“A Fazenda Conectada não é um projeto-piloto. É uma propriedade de mais de 3 mil hectares em operação, em Água Boa (MT), que aceitou o desafio de demonstrar na prática a agricultura digital, reunindo as mais avançadas tecnologias que o produtor brasileiro já teve acesso”. Essa declaração de Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina resume o trabalho realizado pela Case IH – marca da CNH Industrial – em conjunto com diversos parceiros.
Além da Fazenda Conectada Case IH, apresentada virtualmente à imprensa em 1º de setembro, a montadora também lançou o Portal AFS Connect, plataforma para monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamentos de dados que auxilia o produtor nas tomadas de decisões em tempo real; e o AFS Connect Center, central de monitoramento que integra a conectividade da fábrica com os concessionários para o atendimento ao cliente, entregando inteligência via dados e informações, sobre todas as etapas de trabalho das máquinas e, assim, auxiliar os gestores de operações nas tomadas de decisões sobre manutenção e uso dos equipamentos.
Sediada em região de alta produtividade de grãos (soja, milho e algodão), a propriedade rural recebeu conexão 4G da TIM Brasil e a operação agrícola conta com máquinas e soluções conectadas, que monitoradas pelo AFS Connect Center, o novo centro de monitoramento da marca, instalado na fábrica de Sorocaba (SP) e em diversas concessionárias da Rede Case IH. Na fazenda, estão reunidas todas as soluções avançadas da marca e suas máquinas com conectividade, em sistema aberto, que aceita que qualquer solução se conecte à rede, inclusive de startups.
Desse modo, é possível demonstrar como a conectividade rural aumenta a produtividade no campo, mesmo em uma região que já apresenta alto rendimento safra após safra. No município, com 198 mil hectares plantados com soja, foram produzidos, na última safra, 160 mil toneladas da commodity, sendo que a produtividade média é de mais de 58 sacas de soja por hectare.
“Com a conectividade, todas as máquinas e soluções avançadas da Case IH, o produtor se beneficia com o aumento da produtividade, assim como da capacidade de produção; há também a redução do consumo de água, a eficiência na logística e no armazenamento de estoque, melhoria da mão de obra e aumento da segurança da propriedade. No campo financeiro, há um crescimento do ROI (retorno sobre o investimento), otimização de custos, redução dos custos de insumos e despesas gerais, além da eficiência de dados”, comenta Rodrigo Alandia, gerente de Marketing de Produto da Case IH para América Latina.
De acordo com Alanda, “os resultados são rapidamente sentidos, e um dos ganhos fundamentais é na eficiência. O investimento se paga em pouco tempo, entre 8 e 9 meses, mas o projeto em si é de longo prazo, no mínimo de três anos”. Complementando, Gonzalez lembra que “a implementação teve início há cerca de sete meses e colocará a Case IH como líder da agricultura digital, que é uma forma diferente de fazer gestão. Pode, ainda, ser aplicada a qualquer cultura agrícola, como a cana-de-açúcar, que está com diversos projetos em implementação”.
A partir dessa iniciativa, o vice-preisdente da Case IH garante que todos os produtos da marca, em breve, estarão com as mesmas funcionalidades daqueles aplicados na Fazenda Conectada. “Começamos de cima para baixo e, rapidamente, vamos estender aos outros produtos, inclusive à linha Farmell”, garantiu Gonzalez, citando um próximo lançamento: “Para pequenas produtores e máquinas mais antigas, estamos em vias de lançar um projeto que utiliza os recursos do smartphone”.
Conectividade e tecnologia de ponta
“A Case IH sempre ditou tendências, sendo reconhecida pelo seu DNA de inovação e pioneirismo. É a marca que introduziu as mais inéditas tecnologias para o agronegócio brasileiro e, agora, na era da revolução digital no campo, não seria diferente. Por meio de machine learning, as nossas máquinas inteligentes que aprendem e se autoajustam; os dados gerados por nossos equipamentos e soluções, que usam Big Data e Data Analytics, mostram que nós já estamos inseridos na agricultura digital”, comenta Christian Gonzalez.
A conectividade estabelecida pela TIM, com duas antenas 4G LTE e em frequência de 700MHz, instaladas na fazenda e no centro de Água Boa, atendem as necessidades do campo e estão de acordo com um projeto de expansão da conectividade em áreas agrícolas liderado pela operadora, chamado 4G TIM no Campo. Na Fazenda Conectada Case IH, a nova geração de máquinas conectadas da empresa trabalha gerando e recebendo dados em tempo real.
“Democratizar o acesso a redes 4G, no campo ou nas cidades, é uma das prioridades da TIM. Levamos conectividade a mais de 6 milhões de hectares, impulsionando negócios com agricultura conectada e agora queremos chegar não só aos grandes, mas também aos produtores de menor porte que buscam tecnologia e soluções de conectividade para aumentar a produtividade e eficiência operacional. A parceria com a Case IH na Fazenda Conectada será importante para testarmos a expansão de projetos de conectividade para as demais regiões do país”, declara Paulo Humberto Gouvea, Head de Soluções Corporativas da TIM.
Lançados neste ano, os tratores Magnum e Steiger AFS Connect são exemplos dessa nova era de equipamentos com conectividade. Com o sistema AFS Connect embarcado de fábrica, os tratores são equipados com novo monitor, nova arquitetura eletrônica, sistema operacional, receptor e hardware totalmente redesenhado que permite a visualização remota e recursos de suporte à distância.
Além das máquinas conectadas, a Case IH também apresenta serviços e soluções em conectividade, como, por exemplo, as soluções da AgXtend, marca da CNH Industrial que oferece tecnologias para todas as etapas do ciclo da cultura, como radiografia de solo, geração de mapas e medição da qualidade dos grãos.
Com tantos recursos, a Case IH oferece o portal AFS Connect que centraliza todas as informações da frota, da propriedade e os dados agronômicos em uma única plataforma. Com ele, é possível gerenciar toda a operação agrícola e a sua frota, como se estivesse dentro da cabine, de qualquer local, além de transferir e compartilhar arquivos com parceiros.
Esses dados também podem ser administrados no AFS Connect Center, uma central de suporte que funciona 7 dias por semana e sempre disponibilizará especialistas para atender o cliente em tempo real. As 161 concessionárias espalhadas pelo Brasil (ao todo são 34 grupos que representam a Case IH) terão uma sala de controle desenvolvida especialmente para monitorar as máquinas agrícolas dos clientes.
Benefícios sociais
O produtor rural não é o único que ganha com a chegada do sinal 4G. Mais de 16 mil pessoas, de comunidades ao entorno de Água Boa, 93 propriedades rurais, 21 escolas e mais de 6 mil alunos serão beneficiados com a conectividade. “A internet melhora a mobilidade urbana, com o uso de GPS, aplicativos de delivery e transporte, traz inúmeros benefícios para a telemedicina, modalidade muito utilizada durante a pandemia e limitada a quem não tem acesso à internet, além de oferecer o ensino à distância para toda a sociedade, proporcionando mais oportunidades de capacitação de profissionais com treinamentos online”, afirma Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação América Latina da Case IH.
O sinal 4G atende a todas as demandas e necessidades das atuais operações agrícolas. A conectividade fornece mais recursos de suporte remoto, reduzindo o tempo de inatividade e mantendo os operadores em campo, por exemplo. Além disso, permite aos produtores rurais trabalharem com dados gerados em tempo real.
Líder na cobertura 4G no campo, a TIM tem mais de 6 milhões de hectares conectados até o momento, beneficiando mais de 600 mil pessoas, em mais de 220 cidades e em oito estados diferentes em território rural, além de mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias. Além disso, a operadora é líder em cobertura 4G no Brasil, e será a primeira a conectar todos os municípios do País com a rede de quarta geração até 2023.
Levar conectividade ao campo significa alavancar ações de inclusão digital, proporcionando inúmeros benefícios para a sociedade. O acesso à rede 4G irá facilitar o dia a dia da população rural, que contará com o sinal de internet no trabalho, na escola, para acessar os serviços públicos e de emergência e também nas estradas.
Aquisições
Gonzalez também citou aquisições da CNH Industrial, que tornaram viável esse projeto, acelerando a revolução digital. A negociação com a Raven Industries, líder norte-americana em tecnologia de agricultura de precisão e referência em sistemas autônomos; o investimento minoritário na Monarch Tractor, empresa de tecnologia agrícola com sede nos Estados Unidos irá acelerar a transformação da indústria agrícola em direção à autonomia e eletrificação, permitindo um agronegócio rentável e sustentável, com emissão zero; a AgDNA, líder em sistemas de informações de gerenciamento agrícola (FMIS), que permitirá que os clientes da Case IH se beneficiem das ferramentas de integração, mapeamento e análise de dados.
Portal e central de monitoramento
Após apresentar a solução AFS Connect, a Case IH, marca da CNH Industrial, apresentou o portal AFS Connect: uma plataforma para monitoramento de frota gestão agronômica e gerenciamento de dados. A solução foi planejada para auxiliar as tomadas de decisões do produtor em tempo real.
Em ambiente simples e intuitivo, é possível visualizar a frota de equipamentos e gerenciar suas operações. Além disso, a ferramenta também permite organizar dados de plantio, pulverização e colheita, e importar ou exportar dados, por exemplo, para trazer informações de produtividade de um equipamento, e cruzar com as análises de solo, assim como enviar um mapa de aplicação a taxa variável para outra máquina.
Para maximizar ainda mais esse monitoramento de frota, a Case IH também apresenta o AFS Connect Center, uma central de monitoramento que integra a conectividade da fábrica com os concessionários para o atendimento ao cliente. O objetivo desta solução é entregar inteligência através de dados e informações, sobre todas as etapas de trabalho das máquinas e, assim, auxiliar os gestores de operações nas tomadas de decisões sobre manutenção e uso dos equipamentos.]
A operação do AFS Connect Center ocorre nas salas de controle: uma dentro da fábrica e, as outras, instaladas em diversas concessionárias da marca, que recebem, de forma simultânea, as informações. Desta forma, a central monitora o desempenho de cada máquina e pode ser programada para gerar alertas importantes para o gestor da operação, que pode, então, tomar decisões mais assertivas.
“O foco da solução é proporcionar suporte técnico ao produtor para aumentar a disponibilidade da frota com os alarmes gerados pelas máquinas, como por exemplo, parâmetros de saúde da máquina. Desta forma, é atuar de maneira preventiva, sempre em parceria com o concessionário, para obter melhor performance operacional e eficiência das máquinas”, destaca Gerson Filippini, especialista de Marketing de Produto da Case IH.
De acordo com Diretor de Marketing de Produto da Case IH, Rodrigo Alandia, o AFS Connect Center desempenha um papel de inteligência artificial proativa. “As salas de controle têm como objetivo garantir total disponibilidade das máquinas monitoradas em cada momento da operação. Por isso, conta com avançados algoritmos de inteligência artificial que monitoram parâmetros da máquina e garantem uma melhoria contínua em suas operações de campo”, ressalta.
Para que as máquinas possam ser monitoradas pelas salas de controle, os equipamentos precisam ter telemetria embarcada e conectividade disponível. Todos os lançamentos da Case IH têm a opção de saírem embarcados de fábrica, inclusive as máquinas que já estão no campo também poderão receber a instalação do sistema e, com isso, habilitar o monitoramento.
“O conceito de monitoramento em tempo real para otimizar e garantir máxima produtividade é uma revolução na maneira de fazer gestão no campo”, comenta Alandia.
Apoiadores – Para este grande momento na história da Case IH, a marca conta com o apoio desses parceiros: TIM, líder em cobertura 4G no país e à frente do projeto 4G TIM no Campo; Banco CNH Industrial Capital, braço financeiro da CNH Industrial, com atuação há mais de 22 anos no Brasil financiando os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia; CASE Construction Equipment, marca irmã da Case IH, que produz, comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção no Brasil e no mundo; Stellantis, uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade orientada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimentação com soluções de mobilidade distintas, econômicas e confiáveis; Aftermarket Solutions, unidade de negócios da CNH Industrial responsável pela estratégia comercial, marketing, serviços, customer care, product support, treinamento e distribuição logística de peças para as seis marcas do grupo; AGXTEND é a marca da CNH Industrial especializada em soluções inovadoras e sustentáveis em agricultura de precisão; IVECO, marca da CNH Industrial que projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para o transporte de carga, passageiros e veículos de defesa; FPT Industrial, marca CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on road e off road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia; Nokia, líder em tecnologia aberta e segura, promovendo a conectividade no campo e criando tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto; Raven, líder em tecnologia de agricultura de precisão; PETRONAS, marca de lubrificantes automotivos e industriais de alta qualidade; Polaris, que desenvolve, produz e comercializa veículos off-road inovadores e de alta qualidade; A Highline constrói torres e outras soluções de infraestrutura para comunicações com investimento próprio, disponibilizando o uso em contratos de pagamentos mensais de longo prazo; Agropecuária Jerusalém, propriedade onde fica a Fazenda Conectada Case IH; e Prefeitura de Água Boa (MT).
Foto: Case IH