O Sebrae preparou uma série de ações para seu estande na Agrishow: Rua D6C. O espaço vai receber 75 expositores, terá Rodada de Negócios, Arena do Conhecimento, Hackathon com startups e atendimento de especialistas. Cerca de 3 mil produtores rurais do Estado de São Paulo visitarão o estande por meio de missões técnicas organizadas pelo Sebrae. Todas as ações são realizadas em parceria com a Faesp e Senar.
Os 75 expositores selecionados, entre pequenas empresas, produtores rurais e startups, apresentarão seus produtos e serviços durante os cinco dias de evento, sendo 15 expositores por dia. O time de consultores de agronegócios do Sebrae-SP também estará à disposição do público para tirar dúvidas e apresentar as soluções oferecidas pela entidade nas áreas de gestão, tecnologia e acesso ao mercado.
“O Sebrae marca presença na Agrishow oferecendo a oportunidade para a pequena empresa mostrar seu produto, fazer negócios. Sabemos que o acesso ao mercado é um dos desafios dos empreendedores e nossas ações foram traçadas para promover o pequeno negócio, inclusive as startups, que fazem parte desse movimento de trazer soluções para os problemas reais do agronegócio”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.
O espaço do Sebrae vai contar com a Arena do Conhecimento, que terá uma programação especial por dia. Na segunda-feira, dia 25, o local vai abrigar uma discussão sobre APLs (Arranjos Produtivos Locais). Serão apresentadas estratégias e parcerias eficazes, além de quatro cases de sucesso: APL Mandiocultura de Bebedouro, APL Apicultura de Salesópolis, APL Cafeicultura de Caconde e APL Agrotech de São José dos Campos.
No dia 26, na parte da manhã, serão apresentados os Projetos Integrados e na parte da tarde será a vez de falar sobre o Selo Arte, certificado que assegura que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que possuem características tradicionais, regionais ou culturais. No dia 27 de manhã, a Arena vai abrigar um Encontro de gestores de inovação de empresas do agronegócio.
“Voltamos a Agrishow com força total e focados em três pilares: gerar oportunidades de negócios para pequenas empresas e startups expositoras, promover debates sobre estratégias de inclusão dos pequenos nas cadeias produtivas do agronegócio e promover acesso de pequenos produtores às inovações tecnológicas expostas na feira. São ações que certamente ajudarão os empreendedores a garantir sucesso no processo de reconstrução de seus negócios e garantir sua sustentabilidade”, afirma Tirso Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP e vice-presidente da Faesp.
Negociações – A Rodada de Negócios vai movimentar o estande do Sebrae no dia 27, das 13h às 17h. Dez empresas compradoras vão negociar com 100 pequenas empresas inscritas previamente. As empresas compradoras têm interesse em diversos produtos e serviços, dentro das áreas de alimentos e bebidas, confecções, materiais de limpeza e higiene, peças e equipamentos, computadores, serviços de construção civil e manutenção. A partir das pré-inscrições, o Sebrae fez o mapeamento de oportunidades de negócios e o cruzamento de oferta e demanda.
Inovação – Os dias 28 e 29 serão das startups. O Sebrae vai promover o Hackathon Agrishow, das 9h às 17h, com a participação de startups, empreendedores e potenciais empreendedores. Durante a dinâmica, os participantes terão a oportunidade de desenvolver soluções frente aos desafios mapeados com o apoio de mentores. Serão dois dias de imersão passando pela exploração e aprofundamento dos desafios até a construção de soluções viáveis. Ao final, a banca de especialista irá julgar as melhores soluções.
Missões técnicas – Sessenta e sete missões técnicas partirão de todas as regiões do Estado de São Paulo com cerca de 3 mil produtores rurais e empresários para conhecer as novidades do setor. Participarão produtores dos segmentos de olericultura, fruticultura, café, pecuária de leite, entre outras.
O GestAgro 360° é apoio de mídia do evento e visita a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.