Produzir mais com menos recursos: meta da Agricultura 4.0

Como a tecnologia vai influenciar o plantio do futuro. Esse foi o tema de apresentação de José Henrique Galli, gerente de negócios da Precision Planting, durante o XVIII Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial – O Agro e o Moderno Ambiente de Negócios, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) em 19 de outubro.

Ressaltando que a Agricultura 4.0 traz a percepção de que a agricultura vai ser fácil, Galli lembrou que a agricultura sempre foi difícil e vai continuar sendo difícil, “o que vai ser melhor, é a produtividade. A Agricultura 4.0 permitirá produzir mais com menos recursos, atendendo aquele que sempre foi e é a expectativa do produtor”.

Nos dias atuais, os instrumentos que trazem informações mais detalhadas e recomendações com aplicações mais precisas já são realidade. Segundo Galli, citando pesquisa realizada pela Precision Planting, 50% dos equipamentos novos são pneumáticos e têm tecnologias embarcadas. Em contrapartida, pelo menos 75% da frota de plantadeiras em operação são mecânicas. Para equacionar essa dicotomia, o executivo conclama a indústria a mostrar o valor da tecnologia para o agricultor.

“Por conta da má qualidade de plantio, perde-se 19%, e isso significa tempo e dinheiro. As tecnologias, hoje, permitem entregar plantio praticamente 100% perfeito na soja, no milho, no algodão e no girassol, entre outras culturas”, garante Galli, frisando que, para futuro próximo, “tão importante quanto plantar e produzir, precisa-se entender os dados que os equipamentos trazem, coletados por sensores capazes de identificar o ambiente, com informações de solo, temperatura, umidade, em tempo real”. Como exemplo dos desenvolvimentos, citou o Smart Firmer, um sensor em fase de homologação, que firma a semente e lê informações agronômicas, como umidade no sulco de plantio, temperatura e favorece a construção do mapa de matéria orgânica para criação de zona de manejo para o próximo plantio, permitindo, ainda, o plantio de dois híbridos simultaneamente, de acordo com as características do solo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui