Sistema OCB e Embrapa promovem segunda edição do “Conexão com startups”

O Sistema OCB, em parceria com a Embrapa, está promovendo a 2ª edição do programa “Conexão com startups”. O foco são as conexões com as startups para solucionarem os desafios das cooperativas do Ramo Agro com inovação e intercooperação. 

A iniciativa é capitaneada pelo Inovacoop, uma plataforma desenvolvida pelo Sistema OCB para fomentar a inovação no ecossistema cooperativista, buscando encontrar caminhos para minimizar os desafios que as cooperativas enfrentam, com inovação e agilidade, junto com outros agentes do ecossistema de inovação.

Neste momento, o programa finaliza a segunda fase, que envolve a seleção dos desafios lançados pelas cooperativas ligadas ao Sistema OCB que precisam de soluções inovadoras e que vão integrar o programa. Soluções com potencial para serem escaladas para outras cooperativas e que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizadas. Depois serão selecionadas as startups com potencial para solucionar os desafios das coops, no período de 10 de dezembro de 2021 a 23 de janeiro de 2022, e juntas começarão o desenvolvimento da prova de conceito (POC). A finalização do processo, com o demoday, será em 21 de junho de 2022.

Na plataforma Inovacoop, o cooperado e a cooperativa também encontram informações, análises, ferramentas e cursos que vão ajudar a levar inovação para o dia a dia das cooperativas. Além disso, reúne cases de sucesso de coops que já estão inovando.

O Inovacoop contribui para que o produtos esteja atento às tendências e às variações dos cenários. É olhar para fora, mas também olhar para dentro e entender como utilizar os recursos que se tem da melhor forma. Assim, a inovação vai contribuir não só para a melhoria dos processos internos das cooperativas, mas também vai ampliar a sua competitividade e relevância no mercado.

Fotos: Sistema OCB