Protetor solar de base mineral proporciona conforto térmico a plantas e frutos em altas temperaturas

As oscilações de temperatura, independentemente de para cima ou para baixo, afeta a produção agrícola. Para proteger plantas e frutos de altas temperaturas, a Viter – unidade de negócios de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos – desenvolveu o Sungard, um protetor solar para plantas e frutos de base mineral (hidróxido de cálcio e magnésio). Recomendado para uso em diversas culturas, sobretudo as mais sensíveis à radiação solar, como, por exemplo, café, citros e alguns hortifrútis, o produto resulta de três anos de pesquisa e desenvolvimento.

A principal função do novo produto é proporcionar conforto térmico para a lavoura, evitando o estresse nas plantas causado por altas temperatura e reduzindo a temperatura foliar. Como consequência da aplicação do produto está a redução das perdas na produtividade planejada pelo agricultor.

O lançamento comercial do Sungard acontece ainda no segundo semestre de 2021 e estará disponível em embalagens de 20 kg. Sua aplicação é feita por pulverização com a utilização de qualquer tipo de equipamento. Apresentando elevada solubilidade e aplicado sobre as plantas, o protetor solar da Viter cria uma camada física protetora que mantém a coloração dos frutos e não interfere nas trocas gasosas e fotossíntese, além de apresentar excelente aderência e permanência nas plantas.

“O aumento das temperaturas médias no planeta é um fator de preocupação para a produção agrícola. As altas temperaturas e a intensa luminosidade podem causar queimaduras em folhas e frutos, além de sérios distúrbios fisiológicos nas plantas, como diminuição da fotossíntese, degradação de enzimas e diminuição da estabilidade de membranas celulares. Todos esses fatores impactam na formação de flores e futuros e levam à queda de produtividade na lavoura. Com Sungard o agricultor terá proteção para essas consequências geradas pelo excesso de sol e de calor”, afirma o consultor de Desenvolvimento de Mercado da Viter, Erivelton Lopes Paes.

“Com o lançamento de Sungard, ampliamos nosso portfólio para além da correção do solo. Agora, além dos produtos que renovam, aceleram e otimizam o potencial do solo, a Viter atua também na proteção solar dos cultivos, procurando atender todas as exigências de um mercado em constante evolução técnica. Este é mais um passo no plano de negócios de Viter, aumentando o portfólio de soluções agrícolas e se firmando como a melhor parceira do agricultor, com a oferta de produtos de qualidade e assistência técnica”, afirma o gerente comercial da Viter, Bruno Marin.