Plantio direto precisa de solo descompactado para obter melhores resultados

Todo processo de produção agrícola, incluindo o sistema de plantio direto, tem na estrutura do solo fator que, entre outros, influencia diretamente a produtividade final da cultura escolhida.  As principais alterações observadas em camadas de solo compactados; como o aumento da densidade e a diminuição da porosidade, impedem o desenvolvimento radicular, reduzem as trocas gasosas, prejudicam a infiltração de água e por consequência afetam a capacidade produtiva das plantas. Ou seja, isso não é nada bom para o produtor.

No sistema de plantio direto é válida essa mesma premissa, frisa Camilo Ramos, CEO da Piccin Equipamentos, citando a contribuição da empresa com o desenvolvimento e lançamento recente de uma linha de descompactadores, sendo o primeiro deles o Advanced MOD, “um modelo é versátil, capaz de realizar operações com profundidade variável de 200 mm a 550 mm, e aumentar ou diminuir o número de hastes, dependendo da faixa de trabalho. Por isso o nome MOD, pois possibilita a adição ou retirada de módulos estruturais, eliminando a necessidade de aquisição de um equipamento específico para cada área ou propriedade”.

E, para melhor performance do produtor na operação de plantio direto, ele dá três dicas.

1Avaliar é fundamental – Existem hoje opções de avaliação da estrutura do solo que vão desde uso de equipamentos simples como os penetrômetros até os diagnósticos mais modernos, que se utilizam de análises de variabilidade espacial e condutividade. Independentemente do método utilizado, a análise deve ser feita periodicamente, em áreas de pouca rotação e intensa mecanização, não deve haver intervalos maiores que dois a três anos. É preciso, também, lembrar que as condições podem variar de acordo com o tipo de solo analisado. Por isso, uma recomendação não pode ser generalizada para toda propriedade quando são claras as alterações em diferentes áreas.

2O que fazer – Quando o solo estiver compactado, o produtor pode e deve adotar medidas para resolver a situação. Por exemplo, aumentar a diversificação na rotação de culturas, uma ação “biológica” que comprovadamente contribui para a descompactação da terra. Mas o que observamos atualmente, é que a concentração na produção de soja e milho somada ao aumento das operações mecanizadas com equipamentos cada vez maiores, pede ações mais pontuais de descompactação mecânica.  Por isso, é importante avaliar as condições de compactação, isso é extremamente relevante para hoje quem busca aumento de produtividade.

3Diferenciais do MOD – Outro ponto importante a ser considerado é o equipamento a ser utilizado, que deve ser adequado para isso.