O GestAgro 360° integrou-se ao movimento de comunicação #Todos a uma só voz, que tem como objetivos reunir informações que desmistificam tabus e valorizam a atividade e suas oportunidades no Brasil, conectar o agronegócio à sociedade brasileira, disseminar conhecimento baseado em ciência e história, esclarecer e desconstruir mitos, valorizar a pluralidade e motivar a empatia pelo setor. Com a participação de diversas entidades do agronegócio, o Movimento veio para unir toda a cadeia produtiva em uma única narrativa e plataforma de comunicação.
“Ao longo dos anos, por meio de pesquisas e até mesmo pela vivência no setor, percebemos que o Agro é muito rico e grande, porém não existe união por parte das cadeias quando se trata de comunicar. O que existem são ações pontuais e isoladas, que, apesar de excelentes e eficientes, não abrangem todas as atividades e nem têm uma narrativa consistente e única”, explica o coordenador do Movimento, Ricardo Nicodemos.
O Brasil é um dos grandes líderes do Agronegócio no mundo, sendo referência em produção de commodities como a soja, laranja, café e cana-de-açúcar. Com mais de 5 milhões de propriedades rurais, o país tem no setor um dos principais pilares da sua economia.
Mesmo com essa representatividade e importância, o Agro ainda é pouco conhecido e valorizado pela sociedade em geral. A ausência de uma comunicação mais direta acaba gerando desconhecimento e preconceito entre os consumidores. Em todo o mundo, as populações admiram o Agro de seus países. A Colômbia, por exemplo, fez o seu café ser admirado por seu povo e pelo mundo; Portugal transformou seu azeite em referência mundial e orgulho nacional; o jamón é um ícone da gastronomia espanhola respeitado mundialmente. O Brasil é um dos grandes líderes do Agro mundial, mas ainda não tem o reconhecimento da sua população.
A falta de uma comunicação única, de referência, faz com que as fake news ganhem maior destaque do que a própria realidade de um setor que emprega, produz, alimenta seu povo e ajuda a alimentar o mundo. Por isso, o Movimento ‘Todos a Uma Só Voz’ vem para conectar o brasileiro ao Agro a fim de gerar conhecimento, engajamento e admiração.
É importante lembrar que anos atrás o Brasil era dependente da produção de alimentos de outros países. Mas, a partir do momento em que produtores entenderam sua missão e, juntamente com pesquisadores e indústrias, investiram em trabalho e recursos, o cenário mudou e hoje somos um dos líderes mundiais. O Agro brasileiro cresceu, se tornou um setor inovador, respeitando a fauna e preservando o meio ambiente, priorizando oferecer qualidade à mesa de todas as nações.
“Pretendemos somar para multiplicar. Nosso propósito é valorizar e fortalecer a imagem do setor e mostrar que ele pode melhorar, ainda mais, a vida do povo brasileiro. Trabalhar junto a todos os elos da cada cadeia produtiva do agronegócio em busca de mudar a visão da sociedade em relação ao trabalho feito no campo, contribuindo para que o Brasil valorize mais o seu agronegócio”, reforça Ricardo Nicodemos.
Banco de informações – Com foco em trazer conhecimento sobre o setor, o movimento “Todos a Uma Só Voz” mantém um site que reúne informações relevantes, desmistificando e informando a população envolvida ou não com o Agro.
Através do site, ações na mídia, redes sociais, eventos online e outras atividades, o Movimento pretendem levar à sociedade o conhecimento real do que representa o setor, deixando claro sua importância e seu comprometimento com temas relevantes, como preservação do meio ambiente, sustentabilidade e combate à fome, por exemplo.
O website é abastecido com textos e artigos sobre sustentabilidade socioambiental; oportunidades para produtores rurais, estudantes e empreendedores; mitos e verdades sobre o Agro e temas voltados às famílias, como a variação do cardápio no dia a dia e a economia aproveitando as oportunidades das safras e das estações do ano.
O REINO DE AGRUS – Dentre as ações do “Todos a Uma Só Voz” está uma série produzida em audiobook chamada ‘O Reino de Agrus’, que conta uma estória lúdica de um povo que tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. A série encantará a todos, mostrando as dificuldades e as vitórias na vida dos produtores e produtoras, com um enredo leve e contagiante. Os episódios estão disponíveis no site do Movimento.
SÉRIE “DE LÁ PRA CÁ. DE ONDE VEM O QUE CONSUMIMOS.” – A série de webinars chamada “De Lá Pra Cá” mostrará o caminho que os produtos percorrem do campo à casa dos consumidores. Os eventos online explicarão, de forma acessível, o trajeto de produtos que têm matérias-primas originadas no campo, com o objetivo de propagar conhecimento e esclarecer mitos. Terá uma linguagem informal e acessível em que os representantes da cadeia produtiva expliquem como é o processo de fabricação dos produtos, evidenciando todos os cuidados adotados desde o campo até chegarem na casa das pessoas.
A iniciativa vai ao encontro do DNA do Movimento, que visa a conectar a cadeia produtiva do Agro: os órgãos de pesquisa, as universidades, as associações, passando pelas revendas agropecuárias, o produtor, a indústria, até chegar ao consumidor, fortalecendo ainda mais o setor.