Especialista em ESG integra Grupo de Mentores do Movimento Todos a Uma Só Voz

Formado por profissionais experientes de setores diversificados, mas com ideias alinhadas para fortalecer a imagem do Agro para toda a sociedade, o Grupo de Mentores do Movimento Todos a Uma Só Voz passa a contar com a executiva Claudia Leite, profissional com 25 anos de experiência em Estratégia, Comunicação Corporativa, Reputação, Sustentabilidade, liderando ações em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), nos segmentos de alimentos, bebidas e varejo de luxo em multinacionais.

A executiva passa a integrar o grupo que já é composto por Ana Paula Vaz, Embaixadora do Capitalismo Consciente e Food Business Designer; Áurea Puga, PhD, Coordenadora e Professora da Fundação Dom Cabral; Eduardo Eugênio Spers, Professor Titular Esalq/USP, Coordenador MarkEsalq; Luciana Florêncio, PhD em Economia, Professora de Pós Graduação da ESPM e Mariselma Ferreira, Produtora e Líder do Comitê de Agronegócio do Grupo Mulheres do Brasil.

“Esse grupo é formado por pensadores que apoiam e auxiliam no desenvolvimento de ações e atividades do Movimento, fomentando temas de relevância e trazendo informações que agregam aos trabalhos do Todos a Uma Só Voz”, explica o idealizador e coordenador do Movimento, Ricardo Nicodemos.

Mineira de nascimento, Claudia cresceu em uma região onde o Agro é muito presente. O campo sempre fez parte da história pessoal e serviu de inspiração para que o tema se tornasse o seu propósito de vida profissional. É com essa bagagem que a executiva se junta ao Grupo de Mentores do Movimento. “É um processo natural. Executo diversos projetos há vários anos no setor e acredito que o Agro tem uma importância fundamental na vida das pessoas. O nosso alimento depende do trabalho de homens e mulheres que se dedicam à terra e vamos ajudar a tornar isso mais evidente para a população brasileira.”, opina Claudia.

Em sua avaliação, o Agro tem muita história e coisa boa para contar. “Toda a cadeia produtiva do Agro tem a preocupação e o compromisso com as pessoas, com o meio ambiente e com sua preservação”. Neste sentido, ela acredita ser essencial que iniciativas como as propostas pelo Movimento Todos a Uma Só Voz aconteçam para reforçar um olhar mais generoso e real sobre o setor. 

“Além disso, apesar de o setor ser relevante e ter a sua importância, ele é muito fragmentado. É preciso criar meios de informações para unir toda a cadeia, já que temos problemas e oportunidades comuns. O trabalho colaborativo nos une e nos ajuda a crescer”, comenta.

Experiente, Claudia acredita que vai agregar um tom provocativo ao Grupo de Mentores como forma de refletir e explorar temas importantes como sustentabilidade, preservação, segurança alimentar, dentre outros. “Ao longo da minha trajetória executiva, carrego esse formato de entender, traduzir e refletir sobre as temáticas que envolvem o setor.”

Nicodemos enxerga como extremamente positivo o ingresso de Claudia ao grupo. “Essa união que ajuda a fortalecer a imagem e contribui para que o Agro seja admirado pelos brasileiros e se torne uma paixão nacional”, finaliza.

Todos a Uma Só Voz – Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o Movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para conectar toda a cadeia produtiva do Agro. Ele conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.

O Movimento tem o apoio institucional da ESALQ-USP, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIA, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, AGROLIGADAS, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJA-RO, ASBRAM, CAPITALISMO CONSCIENTE, CECAFÉ, CICARNE, CLIMATEMPO, CONGRESSO DAS MULHERES, FENEP, GRUPO MULHERES DO BRASIL (COMITÊ AGRONEGÓCIO), IBÁ, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, MKT DO AGRO, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, YAMI. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca, RCom, RV Mondel, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Tem diversos veículos de comunicação, como o GestAgro 360°, e o patrocínio da CropLife.