Parceria pela democratização da inovação foi destaque durante Agrishow 2022

O Instituto Credicitrus vinculado à Sicoob Credicitrus, e o Onovolab, durante a Agrishow 2022 anunciaram parceria para implementar dois novos hubs no interior de São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto e Bebedouro. Juntas, as unidades terão capacidade de aproximadamente 400 estações de trabalho e estão entre as primeiras a serem ativadas e geridas pelo Onovolab que tem como estratégia implantar 50 novos hubs até 2030, sendo 10 até o final de 2022.

“Quando um hub de inovação chega, ele transforma a realidade de uma cidade. Esse espaço representa uma nova perspectiva para os jovens e uma nova oportunidade para profissionais que desejam mudar de vida, para pessoas que desejam novas oportunidades no mercado de trabalho, para empresas que querem inovar e adotar novos modelos de negócios. O que irá acontecer nessas duas cidades é uma grande revolução, que poderá ser percebida em pouco tempo”, afirma Anderson Criativo, CEO do Onovolab.

O Onovolab, comemorou quatro anos de atuação no mercado de hubs e startups, acumula experiência em apoiar e acelerar startups que estão dando os primeiros passos, bem como, grandes empresas que buscam a inovação para se perpetuarem no mercado. “Nossa expectativa é de que com o apoio da nossa área Credicitrus Innovation Hub, possamos conectar soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado, beneficiando os nossos cooperados, empreendimentos e investidores, pois terão um canal direto para encontrar oportunidades de colaboração no desenvolvimento de soluções relevantes para seus negócios”, afirma Walmir Segatto, CEO da Credicitrus e vice-presidente do Instituto Credicitrus.

A experiência e expertise do Onovolab no mercado de startups somada à tradição da Credicitrus, permitiu atribuir a esses dois novos hubs uma personalidade inédita no Brasil: seu foco principal será o desenvolvimento de inovações dentro do modelo cooperativista, dando atenção também ao agronegócio, aos negócios sociais e as soluções em sintonia com o ESG (Meio ambiente; Social; Governança).

“O Instituto Credicitrus irá viabilizar a criação desses campos de inovação nos mais modernos moldes, disponibilizando um ecossistema inovador, com completa estrutura e toda expertise do Onovolab, aliada ao modelo cooperativista, do qual a Credicitrus é uma referência. A parceria com o Onovolab representa uma forte ligação de propósitos. Enquanto nós buscamos criar oportunidades e transformar vidas, o time do Onovolab tem como meta mudar o mundo! Estamos dando início a uma parceria com grande impacto, que gerará desenvolvimento e ampliará as perspectivas dos empreendedores, jovens profissionais, organizações e empresários”, afirma Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente do Instituto Credicitrus.

O CEO do Onovolab, falando da atividade desenvolvida, frisa que “em 4 anos, o Onovolab tornou-se o maior hub independente de inovação do Brasil. Nossa atuação, a partir de São Carlos (SP), atualmente congrega, em um mesmo espaço, com ambiente disruptivo e vibrante, mais de 60 empresas e startups que estão trilhando suas jornadas de inovação”.

Projetos educacionais

A Fundação Coopercitrus Credicitrus apresentou aos produtores rurais, durante a Agrishow 2022, seus projetos educacionais que promovem formação de novos profissionais do agro e o desenvolvimento social sustentável.

“Na feira, temos a oportunidade de levar essas informações ao produtor rural, muitos cooperados ainda não conheciam as possibilidades de capacitação. A Fundação tem a vocação voltada para o agronegócio e o nosso foco é atender tanto o produtor rural como a comunidade de uma forma geral, com especializações e cursos de curta duração”, explica Boris Wiazowski, consultor de sustentabilidade da Coopercitrus.

Nesse contexto, a Fundação, em parceria com Centro Paula Souza, por meio da Etec, oferece o curso Técnico em Agronegócio; e da Fatec, desenvolve o curso Superior em Big Data em Agronegócios, com a disponibilização de 40 vagas semestralmente.

Além disso, a Fundação também tem parceria com a Etec, o Sindicado Rural de Bebedouro e o Senar, para ofertar diversos cursos de qualificação profissional de curta duração, voltado para a gestão da propriedade rural e ministrados pelo time de especialistas da Coopercitrus. “A meta é estabelecer novas parcerias e programas para melhor atender os produtores rurais. A Fundação é o braço de sustentabilidade da Coopercitrus, com a união de recursos próprios e a parceria com outras instituições com uma estrutura de gestão profissional para trabalhar a responsabilidade socioambiental sustentável por meio de pesquisa, educação e meio ambiente”, enfatiza Wiazowski.

Outras ações na Agrishow

A Sicoob Credicitrus, durante o evento, disponibilizou aos produtores rurais uma equipe de profissionais para atendimento consultivo sobre o portfólio de produtos e serviços ofertados na feira, além de possibilidade de agilizar a liberação de cédulas de crédito rural, seguro, financiamento e consórcio para a realização de negócios no evento.

Durante os cinco dias do evento, houve a assistência aos cooperados que necessitem realizar operações básicas para concessão de crédito, como atualização de cadastro, verificação das matrículas, entre outros. Já o Market Club – plataforma, que aproxima compradores, fabricantes e fornecedores, compõe uma ampla rede de interesses, apoiada por esquemas de contratação ágil de financiamentos pela cooperativa – esteve com condições especiais para a realização de negócios entre os produtores rurais e as principais marcas expositoras da feira.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.