv a 645 cv nominais, sendo acompanhadas por novas nomenclaturas, com as versões T9.470, T9.520, T9.580, T9.615 e T9.700. A linha também recebeu reforço na estrutura do eixo, o que deixou o trator ainda mais robusto.

Os novos T9 PLM Intelligence ganharam mais conforto a bordo, com novo design arquitetônico interno e itens para facilitar a vida do operador, entre eles: bancos com revestimento em couro, com opção de aquecimento e ventilação; câmeras dianteira e traseira de série, para maior segurança e praticidade; e espelhos 100% elétricos, que trazem ainda mais modernidade e facilidade durante as operações.

A partir de 2024, os modelos T9 PLM Intelligence trazem, ainda, uma nova configuração no sistema de luzes de LED, elevando a eficiência luminosa durante a noite a um novo patamar. O novo posicionamento das lâmpadas permite que a luminosidade tenha maior amplitude e visibilidade, garantindo a segurança e o controle absoluto das operações.

Em relação a agricultura digital, o T9 PLM Intelligence conta, como opcional de fábrica, com dois monitores IntelliView™ 12, que permitem ao visualizar e controlar as aplicações de agricultura de precisão e piloto automático em somente um ou em ambos os monitores. O monitor principal mantém todas as suas funções originais (controle de máquina/veículo, agricultura de precisão, piloto automático, mapa, entre outras). Já o monitor secundário tem acesso a todas as funções de agricultura de precisão (controles de piloto automático, terminal virtual, controles de taxa e “as applied”, configurações de implemento e hierarquia produtor/fazenda/campo).

Drone de Pulverização New Holland

Como solução complementar ao portfólio de pulverização, a New Holland fará durante a Agrishow 2024 o pré-lançamento do seu Drone de pulverização. Com importação e distribuição no Brasil pela marca, o Drone de Pulverização New Holland será oferecido em dois modelos, de 30 litros e 70 litros – esse último o de maior capacidade disponível atualmente do mercado. O pré-lançamento na feira marca a parceria da New Holland/CNH com uma das maiores empresas do segmento de drones de pulverização, a chinesa XAG.

“O Drone de Pulverização da New Holland se junta a outros produtos da marca, como o novo pulverizador Guardian SP310F, o único do país com barra frontal. Com isso, vamos oferecer soluções completas em pulverização, de 30 litros a 4.500 litros, voltadas para todos os perfis de produtores”, afirma Kerbauy.

Novo pulverizador Guardian SP310F

Outra grande novidade que a New Holland está lançando na Agrishow é o pulverizador Guardian SP310F de alto desempenho e destinado a cobrir grandes áreas de cultivo. Com barra de pulverização frontal – de 36,6 ou 40,2 metros – e muita tecnologia embarcada, ele permite maior controle dos alvos na lavoura, garantindo qualidade e segurança nas operações.

Único pulverizador do Brasil com barra frontal, o Guardian SP310F faz com que o produto aplicado atinja imediatamente o alvo, otimizando o controle do talhão. A suspensão exclusiva, com barra frontal e toda a tecnologia embarcada, permitem aplicações em velocidades superiores com qualidade e segurança. Além disso, o Guardian SP310F possui uma cabine pressurizada e extremamente segura para o operador, com filtro de carvão ativo, visão total da barra e operação totalmente assistida.

O Guardian SP310F apresenta um conjunto de alta tecnologia e capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão, pois além de ser conectado, possui o monitor IntelliView™ 12, o que possibilita o acesso remoto. A conectividade nas máquinas possibilita uma melhor gestão da frota, além de controle e suporte nas operações agrícolas, já que estão totalmente conectadas com o portal do cliente, o FieldOps. Além disso, o pulverizador pode ser monitorado pela Central de Inteligência, uma central com especialistas focados em aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

PL4000

Pensando nos pequenos e médios produtores, a New Holland vai apresentar na Agrishow sua nova linha de plantadeiras, a PL4000, que amplia ainda mais o portfólio de soluções da marca voltadas para todos os perfis de agricultores. A nova PL4000 (de 7 a 13 linhas) para grãos graúdos, como soja e milho, é fruto de uma parceria com a ICV Agro Parts, e a comercialização estará disponível exclusivamente por meio da rede de concessionários New Holland.

“Este segmento de plantadeiras menores e semeadeiras tem um enorme potencial de mercado e a nova linha de produtos da New Holland irá dar mais opções ao agricultor para escolher o produto ideal para a sua operação agrícola. Essas novas plantadeiras são mecânicas, com distribuidor de prato ou vácuo, de 7 a 13 linhas, rígidas ou articuladas, com caixa suspensa/pipoqueira e marcador”, explica Eduardo Kerbauy.

O modelo PL4000 se diferencia no mercado por sua excelente capacidade de adubo (média de 200kg/linha), sendo compacta para o transporte, com o inovador sistema de estabilização da ferramenta de adubo e caixa de redução no distribuidor de sementes, permitindo maior eficiência, praticidade e excelência no plantio.

As novas plantadeiras e semeadeiras fazem uma combinação perfeita com a linha de tratores da New Holland abaixo de 145cv, além de contar com toda a garantia, assistência técnica e confiabilidade da rede de concessionários New Holland, que é um diferencial da marca.

Agricultura digital e FieldOps

O estande da New Holland na Agrishow também terá espaço para a agricultura digital, com 3 ilhas de tecnologia focadas em soluções tais como: gestão da operação; plantio; pulverização; e preparo de solo, além de uma ilha para soluções em colheita. A marca vai apresentar as novidades de todo o seu portfólio em relação a tecnologias de agricultura de precisão, conectividade e pacotes de serviços para auxiliar o produtor a ter cada vez mais produtividade.

Outra solução que a New Holland vai apresentar na Agrishow é o FieldOps, um novo aplicativo para gestão agrícola disponível para dispositivos móveis e web. Versátil e fácil de utilizar, ele reúne em um único lugar, monitoramento em tempo real, visualização remota, interface intuitiva e melhor performance, benefícios pensados para uma melhor jornada do cliente no gerenciamento dos dados da operação.

A agricultura está se tornando cada vez mais digital, com um crescimento exponencial de máquinas conectadas. O FieldOps™ é um aplicativo completo e fácil de utilizar, que unifica as principais necessidades de gestão operacional num único local, evitando que o cliente utilize soluções digitais fragmentadas e múltiplos aplicativos ou plataformas.

O FieldOps, da New Holland, foi criado para simplificar todo o fluxo de trabalho dos clientes, desde o momento em que se conectam às suas máquinas até a análise após a safra. A sua interface totalmente nova otimiza os fluxos de trabalho, simplifica a gestão agrícola e disponibiliza os dados a partir de qualquer lugar.

SERVE+DIGITAL

A New Holland também vai apresentar na Agrishow o SERVE+DIGITAL, uma entrega diferenciada de valor para os clientes que possuem máquinas conectadas operando em campo e contam com o atendimento e suporte da Central de Inteligência para aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

O SERVE+DIGITAL foi criado com os clientes e para os clientes e possui como principal diferencial a personalização dos serviços, ou seja, o cliente tem a oportunidade de personalizar a oferta de acordo com a realidade do seu negócio. Dentre as opções de oferta estão o monitoramento das máquinas, suporte remoto, envio de relatório e mapas agronômicos, calibração das máquinas, além das opções de variadas de serviços e treinamentos.

Raven

A Raven Industries, marca da CNH e líder em tecnologia agrícola de precisão, apresenta suas mais recentes soluções de automação na Agrishow 2024. O objetivo delas é agilizar as operações agrícolas e aumentar a produtividade e a rentabilidade. A Raven acelera a integração com as plataformas CNH, garantindo uma experiência de usuário confiável e consistente para clientes em todo o mundo, com tecnologia escalável para máquinas de diferentes idades, modelos, marcas e tamanhos.

“As soluções automatizadas da Raven, incluindo os pilotos elétricos e hidráulicos Raven e o Augmenta Field Analyzer, são uma prova de nossa abordagem focada no cliente. Essas ofertas fornecem aos agricultores soluções tecnológicas robustas, fáceis de usar e abertas para suas tarefas diárias, aumentando, em última análise, a produtividade e a rentabilidade por meio da automação”, diz Gregory Riordan, diretor de Tecnologias Digitais e Inovação da CNH na América Latina e diretor da Raven no Brasil.

Banco CNH comemora 25 anos no Brasil e traz condições especiais à feira

Celebrando 25 anos de história no Brasil, em uma trajetória de solidez e confiança, o Banco CNH está presente como principal parceiro comercial da New Holland. Com a missão de compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, o Banco levará para a feira opções diferenciadas de financiamento, como campanhas CDC e condições especiais para aquisição de seguros. A instituição conta com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes e concessionários, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

GestAgro 360º é apoiador de mídia do evento e viajou a convite dos patrocinadores do Pool de Imprensa da Mecânica de Comunicação.