Ellas Genética: nova marca no mercado homenageia mulheres


Dia 28 julho de 2021. Uma coletiva de imprensa realizada em formato virtual marcou o anúncio ao mercado da Ellas Genética, nova marca de genética de soja da SeedCorp HO que, assim, amplia o uso de variedades oriundas do banco de germoplasma da empresa, focadas em potencial produtivo e tolerância a doenças e nematóides.

Resultado de investimento ao redor de R$ 1 milhão, a nova marca da SEEDCORP|HO está disponível para demonstração extensiva na Safra 2021-2022, com mais de 2 mil sacos que serão doados a produtores e a consultorias e fundações, para testes e ensaios. São quatro espécies, do círculo 7.2 a 8.3, todas com nomes femininos escolhidos pelos parceiros distribuidores: Luiza, Elisa, Lynda e Suzi.

O objetivo da marca Ellas Genética é o de reconhecer o papel das mulheres no agronegócio e atender a um mercado de soja cada vez mais dinâmico e crescente no País: “A atuação das mulheres tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola. Por isso, nosso objetivo é que elas se sintam reconhecidas, respeitadas e homenageadas pela nossa marca. Acreditamos que somos um reflexo da sociedade e que nossas ações e projetos devem estar alinhados com o propósito de contribuir para ambientes mais diversos e inclusivos, ao mesmo tempo que estaremos trazendo novas opções de genéticas de soja para os produtores e produtoras brasileiras”, explica Daniel Glat, diretor de Operações da SeedCorp HO.

Muito além do nome, a empresa também pretende contar com a atuação de mulheres em várias frentes da marca, como na pesquisa, no marketing e no desenvolvimento de mercado. “Neste primeiro momento, vamos adotar o modelo de licenciamento, ou seja, vamos licenciar nossa genética para que outras empresas parceiras multipliquem as sementes e as vendam com suas marcas próprias”, afirma Glat. Em princípio, o portifólio da Ellas Genética estará disponível apenas para o Cerrado brasileiro, por meio dos multiplicadores Sementes Bom Jesus, Cereal Ouro, Sinagro e Cia.Seeds.

A companhia prevê que, em cinco anos, terá comercializado por volta de 800 mil sacos de 200 mil sementes, da marca Ellas Genética. Com isso, juntas, as duas marcas da empresa – HO Genética e Ellas Genética – concentrarão 15% deste mercado no Brasil. Há expectativa de que em até três anos a atuação da marca seja ampliada para todo Brasil e também América do Sul.

Com um total de 120 funcionários em seu escritório em Goiânia (GO), a SEEDCORP I HO tem aproximadamente 50% de seu quadro ocupado por mulheres. Recentemente, a empresa anunciou a chegada de Micheli Possobom, que assumiu a função de melhorista de soja na região Sul do Brasil. Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Santa Maria (RS), ela é mestre em Agronomia, com ênfase no Melhoramento de Plantas pela mesma universidade, e doutora em Fitotecnia, também com ênfase no Melhoramento de Plantas, desta vez pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

“Tenho muito orgulho por fazer parte de uma empresa que se preocupa verdadeiramente com o espaço que a mulher ocupa na sociedade, contribuindo para que sejamos reconhecidas e exerçamos, cada vez mais, papel protagonista no agronegócio”, comemora Possobom.