Improver Max – Novo nutriente da Compass Minerals gera ganhos de produtividade em arroz, trigo e milho

Resultado de investimentos de R$ 2,5 milhões em pesquisas, Improver Max, da Compass Minerals – Plant Nutrition, foi desenvolvido especialmente para o tratamento de sementes de gramíneas – arroz, trigo e milho –, associando uso de agentes de ação fisiológica com nutrientes importantes para a germinação e o estabelecimento inicial das plantas, sobretudo o desenvolvimento do sistema radicular.

Como resultado, em arroz irrigado, o aumento da produtividade situou-se entre 14,4% e 24%; no trigo, de 3 sacas a mais por hectare; e no milho, em média 3,7%. Além disso, também é compatível com bioinsumos.

O Improver Max foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro e foi lançado em live em 11 de maio, às 18h.

A tecnologia foi desenvolvida pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Compass Minerals América do Sul, com validação no Centro de Inovação da empresa em Iracemápolis (SP) e em instituições de pesquisa (Consultoria e Pesquisa Agroensaio, Field Crops, Impar Consultoria e Pesquisa, UFPel, dentre outras) e produtores rurais de Norte a Sul do Brasil, o produto levou quatro anos para ser concluído e traz um diferencial em relação aos existentes no mercado, com desempenho superior em condições de estresse hídrico. “Temos observado incrementos em produtividade na ordem de 3,7% (cerca de 5 sc/ha) para a cultura do milho”, comemora Robson Mauri, gerente técnico e de Inovação da Compass Minerals – Plant Nutrition.

Improver Max promove o aumento da tolerância ao estresse devido a dois fatores:

  • Estímulo à formação prévia de um sistema radicular profundo e ramificado, reduzindo o déficit hídrico;
  • Promoção de maior equilíbrio fisiológico, visando evitar a desidratação das plantas devido às altas temperaturas.

“A utilização do Improver Max é importante para que as plantas já iniciem o ciclo de vida com maior potencial de desenvolvimento. A formulação do produto promoverá o melhor estabelecimento inicial e crescimento do sistema radicular das plantas, o que potencializa a absorção de água e nutrientes, tão importantes para a obtenção de altas produtividades e atenuação de estresses”, completa.

Nutrientes e a influência no metabolismo das plantas – Improver Max fornecerá Zinco (Zn) e Molibdênio (Mo), nutrientes muito importantes para o metabolismo das plantas. O Zinco atua como constituinte do aminoácido Triptofano, o qual é precursor do hormônio auxina (responsável pelo enraizamento). O micronutriente Molibdênio tem papel importante como constituinte da enzima aldeído oxidase, a qual está envolvida no processo de síntese do ácido abcísico e da auxina, ou seja, ele será preponderante na regulação dos processos de quebra da dormência e enraizamento. A falta desses dois elementos pode prejudicar esses processos e tornar menos eficiente a germinação e desenvolvimento inicial das raízes. Mesmo em situações onde há o fornecimento de zinco via solo, no momento da germinação, as sementes ainda não terão raízes para realizar a absorção, sendo muito importante esse estímulo inicial.

Recomendação de aplicação – Improver Max é recomendado para aplicação via tratamento de sementes, quando se consegue assegurar uma aplicação uniforme para cada planta e a nutrição desde o início do desenvolvimento da cultura.