Equipamentos portáteis realizam análise de grãos e nutrição animal a campo e em tempo real

Chega ao mercado brasileiro tecnologia capaz de realizar análises de alimentos e de outras amostras orgânicas e algumas inorgânicas, em tempo real e fora do ambiente de laboratório, ou seja, diretamente a campo e em menos de um minuto, dispensando a coleta de amostras para análise em laboratório. Para isso, é utilizado o método de emissão de radiação eletromagnética. E os ganhos envolvem análises rápidas e economia de insumos e capital, entre outros.

Trata-se da linha de equipamentos portáteis de análise nutricional com a tecnologia NIR, criando uma ferramenta versátil, de alta precisão, para aferir parâmetros da composição nutricional de rações animais e de grãos, de forma geral, como milho, soja, trigo, café, além de ser também funcional para análise de cana-de-açúcar, solo, dentre outros. Tudo isto de forma rápida e prática, sem a necessidade de testes laboratoriais ou de conexão com a internet.

Na área de nutrição animal, a linha de produtos com a tecnologia NIR contribui para o controle da qualidade e da dosagem da alimentação animal, sem desperdício; melhoria da saúde do animal, reduzindo o uso de antibióticos; aumento da eficiência e produtividade da fazenda, com diminuição das perdas na produção; otimização da mão de obra; economia de tempo, insumos e capital; dentre outros benefícios.

Já no segmento agrícola, os equipamentos NIR atuam de forma primordial no controle de qualidade dos grãos, por meio da análise dos mais diversos parâmetros – como a determinação de proteína, umidade, teor de glúten, óleo, fibra, aminoácidos, ácidos graxos, dentre muitos outros –, visando atender, sobretudo, aos rigorosos requisitos de análises solicitados pelos órgãos reguladores de comércio exterior, além de agregar eficiência no beneficiamento, armazenamento e transporte.

Os equipamentos comercializados foram desenvolvidos pela empresa italiana Dinamica Generale, líder mundial em tecnologias de ponta para o controle eficiente do agronegócio. e são comercializados no Brasil, com exclusividade, pela Weightech Agro, uma divisão focada em controle nutricional da empresa Weightech Brasil – especializada em sistemas de pesagem, com atuação há 20 anos no segmento.

Benefícios

Estes aparelhos possibilitam um acompanhamento individualizado das medições necessárias durante a produção agrícola ou da criação animal, evitando falhas nos processos, que possam vir a prejudicar sua qualidade final.

De acordo com Carlos Marin, diretor da Weightech Brasil, dentre os principais diferenciais destes produtos estão “a qualidade adequada às condições mais extremas de uso, tais como calor, umidade e frio, com equipamentos construídos com materiais de especificação de uso militar, proporcionando precisão, confiabilidade, estabilidade e durabilidade ao longo do tempo. Além de possuírem os mais avançados recursos de tecnologia e conectividade, que garantem a otimização dos processos por meio do seu uso, representando, sem dúvida alguma, a melhor relação custo-benefício do mercado para uma produção mais segura e rentável”, afirma.

“Além de mais prático, este tipo de sistema também é mais econômico e eficiente, uma vez que permite o acompanhamento ágil e constante dos resultados para a tomada das medidas necessárias na produção”, explica Marin, e acrescenta ainda que os aparelhos com a tecnologia NIR possuem um grande potencial de expansão dentro do agronegócio brasileiro nos próximos anos, pois, cada vez mais, há a necessidade de investimento em tecnologia de ponta para conseguir melhorar os índices de produção e de rentabilidade dos negócios, principalmente no caso daqueles que visam a comercialização de seus produtos para outros países.

“Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, principalmente quando se trata do mercado de exportação, com clientes internacionais extremamente exigentes, a tecnologia NIR se configura como uma das melhores soluções para se destacar da concorrência e melhorar os ganhos, com redução de custos, melhor qualidade e produtividade”, finaliza o diretor.