Comportamento do líder reflete na atuação da equipe e afeta os resultados da propriedade rural

A abertura da série “Na Rota do Líder. Summit”, realizada em 28 de julho, pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, contou com a participação de três mulheres líderes: a piloto de Airbus, Leorgea Costa; a maestrina e diretora musical, Vania Pajares; e a pecuarista Carmen Perez, sócia-diretora da Fazenda Orvalho das Flores e referência em bem-estar animal, que compartilhou como a sua liderança é focada em bons exemplos e a necessidade de uma transformação cultural.

O coordenador do Movimento e moderador do encontro virtual, Ricardo Nicodemos, destacou a atuação do produtor rural, que é empreendedor e líder, ao mesmo tempo. “O produtor precisa pensar no negócio e dar o direcionamento para suas equipes administrativa e de campo. No caso de um pecuarista, além de lidar com as pessoas envolvidas no manejo, também é preciso lidar com o comportamento inesperado dos animais”, pontuou.

Carmen Perez contou que tem como prática influenciar através de bons exemplos e é isso o que tem feito nos últimos 14 anos. “Durante todo esse tempo da minha vida, tenho me dedicado a uma transformação de cultura e na conscientização das pessoas. Um trabalho de educação e de mudança de comportamento que não para, pois está inserido na gestão”.

O início foi o passo mais difícil, explicou Carmen Perez, que foi em busca de informação e de compreender como fazer diferente. Em seguida, fazer com que a equipe “comprasse” a ideia foi um grande desafio. “Na primeira reunião em que eu disse que os manejos seriam feitos de forma diferente, houve um choque inicial, claro, e dali em diante foi um trabalho de construção, com treinamentos, conscientização e a criação, ao longo dos anos, de procedimentos operacionais padrões que existem para a vacinação, nascimento, manejo do curral, e que são repetidos, explicados e conversados constantemente”.   

A produtora ressaltou ainda que, quem ensina aprende muito e as trocas de ideias vão se transformando ao longo do tempo em ações melhores. “É uma disciplina que vem com muita informação e o líder precisa ter essa capacidade de ser flexível, de entender e enxergar o outro, mas sempre tendo clara a direção que quer seguir. Não tem como liderar alguém se você não acreditar no que está fazendo”.

Outros setores, mas os mesmos desafios

Sobre liderar pessoas, as três profissionais acreditam no poder da empatia, no bom senso, justiça, motivação e transparência nos relacionamentos, além de bons exemplos. “Se cobro disciplina com a pontualidade nos ensaios, preciso dar o exemplo e ser pontual”, destacou a maestrina Vania Pajares.

No caso da piloto de linha área, Leorgea Costa, em que as equipes são formadas na escala dos voos, a confiança deve imperar. “A comunicação precisa ser clara, sem achismos, com confiança nos membros da equipe e, principalmente, nos treinamentos que cada um recebeu”.

Para Carmen Perez, ensinar também é aprender. “A troca entre o líder e os seus colaboradores é importante para os bons resultados. Neste sentido, o líder precisa ter uma definição bem clara do que acredita porque só assim ele poderá, de fato, influenciar pessoas”, apontou.

“Um dos principais objetivos da série ‘Na Rota do Líder. Summit’ é conhecermos as realidades dos diversos perfis de líderes: suas forças, as angústias, a relação com as equipes que estão sob seus comandos e ter grandes aprendizados com cada um deles. Serão visões e experiências bem diferentes, mas com um ponto em comum: líderes que tomam decisões que podem mudar completamente uma situação”, salientou o coordenador do Movimento Todos a Uma Só Voz, Ricardo Nicodemos.

Cada edição da série terá três líderes de áreas bem diferentes, que, a partir da troca de ideias, compartilharão experiências de vida e pontos de vista. O evento é direcionado a produtores rurais, professores universitários, jornalistas, estudantes, executivos de indústrias e para profissionais de diversos setores.

O GestAgro 360° apoia o Movimento Todos a Uma Só Voz.