Um século de história comemorado com showroom interativo

Com raízes que remontam há mais de 100 anos a uma floresta exuberante, perto da cidade de Komatsu, na província de Ishikawa, Japão, localidade que até 1920 abrigou uma mina de cobre vital para a comunidade vizinha, a Komatsu construiu sua história a partir de então, edificando novo começo para a população local, que dependia dos empregos na mina. Um detalhe importante soma-se a esses fatos: o proprietário da mina é Meitaro Takeuchi, fundador da Komatsu.

Com visão humanitária, comprometido em melhorar a qualidade de vida da comunidade, desenvolver as gerações futuras e crescer com a sociedade, Takeuchi, determinado a trazer tecnologia industrial para o seu país, criou uma empresa, nutrindo as habilidades das pessoas da comunidade local. O resultado compreende fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de construção, mineração, industrial e florestal, com a qualidade “dantotsu”, palavra japonesa que representa os conceitos de único e inigualável. Por meio de produção e inovações tecnológicas, estabeleceu parcerias com seus clientes na criação de soluções necessárias para alcançar um futuro plenamente sustentável, em que pessoas, empresas e o planeta prosperem em conjunto.

No ano em que completa 100 anos de história – no Brasil está estabelecida desde 1967 e com fábrica desde 1975 – a Komatsu lançou no Brasil o Showroom da Komatsu em evento on-line, que reuniu clientes, distribuidores, fornecedores, parceiros, funcionários e parte da liderança da companhia no Brasil. Inaugurou, também o Espaço do Centenário do Show Room, onde é possível encontrar conteúdos interessantes, como a linha do tempo da trajetória de 100 anos da companhia, a réplica do primeiro trator desenvolvido pela Komatsu no Japão e a mensagem do presidente e CEO da Komatsu, Hiroyuki Ogawa.

O Showroom da Komatsu tem como meta ser um espaço de relacionamento com a marca de forma inovadora e tecnológica, o ambiente conta com exposição de sua linha de produtos, soluções de suporte ao produto, espaço sobre o centenário, auditório, salas de reunião, Banco Komatsu e Komatsu Shop, voltada à comercialização de itens de moda da marca.

“Esse projeto foi idealizado em 2020, durante a pandemia, e teve sua construção iniciada em maio deste ano, alinhado com nossas iniciativas de transformação digital e com o objetivo de estreitar o relacionamento com nossos clientes e distribuidores, além de disponibilizar, de maneira simples, rápida e fácil, informações detalhadas sobre a história da marca, valores e todas as soluções que a Komatsu oferece no mercado brasileiro”, afirma Chrystian Garcia, gerente de Desenvolvimento de Distribuidores e Marketing da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu no Brasil.

No Showroom da Komatsu os usuários podem encontrar informações detalhadas e de forma interativa sobre as soluções da Komatsu disponíveis no Brasil. “A ideia é que o visitante se sinta no próprio local e que tudo pareça bem real. Para isso, investimos bastante tempo nos detalhes de cada área e funções disponíveis durante a navegação para que a experiência seja especial”, reforça Garcia. Dessa forma, o showroom traz muitos conteúdos e pontos interativos que os usuários poderão usar livremente, desde fichas técnicas dos equipamentos, que poderão ser baixadas via totem, a pontos de interação com cada produto exposto.

Com os princípios estabelecidos por Takeuchi, ao longo deste século, a Komatsu enfatizou a importância também da alta qualidade de produto, capacitação humana e o desafio da expansão global, desenvolvendo as soluções necessárias e criando valor para os seus parceiros.

“Esses princípios continuam cada vez mais fortes para o próximo século da empresa. Uma das atividades executadas neste sentido é exatamente este showroom, desenvolvido para apoiar todos os parceiros da Komatsu, dando acesso às informações sobre as soluções desenvolvidas para facilitar seus trabalhos e serviços, e para que essas soluções sirvam às suas realidades”, declara Toshiro Okada, representante de Operações da Komatsu no Brasil.

HISTÓRIA DA KOMATSU EM IMAGENS