Show Rural Coopavel – Bayer leva inovações em sementes e fungicida desenvolvido no Brasil

A Bayer, em seus estandes, irá apresentar um leque de inovações para toda a jornada do agricultor, desde o planejamento até a colheita. Com investimentos globais de cerca de € 2 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a agricultura, a multinacional oferecerá experiências com produtos e soluções de ponta que contribuem com o crescimento da produção agrícola de forma sustentável.

O mais recente avanço na estratégia de trazer inovações que permitam produzir mais em um mesmo hectare poderá ser conhecido em primeira mão pelos visitantes: o Fox Supra, novo fungicida sistêmico, ideal para ser utilizado no controle de doenças na cultura da soja. A formulação possui dois ingredientes ativos, o Protioconazol e o Impirfluxam que, juntos, atuam com alta performance em diferentes fases do processo infeccioso das doenças como a ferrugem asiática, mancha-alvo, mancha-parda, antracnose, cercospora e oídio.

Como afirma Marcio Santos, presidente e líder comercial da divisão agrícola da Bayer, “a forte pressão de pragas e doenças na agricultura brasileira demanda soluções que ajudem a alcançar, de maneira sustentável, todo o potencial produtivo existente. A Bayer se orgulha de participar de momentos cruciais para a evolução da agricultura ao lado dos produtores”, comenta Santos, e garante: “Estamos muito contentes de poder mostrar pessoalmente aos visitantes do Show Rural Coopavel as inovações desenvolvidas para que eles produzam mais por hectare ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental, com um processo de tomada de decisão mais inteligente, eficiente e baseado em dados de suas propriedades.”

O estande principal conta com um estúdio em que serão realizadas conversas e entrevistas com grandes nomes do setor, além de uma campanha de cashback exclusiva para clientes que fazem parte do Impulso Bayer, programa de fidelidade da empresa. Os visitantes poderão aproveitar a feira para se cadastrar ou, se já estiverem no programa, terão apoio para simular compras de defensivos e ver os valores que receberiam de volta no cashback — o cálculo é progressivo, então quanto mais produtos adquiridos, maior o retorno financeiro. Serão quase 35 produtos à disposição para a simulação.

Campo de inovações para soja e milho – A Bayer contará com áreas plantadas com os últimos lançamentos em híbridos e variedades totalmente voltadas para a região. Para a soja, os visitantes poderão conferir de perto a nova biotecnologia que já rendeu mais de 100 sacas de soja por hectare em dezenas de propriedades na última safra, a Plataforma Intacta2 Xtend. Ela proporciona uma proteção mais abrangente contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa para mais duas espécies relevantes, a Helicoverpa armigera e a Spodoptera cosmioides. Outro benefício da plataforma são as variedades Xtend® Biotec, que geram produtividades elevadas para as áreas de não-Bt.

Ambas as tecnologias, Intacta2 Xtend e a Xtend Biotec podem ser associadas ao manejo com Xtend Herbicidas, que apresenta alta eficiência no controle de plantas daninhas de folhas largas, como a buva, caruru, a corda-de-viola e o picão-preto.

No milho, o produtor poderá observar a biotecnologia VTPRO4 que, além de contribuir ainda mais para o controle das principais lagartas que afetam a cultura desde a parte radicular até as folhas e a espiga, apresenta altas produtividades com híbridos adaptados para todo o país, inclusive para o oeste paranaense.

A marca Dekalb, por exemplo, traz como destaque à feira o híbrido DKB260. Adaptado para a região Sul do país, ele possui característica de ciclo superprecoce, ótima qualidade de grãos e excelente potencial produtivo. A Sementes Agroceres traz o AG9035, um híbrido para a safrinha, com diferencial de possuir ciclo superprecoce, produtividade elevada e tolerância a importantes doenças como ferrugem polysora, turcicum e cercospora. Já a marca Agroeste apresentará o AS1844, híbrido que combina estabilidade, sanidade foliar e boa tolerância à estria bacteriana.

As marcas Monsoy e Agroeste também irão marcar presença na feira e apresentar suas linhas que, somadas, já oferecem mais de 20 variedades para a soja com a nova plataforma de biotecnologia, com adaptabilidade para cada região do país, trazendo ao produtor a melhor ferramenta para obter ganhos reais de novos patamares de produtividade.

Proteção de cultivos – Em clima tropical, os defensivos agrícolas são indispensáveis para garantir a proteção de cultivos no combate às pragas, doenças e plantas daninhas. Durante a feira, o produtor poderá conhecer algumas das mais inovadoras soluções neste aspecto, como o herbicida para o manejo pré-emergente de plantas daninhas no milho, Adengo, que traz uma alternativa com amplo espectro de controle e dois modos de ação (Isoxaflutol e Thiencarbazone), atuando tanto em folhas largas quanto em folhas estreitas. Além disso, a solução apresenta formulação estável e duradoura, podendo ser utilizada com ou sem a formação de palhada, promovendo mais eficácia do manejo pré-emergente.

Também é destaque o fungicida Fox Xpro, que combate as principais doenças de soja, milho, algodão, cereais de inverno, girassol e feijão, fornecendo proteção e auxiliando no ganho de produtividade. Composto por três ingredientes ativos, o Fox Xpro permite a ação tripla nas principais doenças que afetam os cultivos, como a temida ferrugem asiática da soja.

Para os insetos de difícil controle, como os percevejos e a cigarrinha-do-milho, a Bayer irá apresentar aos produtores o inseticida Curbix 200 SC, que atua no controle desses insetos de duas formas: através de ingestão e, principalmente, ao se deslocar pela superfície da planta que contém o produto, proporcionando alto efeito de choque e período prolongado de controle. Além disso, a companhia também apresenta o Connect, inseticida que com período de controle prolongado contra percevejos e cigarrinha, e o Larvin, produto consolidado que endereça problemas de lagartas do gênero Spodoptera nas culturas de soja, milho e algodão.

Para o controle dos nematoides, a Bayer oferece o Verango Prime, voltado para a cultura da soja e entrada de milho, com o ingrediente ativo Fluopiram, molécula inovadora que oferece controle efetivo e de longa duração, com baixa dosagem por hectare. O amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides é fundamental para o manejo dessa praga, além de ser compatível com produtos biológicos e apresentar menor risco para o meio ambiente e operadores.

Vale destacar ainda que o nematicida Verango Prime tem uma convivência saudável e sinérgica com produtos biológicos, como o Serenade, fungicida bactericida com múltiplos modos de ação que é utilizado em culturas como citros, soja, algodão, feijão e hortifrúti.

Tecnologia digitalAlém de todo o portfólio Bayer, os visitantes terão contato com as soluções desenvolvidas pela companhia para digitalizar o campo e destravar novas oportunidades para transformar a agricultura, afirma Alexandre Pimenta, diretor da Climate Fieldview.

A área de soluções digitais terá um estande exclusivo com todos os avanços mais recentes nesse segmento. No estande, o visitante poderá conhecer mais sobre o FieldView através de demonstrações e conversas com nossos especialistas, além do benefício de já finalizar a compra na hora de itens como combos cabine, dentro da FieldView Shop.

Clientes cadastrados no Impulso Bayer terão acesso a vouchers específicos para aumentar o acúmulo de pontos, podendo obter acesso a um curso exclusivo da Universidade FieldView. “Os participantes da feira poderão ver exemplos práticos de como a plataforma líder de agricultura digital no país, tem se tornado cada vez mais uma ferramenta de uso diário dos produtores”, diz Pimenta.

A Bayer levará funcionalidades já consagradas e modelos de negócio inovadores, como o Bayer VAlora, que busca otimizar a densidade de sementes de milho. “Estamos ao lado do produtor, trabalhando de forma mais eficiente com diferentes ambientes produtivos e focando em melhor rentabilidade”, afirma o executivo. “Também apresentaremos os avanços conquistados com o PRO Carbono, programa cocriado com agricultores brasileiros, experts e empresas que está intensificando a adoção de práticas sustentáveis no campo, mostrando que produtividade e sustentabilidade andam juntos.”

Conhecimento compartilhadoAlém do acesso às principais inovações da companhia nas culturas de milho e soja, os agricultores presentes no Show Rural Coopavel poderão se beneficiar de conteúdos e recomendações para suas lavouras em conversas com especialistas e ao assistir a uma série de palestras. Uma delas, conduzida por Marcelo Ferri, agrônomo de desenvolvimento de mercado da Bayer, explicará como é possível reduzir a diferença existente entre a produtividade obtida no milho e o potencial produtivo da cultura.

“Há hoje um gap de oportunidade de 37% entre o que o produtor de milho colhe e o que teria condições de colher. Uma das formas de reduzir essa lacuna é através da otimização do manejo com ambientes produtivos e ajustes na densidade populacional de sementes. É o que a Bayer tem trabalhado com ferramentas digitais para apoiar esse ganho de eficiência através de iniciativas como o Bayer VAlora”, afirma Ferri. “Ninguém conhece melhor os próprios talhões e a própria realidade do que o agricultor”, diz o agrônomo.

As palestras e discussões conduzidas por especialistas vão acontecer a partir do dia 7, nos estandes da Bayer entre 10h e 16h30, abordando temas como novas soluções para manejo de doenças, combate a cigarrinha-do-milho, como saber se produtos adquiridos para a lavoura são originais e como o pré-emergente Adengo pode auxiliar no manejo de plantas daninhas no milho.

GestAgro 360º estará em Cascavel (PR), fazendo a cobertura do evento a convite dos organizadores.

Fotos: Divulgação