Sistema de piloto automático evita esmagamento de plantas e aumenta eficiência da colheita do café

Sistema de piloto automático para o segmento de colheita de café, desenvolvido pela MGC Tecnologia, o Coffee Pilot tem como principal característica dispensar sinal de correção e navegação GPS, com o direcionamento sendo feito via sensores que estão dentro da máquina.

O sistema de direcionamento automático tem engate com apenas um toque e desarme no volante de direção, ao contrário dos sistemas convencionais de piloto automático de equipamentos agrícolas – como tratores, pulverizadores ou colheitadeiras – que funcionam via GPS, e, por isso, necessitam de uma antena que capta os sinais de satélite para que funcione.

O maior benefício desta nova tecnologia é que evita-se o esmagamento de plantas e aumenta a eficiência da colheita do café. Quem explica é o gerente Comercial da MGC Tecnologia, Marcelo Campos. “Do ponto de vista da cultura do café, a solução trouxe um melhor alinhamento da colhedora quando em deslocamento sob o cafeeiro, cujo ganho atende a duas das principais dificuldades inerentes a operação de colheita. Primeiro, a redução da perda de frutos do café que já derriçados não são totalmente colhidos pelo sistema recolhedor e acabam ficando sobre o chão.  Essa perda é prejuízo ao produtor, que precisa de outra operação mecanizada para recolher os frutos que ficam no chão e o fato que esse café que não é apanhado pela colhedora tem menor valor de mercado. Segundo, a redução do dano mecânico causado ao troco e ramos do cafezal em função da colheita mecanizada. A condição de alinhamento aprimorado proporciona um contato mais uniforme entre os dois conjuntos vibradores que fazem a derriça do café”, explica.

Campos acrescenta ainda ganhos do ponto de vista operacional. “Os benefícios de um sistema de direcionamento automático são amplamente conhecidos em outras operações, no qual o piloto automático já é empregado em escala, como o aumento de produtividade em relação à assertividade e disponibilidade de turnos maiores de trabalho; a liberação da atenção do operador para a colheita em si, pois o direcionamento é feito pelo Coffee Pilot e a qualidade na cabine para o operador, pois o sistema traz benefícios ergonômicos e de facilidade da função”.

Para alcançar os benefícios gerados pela inovadora solução, a MGC Tecnologia recorreu à Danfoss, que forneceu componentes de direção eletro-hidráulica reconhecidos no mercado. Um deles foi a Válvula de direção eletrônica OSPE, que confere compatibilidade, segurança e inteligência na aplicação. Outros componentes precisos usados no projeto são o Sensor de desarme SASA, que detecta a velocidade e posição absoluta do volante, atuando no desarme do sistema de piloto automático, sendo também relevante em sistemas com direção variável e em configurações de malha fechada, e o Sensor de posição rotativo Danfoss DST X510.

Complementando o pacote de soluções da Danfoss está o Display DM430E para gerenciamento de máquinas móveis, cuja tela com conexão óptica e revestimento antiofuscamento é otimizada para uso em todas as condições de iluminação, fornecendo uma excelente visibilidade sob luz solar e amplos ângulos de visão.

Fernando Oliveira, engenheiro de vendas da Divisão de Power Solutions da Danfoss, destaca que a empresa já tem uma experiência consolidada em fornecimento de componentes para o setor agrícola, mas que esta parceria é inovadora ao se considerar o segmento atendido. “Soluções de direcionamento automático são bastante utilizados em outros equipamentos, como acontece no caso de pulverização de lavouras, e a Danfoss já atuava junto a esse mercado. O que fizemos de inovador, neste caso, foi ampliar o portfólio da aplicação e disponibilizá-la também para os cafeicultores, que ainda estão começando a usar esta solução. Para isso, substituímos produtos e embarcamos mais tecnologias da Danfoss que permitem uma operação de máquinas mais precisa e, com isso, um aumento de produtividade”.

As primeiras máquinas começaram a ir para campo para testes na safra de 2020. Atualmente há cinco projetos em execução e o primeiro deles foi implementado pelo Grupo Figueiredo, de Cristalina (GO), grande produtor de café, cereais e leite. Reginaldo Figueiredo, diretor de operações do Grupo, atesta como o Coffee Pilot agregou valor à produção: “Nosso maior benefício realmente foi a redução de perdas, tanto com a queda de café no solo quanto com a manutenção dos pés de café intactos, o que só é possível com a precisão do piloto automático. Quando a colheitadeira trabalha sem o alinhamento correto das varetas, isso pode danificar os pés de café, prejudicando a safra seguinte, e ainda temos o custo extra com a limpeza da máquina. Além disso, esta solução nos permite cuidar melhor do bem-estar dos nossos operadores de colheitadeira, pois eles podem trabalhar com mais tranquilidade e conforto e estar atentos ao entorno da máquina, até mesmo nas colheitas noturnas. Tudo isso ajudou a melhorar muito o rendimento do nosso trabalho”.

Foto: Divulgação