Rede ILPF cria premiação para jornalistas e profissionais do setor

Apoiando uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa, a Rede ILPF realiza, em 2020, a primeira edição do Prêmio Rede ILPF de Jornalismo. A meta, segundo definido pelo edital, é “estimular, divulgar, apoiar, incentivar e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), bem como contribuir para o melhor entendimento pela sociedade rural e urbana e pelo poder público acerca da importância da ILPF para a intensificação sustentável da produção agropecuária brasileira, possibilitando produzir mais, poupando terras, reduzindo as emissões de gases causadores do efeito estufa, evitando desmatamento e conservando os recursos naturais”.

A premiação envolve cinco categorias: imprensa escrita (trabalhos em texto escrito, veiculados em jornais, revistas ou sites); jornalismo em áudio (rádio e podcasts); jornalismo audiovisual (reportagens veiculadas em emissoras de televisão, web TV, plataformas de vídeo sob demanda e sites); fotojornalismo (contemplará trabalhos fotográficos utilizados para ilustrar conteúdos jornalísticos em veículos impressos ou digitais); e profissionais da Rede ILPF.

Entre os temas, podem ser abordados tecnologia, experiências exitosas, assistência técnica, mão-de-obra, manejo, linhas de crédito, infraestrutura, logística, benefícios da tecnologia, contribuições para produção sustentável, política pública, desafios para adoção da tecnologia e mercado, entre outros, desde que diretamente relacionados com os sistemas integrados de produção agropecuária, seja na modalidade ILP, ILF, IPF ou ILPF.

As inscrições devem ser de matérias  publicadas entre 1º de julho de 2019 e 15 de maio de 2020 e podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2020, no site www.ilpf.com.br, no menu “editais”. Os resultados serão divulgados em 10 de junho de 2020 e a entrega da premiação será durante o II Congresso Mundial de ILPF, em Campo Grande (MS), de 22 a 26 de junho de 2020.

Os vencedores de cada categoria receberão troféu, certificado e o direito a visitar uma das Unidades de Referência Tecnológica de ILPF apoiadas pela Rede ILPF, à livre escolha.

Rede ILPF é uma associação formada e co-financiada pelas empresas Bradesco, Ceptis, Cocamar, John Deere, Premix, Soesp, Syngenta e pela Embrapa.

Essa rede foi iniciada em 2012 e tem o objetivo de acelerar uma ampla adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por produtores rurais como parte de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

Foto de capa de Katia Pichelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui