Show Rural Coopavel: palco para lançamentos e demonstrações de inovação e tecnologias

O Show Rural Coopavel, listado entre os principais eventos agropecuários a céu aberto do País, abre oficialmente o calendário de mostras de tecnologias e de feiras agropecuárias em território nacional, atraindo visitantes de todos os Estados.

Como vitrine a muitos lançamentos e demonstrações de produtos para a agropecuária, a exemplo das edições anteriores, este 35º Show Rural Coopavel terá muitas novidades apresentadas pelos cerca de 600 expositores.

GestAgro 360º estará em Cascavel (PR) fazendo a cobertura do evento a convite dos organizadores. Desde já, este portal apresenta diversas soluções, máquinas, equipamentos e produtos que chamarão a atenção dos visitantes. Além de matérias específicas que podem ser encontradas na sessão do Show Rural Coopavel, abaixo estão algumas empresas listadas por ordem alfabética.

O Show Rural Coopavel acontece de 6 a 19 de fevereiro de 2023, em Cascavel (PR). A estimativa é de receber a visitação de 300 mil pessoas e proporcionar negócios de R$ 3,5 bilhões.

Expositores

Agrotoken – Pioneira na tokenização de commodities agrícolas, a  Agrotoken possibilita que agricultor transforme a produção agroindustrial em ativos digitais lastreáveis, que podem ser guardados ou trocados por insumos, serviços e outros bens. Sua estratégia de mercado é tokenizar mais de 1 milhão de toneladas de grãos no Brasil até o final do ano. 

“Esta é a primeira vez que temos a oportunidade de mostrar, pessoalmente, as vantagens da tokenização dos grãos para os produtores rurais. O Show Rural Coopavel é a feira que abre o calendário de feiras e eventos do setor, e é considerada uma das mais importantes para geração e volume de negócios. Por este motivo, escolhemos ela para também darmos início a uma série de eventos que estimamos participar este ano no Brasil”, comenta Anderson Nacaxe, diretor do Agrotoken no Brasil. Para ele, como “o mercado agrícola atualmente já é, e está cada vez mais, digitalizado, o que a Agrotoken oferece hoje, é mais uma ferramenta, para democratizar o agronegócio, tornando reais as transações com soja e milho”.

Na prática, a empresa transforma os grãos em um bem digital, para guardar ou trocar por insumos, serviços e outros bens. Com os grãos físicos digitalizados na plataforma da Agrotoken – transacionados de forma segura por meio da tecnologia blockchain -, os grãos são convertidos em ‘agrotokens’ como crédito para o produtor transacionar em operações comerciais e financeiras, sempre com o apoio direto dos grãos, que tem seu valor atrelado ao preço da soja, milho e trigo.

Além da plataforma, o produtor rural brasileiro também tem a possibilidade de utilizar os ‘grãos digitais’ com o cartão Agrotoken Visa – novidade que acaba de chegar no país.

Baldan – “Estamos com um portfólio robusto e de qualidade para o produtor rural e nossos lançamentos só vêm a somar para a sua produtividade e rentabilidade, com muita tecnologia e preços competitivos”, ressalta Márcio Barion, gerente de Marketing e Pós-Vendas da Baldan Implementos Agrícolas, ao falar sobre a presença no evento.

Há produtos para preparo de solo, plantio, pulverização e todas as fases de diferentes culturas como cana, soja e milho. E, como o evento também será o primeiro após a empresa completar 95 anos, toda a história e desenvolvimento da Baldan poderão ser conferidos no estande, que trará ainda a nova identidade visual da empresa.

Entre os equipamentos expostos e em destaque estarão a semeadora AGIFLEX, os pulverizadores AVOLA e LIRI, e a carreta graneleira CONDURE.

A Agiflex é uma semeadora de precisão transportável com 17, 19 ou 21 linhas. Oferece facilidade no transporte devido a sua largura de 3,20m, rápida abertura ou fechamento (em menos de um minuto), sistema hidráulico independente para acionamento da turbina, depósito de semente com alta capacidade (1.500 litros), sistema de aplicação de inoculante com capacidade para 1.000 litros de calda, depósito de adubo com capacidade para 2.500 litros, sistema Fertsystem de distribuição de adubo por gravidade, corte de seções para adubos e sementes, dosador pneumático V7 da Precision Planting, disco de corte com design exclusivo e mínimo revolvimento da palhada, sulcador para adubação mais profunda, construção em três módulos para flexibilidade em solos irregulares e curvas de nível, e excelente acabamento e fechamento do sulco, garantindo maior proteção para a semente.

O pulverizador AVOLA, por sua vez, possui motor MWM eletrônico modelo X12 de 190 cv e 4 cilindros, o que lhe confere um grande poder de rampa e baixo consumo de combustível, capacidade para 2.000 litros, barras de 27 metros, além de tração 4×4 com sistema hidrostático e suspensão pneumática sempre ativa, oferecendo maior conforto ao operador da máquina durante as oscilações de relevo do terreno.

Já a linha de pulverizadores de acoplamento LIRI conta com sistema de bomba de três cilindros com pistão de cerâmica, vazão para 75 ou 100 litros por minuto – um de seus grandes diferenciais; sistema de abertura de barra por engrenagem com corrente, conferindo estabilidade em seu quadro de pulverização e melhor durabilidade da barra, evitando quebra de cabos de aço.

O último destaque é a carreta CONDURE, que apresenta rapidez na descarga graças ao seu design exclusivo e construção com chapas parafusadas de baixa e fácil manutenção, cilindro hidráulico para abertura e fechamento da comporta de descarga, tubo de descarga localizado na dianteira da máquina, garantindo maior visibilidade ao operador durante o trabalho e sistema de lona fácil para garantir a proteção da carga.

Belgo Arames – Com nova marca, Belgo Arames leva sua linha completa de tecnologias e inovações para cercamento rural e urbano. Recentemente apresentou ao mercado sua nova marca, terá estande em parceria com as empresas parceiras Talilsmã e Multipec. 

Um dos destaques da empresa no evento é a tela Belgo Javaporco, contra a invasão de animais, com 11 fios horizontais, camada pesada de zinco e alta resistência ao impacto de animais de médio e grande porte.

“Grande e representativo, o Show Rural é um canal importantíssimo para divulgar as novidades da nossa marca e estar em contato com os produtores rurais e demais empresas do agronegócio”, comenta Gustavo Nogueira, gerente de negócios da Belgo Arames. ”Por isso, ofereceremos aos visitantes condições especiais para o investimento em soluções eficazes para a proteção e segurança da agricultura e divisão das áreas de produção animal.” 

“Ainda em relação aos animais selvagens ou silvestres, teremos em nosso estande representantes do projeto Onças do Iguaçu, por meio do qual auxiliamos na preservação da onça-pintada no Paraná e também no Mato Grosso”, diz Nogueira. 

A empresa levará, ainda, seu portfólio de arames lisos, como o líder Belgo Z-700. Ele é recomendado para cercas rurais em terrenos planos ou regulares e altamente resistente ao impacto (700kgf) do gado de corte ou de leite. Já Belgo Eletrix é uma solução definitiva em cercas elétricas, ideal para reduzir o custo de manutenção e de implantação, com resistência à corrosão, além de permitir maior espaçamento entre mourões.  

“A proteção da fauna no entorno de rodovias e linhas ferroviárias também nos preocupa. Por isso, levaremos ao Show Rural dois importantes produtos lançados recentemente: Belgo Strada e Belgo Ferrovia. São cercas prontas de 1,4 metro e 1,8 m de altura, respectivamente, que delimita o acesso a pontos críticos de travessia, conduzindo os animais para corredores ecológicos e locais mais seguros”, finaliza Amanda Dione Silva, analista de mercado agro da Belgo Arames. 

Biotrop – A Biotrop apresenta sua linha de soluções para a produção agrícola regenerativa e sustentável. A empresa abordará os problemas fitossanitários que afetam o milho e a soja e destacará, entre outros produtos, Biomagno, lançado ao mercado no final de 2022. 

“As soluções biológicas estão deixando de ser exceção para se tornar regra no manejo das lavouras. Por isso, no Show Rural, que abre o calendário de grandes eventos agrícolas do ano, vamos apresentar uma linha robusta de tecnologias que beneficiam a produção sustentável, em qualidade e em volume”, comenta o engenheiro agrônomo Ricardo Hendges, gerente da unidade de negócios Sul da Biotrop. 

O Biomagno possui ações biofungicida e bionematicida em um único produto. Composto por três espécies de Bacillus (amyloliquefaciens, thuringiensis e velezensis), o produto possui grande espectro de ação contra os principais nematoides e doenças, controlando 6 espécies de nematoides e 3 das principais doenças que tiram o sono dos agricultores de diversas culturas, em todas as regiões brasileiras, sendo hoje um dos produtos mais completos e inovadores do mercado. 

Já o Biokato, bioinseticida formulado com uma combinação única de duas bactérias, a Pseudomonas fluorescens e a Pseudomonas chlororaphis, essa última utilizada de forma inédita da agricultura para o controle eficaz de cigarrinhas – um dos mais constantes e perigosos inimigos das plantações de milho nas principais regiões produtoras – e percevejos. 

Bombardeiro, potente biofungicida que, além de combater doenças, favorece o manejo de resistência; Bioasis, hidrocapacitor formulado com enzimas, metabólitos bacterianos e bactérias especiais, que interfere na capacidade da planta absorver água do solo, combatendo o estresse hídrico; e Biofree, inoculante exclusivo que promove o crescimento e aumenta a eficiência da adubação, também serão enfatizados.

O gerente da Biotrop, definindo o evento como uma importante vitrine de inovação e tecnologia agrícolas para um público exigente e tecnificado, explica que, “por isso, oferecemos no evento condições comerciais imperdíveis, especialmente em nosso programa de fidelidade, o Biopontos, no qual o agricultor soma pontos para obtenção de desconto na compra de equipamentos de inoculação de produtos biológicos via sulco de plantio”.

Casale – A Casale Equipamentos levará seu portfólio de equipamentos de alta tecnologia e oferecerá taxas subsidiadas pela fábrica para os compradores. “Este é um dos principais eventos comerciais do agronegócio na América Latina, o que justifica o oferecimento de condições super especiais para nossos parceiros e clientes”, comenta Jaqueline Casale, diretora comercial da empresa.

Entre os principais destaques da Casale na feira está o distribuidor de esterco LEC Hydro 8511, que auxilia no aproveitamento do material orgânico gerado na propriedade de forma eficaz e sustentável, e os misturadores de ração total Vertimix, com destaque para o modelo 16 m³. “Este equipamento possui sistema eficaz, que mistura de forma homogênea e de forma ágil os ingredientes da dieta, inclusive feno, seja em fardos ou em rolos”, comenta Jaqueline. “Essas tecnologias facilitam a vida do produtor rural e potencializam os resultados das propriedades.”

A diretora comercial da Casale também destaca as condições especiais de parcelamento para quem fechar negócios durante o Show Rural Coopavel. “Teremos uma campanha especial, por meio da qual vamos oferecer juros subsidiados pela fábrica e parcelamento em até 36 meses. Nesse modelo, facilitamos a compra dos equipamentos, com condições melhores do que as praticadas no mercado financeiro. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com o agronegócio nacional, cuja força aumenta a cada ano”, finaliza.

Essere – O Essere Group, especialista em tecnologia e inovação, participa com três unidades, a Bionat, Kimberlit e Loyder, que trabalham dentro do sistema SIM – Sistema Integrado de Manejo, agregando tecnologias de múltiplos segmentos. Bruno Neves, gerente de produtos do Essere Group, comenta que serão apresentadas todas as tecnologias que cada unidade de negócio disponibiliza ao mercado. “No evento estaremos também com duas unidades de atendimento ao agricultor, que são a UniTA Master e a UniTA Regional, que farão demonstrações e darão orientações ao agricultor sobre as Tecnologias de Aplicação”, afirma. Ele explica que o UniTA, além de ser um laboratório móvel, orienta o uso correto dos equipamentos relacionados à tecnologia de aplicação, promovendo melhor eficiência na gestão fitotécnica no campo, incluindo o uso de bioinsumos, fertilizantes, bioestimulantes e adjuvantes.

A holding Essere Group, em seu estande, promove duas palestras com os pesquisadores Paulo Adami, doutorado em Fitotecnia e professor do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, e Claudia Arieira, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No dia 08, Paulo Adami fala sobre Manejo de Pragas, focado no manejo da Cigarrinha do Milho. No dia 09, a palestra da professora Claudia Arieira será sobre o manejo de nematoides, que atacam as plantas cultivadas. As palestras serão realizadas às 15 horas.

Bruno Neves comenta ainda que os visitantes do Show Rural Coopavel 2023 terão a oportunidade de conhecer o Jeito de Ser Essere, vivenciando as demonstrações de aplicação das tecnologias e inovações oferecidas pelas empresas do grupo. “Venha viver uma experiência Essere”, convida.

FertiSystem – Oportunidade para promover conceitos de agricultura sustentável com o uso das tecnologias para controle e gerenciamento de dosagem. Esse é o objetivo da presença da FertiSystem, empresa de tecnologia para plantio e dosadores de fertilizantes, no evento.

Além de estande próprio, a empresa se faz presente em espaços de fabricantes parceiras, aumentando, assim, a facilidade do visitante em conhecer os produtos. Nesses espaços estarão “bancadas de simulação e demonstração dos dosadores e ali poderemos tirar dúvidas e mostrar para o cliente como ele pode ter a melhor performance do dosador FertiSystem na plantadeira do nosso parceiro”, destaca Rafael Luche, gerente de negócios da empresa.

Entre as novidades está uma versão do dosador de adubo FertiSystem PH, equipamento desenvolvido para atender clientes que já possuem plantadeiras da marca Tatu Marchesan e que desejam fazer um upgrade nas funcionalidades da máquina.

No estande da empresa estarão os dosadores Auto-Lub AP NG e o ITS5000. O Auto-Lub é um equipamento que garante uniformidade, alta durabilidade, fácil manutenção e precisão ao longo da linha de plantio, além de oferecer a dose certa no local certo. O ITS5000 é um dosador de altíssima precisão que garante a uniformidade ao longo da linha de plantio e foi desenvolvido para dosar fertilizantes microgranulados com doses de 15 a 80 quilos por hectare (kg/ha). Leva, ainda, a linha de soluções para controle de dosagem, com o TXF MB, que se destaca por ser um sistema de acionamento elétrico para Taxa Fixa controlado por smartphone ou tablet. Além deste, o Isoplanter64 e o VRA PRO, sistemas inteligentes para controle de plantio, proporcionam desligamento linha a linha e taxa variável em todos os canais a partir de motores elétricos, monitorando as doses de sementes e fornecendo um mapa de navegação informando a área trabalhada.

Fienile – A Fienile faz o lançamento mundial de um pivô de suplementação luminosa (irrigação com luz), resultado de oito anos de pesquisas e que gerou publicação científica. A tecnologia promete aumento da produtividade de grãos com redução de consumo de energia, água e defensivos agrícolas.

A tecnologia Irriluce (irrigação com luz) consiste na junção de tecnologias com o uso de módulos led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e criar estímulos nas plantas durante a noite e dias nublados e chuvosos.

“Diante das pesquisas, a nossa empresa lançou o primeiro pivô do mundo que não irriga água, ideal para áreas sequeiras. Em vez disso ele lança espectros luminosos na planta”, segundo o CEO do Grupo Fienile, Gustavo Alexandre Grossi.

Hexagon – A divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve soluções digitais para o campo e a floresta, estará presente com o HxGN AgrOn Ti10, equipamento que permite a utilização de diversas soluções de agricultura de precisão em apenas um display e conta com uma tela de alta definição (HD) de 10,1 polegadas, processadores de alta performance e outros recursos.

Além disso, o HxGN AgrOn Ti10 também possibilita trabalhar com ISOBUS, um protocolo universal de padronização da comunicação agrícola e florestal. Com essa tecnologia, há compatibilidade de transferência de dados entre sistemas e softwares utilizados no campo, oferecendo flexibilidade total para o produtor. 

Nesta edição do evento, a Hexagon vai dividir espaço com uma de suas parceiras, a PVT Agriculture, para a qual fornece tecnologia de agricultura de precisão há 5 anos. No mercado há mais de 25 anos com a fabricação de autopropelidos, a PVT Agricultura. que atua no segmento de pulverizadores.

L8 Energy – As soluções tecnológicas para geração de energia solar no campo serão levadas pela curitibana L8 Energy, especializada na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos, com foco no consumidor final, para atender a necessidade de energia elétrica no campo e mobilidade elétrica.

“Neste ano o nosso carro-chefe será o Sistema Gerador Fotovoltaico, para instalação de usinas em propriedades rurais. Convidamos integradores parceiros para atuarem conosco na feira, assim, além de conhecer a tecnologia, o visitante poderá sair de lá já com o projeto, orçamento e contrato concluídos”, destaca Guilherme Nagamine, diretor da empresa.

Nagamine explica que, apesar de serem grandes consumidores de energia elétrica, muitas propriedades rurais enfrentam dificuldades de abastecimento e em muitas localidades a eletricidade nem chega. Por isso, a energia solar se apresenta como uma solução para essas regiões onde a eletricidade convencional é inviável ou com problemas na distribuição de energia.

Outras soluções também estarão presentes, como a telha solar L8, desenvolvida em material mais resistente do que as tradicionais placas fotovoltaicas e que produzem até 5% mais energia, o filme fino flexível e o carregador elétrico para veículos, que torna a mobilidade veicular mais sustentável quando utilizada em conjunto com a geração de energia solar.

LongPing High-Tech – Com quatro híbridos de milho e um de sorgo, a nova marca premium de híbridos da LongPing High-Tech traz ao mercado sementes de alta performance, a TEVO, criada para ser “mais uma opção aos nossos clientes e alavancar nossa posição de mercado”, afirma Aldenir Sgarbossa, presidente da LongPing High-Tech, explicando que o nome foi criado com as iniciais das palavras tecnologia, evolução, velocidade e origem. 

A nova marca, focada no desenvolvimento do agronegócio nacional, vai apresentar no evento um portfólio com cinco híbridos de alta produtividade e ótimas soluções para o campo, sendo dois híbridos para a safra de verão, dois para a safrinha e um de sorgo. 

Com o slogan “O Futuro da Semente”, a TEVO busca imprimir um novo conceito na interação com o produtor rural,  como afirma Santana: “Aqui, na LongPing, temos um propósito claro: levar ao produtor o que há de melhor em pesquisa e desenvolvimento, e a TEVO também segue essa linha. Estamos atentos às novas possibilidades para o futuro e buscamos inovações com grande potencial, sempre conectados ao sucesso do nosso cliente. Em um agro cada vez mais digital, a TEVO certamente é uma marca que irá ao encontro das expectativas dos agricultores brasileiros”. 

Para completar a exposição de marcas LongPing High-Tech, os portfólios da Morgan e da Forseed também estarão disponíveis para demonstração e os visitantes que passarem pelos dois estandes poderão participar de diferentes atividades. Será possível acompanhar os especialistas da Morgan, que estarão à disposição para conversar sobre o complexo de molicutes e viroses (CMV) e doenças bipolares, bem como concorrer a brindes exclusivos ao fechar negócios no estande da Forseed. 

No local, estarão expostos os híbridos precoces MG593, MG607, MG616, MG635 e MG545 e o superprecoce MG408 da Morgan. Todos com excelente qualidade de colmo e sanidade foliar, que garantem qualidade na colheita. 

E da Forseed, estarão expostos os híbridos: FS400, FS670, FS533, FS521 para a safra de verão e FS400, FS403, FS505, FS575 e FS700 para a safrinha. Com destaque para os lançamentos FS395, híbrido superprecoce de alto potencial produtivo, qualidade de colmo e tolerância ao CMV, e o FS615, híbrido precoce para alto investimento, com qualidade de colmo, sanidade foliar e stay green, garantindo a manutenção da coloração verde das plantas mesmo após o enchimento dos grãos.  

LS Tractor – A empresa enfatiza os modelos R50 e R65, tratores que possuem excelentes características para trabalhar dentro dos aviários. “Por conta de sua origem, a Coreia do Sul, onde as propriedades são pequenas, os tratores LS têm características construtivas especiais, apresentam excelente performance em espaços reduzidos, por isto nossa proposta de levar esta solução aos setor avícola”, ressalta o gerente de marketing e vendas da LS Tractor, Astor Kilpp. 

Uma das atividades importantes dentro do aviário é o trato com a cama de frango. Por conta do contínuo contato da ave com o composto, (geralmente maravalha) o manejo mecanizado é fundamental para obter a melhor qualidade para o ambiente em que um novo lote será colocado. Evitar o acúmulo de umidade e oscilações de temperatura que pode afetar no ganho de peso e na conversão alimentar das aves, este é o grande detalhe que vai fazer a diferença, pontua Lianderson Backes, gerente da Globalmac, concessionária LS Tractor. Ele complementa dizendo que o manejo certo garante mais saúde e produtividade para as aves.

Além das dimensões reduzidas tem um eixo dianteiro com menor raio de giro, uma transmissão equipada com super redutor (Creeper), sistema Sincro Shutle de reversão (frente e ré com agilidade/facilidade) com 32 opções de velocidades a frente e 16 a ré, Kilpp destaca “a tomada de força com em três velocidades (540E, 540SE, ou 540SE), “excelente para quando o trator vai trabalhar com uma enxada rotativa, por exemplo, resultando em maior qualidade de trabalho. A qualidade o diferencia no mercado, assim como a altura, que é ideal para ambiente indoor.”.

Os modelos R50 ou R65 têm opções de configuração de rodagens, por exemplo, para deixar o trator mais baixo, permitindo o trabalho tranquilo dentro de aviário, sem afetar a versatilidade ou a performance no trabalho. Esse conjunto de características permitem ao avicultor buscar uma solução para mecanização, e ter na LS Tractor a melhor opção”, conclui Kilpp.

Piccin – Além de mostrar as melhorias em suas linhas de equipamentos e tecnologias para o preparo de solo, o Grupo Piccin aproveita o evento para fazer o pré-lançamento de duas startups que compõem sua área de inovação, a Easyland e a Prediza. Além disso, apresentará melhorias de suas linhas de equipamentos, como por exemplo a incorporação de novas tecnologias nos distribuidores, tanto nas máquinas hidráulicas, como nas mecânicas, com o objetivo de melhorar a produtividade do produtor rural. Aproveita a ocasião para dar início às comemorações dos 60 anos de fundação.

Na Arena Digital, o público da feira conhecerá, em primeira-mão, algumas informações sobre as duas startups incubadas pelo Grupo. A Easyland é uma criação recente que nasceu dentro da Piccin Inovação. Ela desenvolveu um aplicativo que possibilita unir a necessidade de aproximar quem tem terra disponível e não quer produzir com quem não as possui e quer arrendar para produzir.

“É uma inovação que vem para atender uma necessidade de mercado na área de arrendamento de terras e, além de aproximar, o aplicativo traz facilidades desde a parte de documentação, análise legal, apoio jurídico até o acompanhamento após o arrendamento, como monitoramento da terra. E é para terras em qualquer lugar do Brasil”, destaca o engenheiro agrônomo e head de marketing, Marco Gobesso.

Já a Prediza é uma agtech de análise de dados e recomendações agronômicas. O trabalho consiste na instalação de sensores na propriedade rural, e de uma mini-estação meteorológica. Os equipamentos garantem a junção de informações do microclima e do comportamento do solo da região, e posteriormente é possível fazer recomendações agronômicas, a exemplo de quando irrigar ou o melhor momento de aplicar herbicidas e fungicidas.

A empresa aproveita para revelar as atualizações realizadas nos implementos da marca. No Descompactador Advanced MOD, lançado na feira em 2022, a empresa vai mostrar melhorias relacionadas a alterações de projeto. O upgrade é sempre feito a partir do que a própria agroindústria identifica internamente, e também junto aos clientes, explica o engenheiro agrônomo. “Um exemplo do que vamos apresentar em Cascavel é um kit para uso em solos muito abrasivos. Identificamos junto com os clientes que em regiões específicas nós precisamos proteger melhor os equipamentos porque o solo é muito abrasivo, o desgaste é muito maior”, comenta.

Romancini Troncos – A Romancini apresentará aos visitantes de seu estande “a melhor opção do mercado em tecnologia para otimização do trabalho pecuário da pequena à grande propriedade”, garante a CEO, Lu Romancini.

O foco são cinco produtos principais em seu portfólio, que poderão ser testados presencialmente tendo sua eficiência e tecnologia comprovada durante o evento.

“Levaremos o tronco mais rápido do mundo, nosso R-Veloz juntamente com um apartador hidráulico de três vias e, também, os troncos S15, S15 Plus e o tronco Padrão. Além disso, teremos uma novidade para os visitantes de nosso estande!” antecipa a empresária e sucessora do pecuarista Luiz Carlos Romancini, fundador da empresa.

“A equipe Romancini está entusiasmada e em contagem regressiva para participar desse grandioso e importante evento da cadeia do agronegócio”, finaliza a executiva.

SIMA – Participando pela segunda vez do Show Rural Coopavel, a agtech argentina SIMA levará um App inteligente para coleta e gestão de dados em campo. A meta, segundo o engenheiro agrônomo e sócio fundador, Maurício Varela, é o de mostrar para a toda a cadeia produtiva do agro a importância da digitalização e como a gestão inteligente dos dados em campo pode otimizar processos e aumentar a rentabilidade.

“Nesse sentido destacaremos o nosso app inteligente para coleta e gestão de dados em campo. Ele foi desenvolvido para empresas de produção agrícola, engenheiros e consultores para gestão de dados sobre estados de culturas, infestações por pragas, pulverização e outras atividades. Com o input das informações de maneira padronizada, as informações são facilmente compartilhadas e comparadas entre membros da equipe e supervisores”, explica.

Os dados coletados no aplicativo, por meio de uma inteligência artificial, podem ser revertidos em informações preditivas, preventivas e automatizadas. A ideia da SIMA é explorar no evento como o Machine Learning é essencial para o agronegócio. “Além disso, dentro do app conseguimos mostrar distintas visualizações das informações coletadas uma vez que elas podem ser relacioná-las com fontes de dados externos. Ou seja, mostraremos também a importância e os benefícios do Big Data”, completa o executivo.

Para demonstrar esse mundo de alta tecnologia, a agtech preparou para três estandes que estarão interligados um ao lado do outro. Será uma ação exclusiva, que por meio de um viveiro o produtor rural poderá ver em tempo real e in loco como funciona a solução SIMA. “Além disso, haverá uma oportunidade especial para quem adquirir a ferramenta”, endossa Varela.

Solar Verde – Empresa de Blumenau, especializada em energia solar, a Solar Verde leva suas soluções completas para diferentes consumidores, inclusive, “com soluções pensadas especialmente para o produtor rural”, garante o CEO, Thomas Knoch.

A empresa busca estender sua ação para todas as regiões do Brasil. “Fazer parte de um evento como a feira Show Rural Coopavel é muito importante para a Solar Vale, especialmente neste momento em que estamos trabalhando na expansão do nosso atendimento para todas as regiões do país. Vamos aproveitar o espaço para apresentar nossas soluções e buscar novos negócios, mas também para levar mais conhecimento sobre a energia solar e como ela pode ajudar quem trabalha no campo, desde pequenas propriedades até grandes fazendas”, comenta Knoch. 

Além de conhecer como funciona a instalação de sistemas fotovoltaicos, suas vantagens e que tipo de projeto atende a sua necessidade, o produtor também contará com opções de financiamento junto a bancos, pensados exclusivamente para quem trabalha com agronegócio. Quem se interessar em obter mais informações sobre energia solar pode chegar ao espaço montado pela empresa no pavilhão 6 (estandes 14 e 15), que estará preparado para oferecer atendimento personalizado, com espaço lounge. 

Com painéis de qualidade alemã, a empresa garante a durabilidade de 30 anos de suas instalações. Com isso, quem adere à energia solar, além de alcançar economia de até 95% na conta de luz, ainda tem mais tempo para aproveitar o projeto instalado. 

Trimble Agricultura – Leva portfólio completo com soluções simples de usar e que garantem maior produtividade no campo. Especializada em agricultura de precisão, exibe em estande interativo as novas telas GFX-1060 e GFX-1260, que têm alta performance para o trabalho no campo, possibilitando que com poucos cliques o produtor inicie a operação.

Outro destaque é o sistema de aplicação localizada WeedSeeker 2, que aplica defensivos agrícolas de forma precisa sobre as plantas invasoras. Também leva ao evento suas soluções para plantio que são destaque pela possibilidade de implantar tecnologia na plantadeira que o produtor já possui.

Os novos displays completam a família de monitores da Trimble, que compartilha o mesmo sistema operacional baseado em Android, ou seja, desde o monitor de entrada até o mais sofisticado o operador encontra a mesma interface, tornando a curva de aprendizado rápida e a operação mais simples. As novas telas GFX-1060 e GFX-1260 também se destacam pela praticidade de instalação e transferência entre veículos usados no campo. Com o uso do mesmo tipo de interface, elas têm compatibilidade com os receptores Trimble NAV-500 e NAV-900 e todos os pilotos da marca.

Com o dobro de armazenamento e quatro vezes mais memória, os aparelhos se destacam pela capacidade de processamento, além de serem ISOBUS. Esse recurso possibilita conexão com mais de 10 mil veículos, de mais de 40 marcas, permitindo o seu uso em toda a frota, sem restrição. As telas ainda são reconhecidas pela robustez e durabilidade, características que identificam o portfólio da Trimble.

A solução WeedSeeker 2 conta com a tecnologia exclusiva de verde sobre verde, que permite identificar e controlar as plantas daninhas mesmo quando a cultura já está emergida. Com o último ano marcado pela escassez e o aumento dos preços dos insumos, o WeedSeeker 2 ganha destaque por ser um investimento interessante porque permite economizar até 95% na aplicação de herbicidas.  

Já as soluções para plantio permitem o controle de taxa fixa ou variável, desligamento linha a linha, com controladores Trimble ou ISOBUS, tudo isso de uma forma bem mais fácil. Esses investimentos visam a economia direta de insumos como fertilizantes e sementes, além de evitar erros no plantio, etapa fundamental para ganho de produtividade.

Fotos e informações fornecidas pelas assessorias das expositoras e dos organizadores do evento.