A argentina Sancor Seguros trouxe seu DNA cooperativista para o Brasil e os negócios relacionados a esta parceria têm trazido bons resultados à Companhia. O Canal Cooperativas, implantado em 2016, atende 185 cooperativas de crédito e do agronegócio e alcançou a marca de R$ 195 milhões em 2020. O número é 31% maior do que a movimentação alcançada em 2019. Para este ano, a estratégia é ampliar o canal. Afinal, somente no primeiro trimestre de 2021, houve crescimento de 21% nas transações, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o gerente do Canal Cooperativas, Paulo Alexandre Dawibida, tecnologia e capital humano são os principais pilares neste momento de expansão. “Implantamos a comercialização por meio das vendas digitais. Com isso, as contratações de seguros ocorrem de forma simples e fácil, com assinaturas e processos 100% digital e em ambiente online. Isso possibilitou a ampliação dos negócios, mesmo durante o período de pandemia”, ressaltou.
Porém, a possibilidade de personalização dos produtos é o que garante o sucesso da parceria. “Conseguimos desenvolver tecnologia para distribuição e oferta de produtos, com muita maleabilidade para customização, de maneira a atender as reais necessidades dos nossos parceiros de negócios. A ideia é fazer com que a relação entre seguradora, cooperativa e segurado seja vantajosa, com seguros de alta qualidade, que contemplem as expectativas do cliente e a um preço justo”, complementa.
Com oito anos no Brasil e prestes a completar cinco anos de um canal exclusivo para negócios com cooperativas no País, a Sancor Seguros caminha para a maturidade no setor. “Dizemos que a Companhia tem um DNA cooperativista, pois nasceu e se desenvolveu dentro de uma cooperativa na Argentina. Portanto, temos, em nossa formação, a mesma essência e a nossa expertise permitem que possamos trabalhar observando os mesmos princípios e ideais deste setor”.
Na estratégia para este ano, a ampliação de negócios no segmento tem como base treinamento e foco nas necessidades das cooperativas. “Elegemos 2021 para ser o ano do Cooperativismo. Por isso, nossos colaboradores estão altamente engajados em aprender e entender este ramo, com a finalidade de oferecer as melhores soluções em seguros para este público. Estamos realizando treinamentos internos e incentivando também a adesão ao cooperativismo. Com todas estas ações, iremos melhorar o atendimento para nossos atuais parceiros e conquistar um número ainda maior no decorrer deste ano”, projetou o executivo.
E nesta parceria, tanto seguradora quanto cooperativa saem ganhando: “com a comercialização de seguros, as cooperativas podem obter uma nova fonte de receita sem onerar os custos para seus cooperados. Além disso, aproximadamente 81% de todo o faturamento retorna para as comunidades na forma de indenizações, pagamento de prestadores de serviços e remuneração da cadeia produtiva”, acrescentou o gerente do canal.
Atualmente, a Sancor atende 185 cooperativas de crédito e do agronegócio. Os Estados onde há maior volume de comercialização são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Pará, Amapá, Espírito Santo e Rondônia. Todos os ramos comercializados são negociados pelas cooperativas, de forma customizada: Vida, Auto, Residencial, Empresarial e Agrícola, garantindo proteção total para as pessoas e patrimônios.