Embrapa 48 anos – Objetivos estratégicos são alinhados aos ODS

A atuação da Embrapa, nesses 48 anos, é marcada pelo alinhamento de seu processo de inovação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No VII PDE, lançado em novembro de 2020, com relação a este tema, há uma inovação importante: o estabelecimento de objetivos estratégicos, associados ao cumprimento de metas. Ao todo, são 11 objetivos e 29 metas.

Além disso, toda a lógica do documento e, consequentemente, da própria atuação da Embrapa, foi organizada com a elaboração de um mapa estratégico, que apresenta a síntese do encadeamento entre os objetivos estratégicos e os processos internos, com os respectivos impactos esperados. Os objetivos e metas estratégicos do VII PDE estão classificados em duas categorias: objetivos finalísticos, associados ao ecossistema de inovação; e objetivos de gestão, associados à eficiência organizacional.

Na categoria do ecossistema de inovação, estão contemplados os seguintes objetivos:

  • 1) gerar soluções tecnológicas e oportunidades de inovação para promover a sustentabilidade e competitividade da agropecuária nacional;
  • 2) ampliar e qualificar a base de dados e informações sobre recursos naturais do território nacional;
  • 3) gerar conhecimentos e tecnologias que promovam agregação de valor a produtos, processos e serviços oriundos das cadeias agropecuárias e agroindustriais;
  • 4) promover e fortalecer PD&I para segurança e defesa zoofitossanitária da cadeia agropecuária;
  • 5) desenvolver tecnologias e conhecimentos que contribuam para a bioeconomia;
  • 6) gerar e disponibilizar conhecimento, práticas produtivas e alternativas tecnológicas sustentáveis voltadas para o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão produtiva;
  • 7) desenvolver informação, conhecimento e tecnologia para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas; e
  • 8) otimizar os sistemas produtivos agropecuários e agroindustriais por meio da automação de processos e da agricultura de precisão e digital.

Na categoria de melhoria da gestão e da eficiência organizacional, os objetivos estratégicos são os seguintes:

  • 9) racionalizar o uso de recursos orçamentários e financeiros, buscar sua ampliação e a diversificação de fontes, visando à eficiência operacional e à sustentabilidade institucional;
  • 10) fortalecer e consolidar a excelência na governança e na gestão institucional; e
  • 11) ampliar a transformação digital da Embrapa, estruturando a tecnologia da informação, a governança e a gestão de dados e promovendo a transferência e o uso do conhecimento na era digital.

Os impactos das ações da Embrapa realizadas a partir dos 11 objetivos estratégicos estão classificados em 5 grandes grupos:

  • redução de custos,
  • sustentabilidade da agricultura,
  • agregação de valor,
  • aumento da produtividade e
  • inclusão produtiva.  

Clique AQUI para acessar a lista completa de tecnologias com seus respectivos indicadores de impacto

Portanto, é a partir dessa articulação entre objetivos e metas estratégicas que toda a atuação da Embrapa está sendo redirecionada.

Alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2015, a ONU estabeleceu uma agenda mundial com 17 ODS, que visam à construção e implementação de políticas públicas para guiar a humanidade até 2030. Participaram da elaboração dessa iniciativa 193 países-membros. A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, com base em cinco pilares, denominados os 5 Ps da sustentabilidade: pessoas (social), planeta (ambiental), prosperidade (econômica) e parceria e paz (institucionais).

Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas tais como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.

A pesquisa agropecuária nacional se apresenta como forte aliada do Brasil e do planeta no alcance das metas estabelecidas nessa Agenda. Por isso a Embrapa vinculou sua atuação a todos os 17 ODS, com aderência a 82 das 169 metas e aos 5 pilares da sustentabilidade. Em 2017, foi criada a Rede ODS Embrapa, uma iniciativa de ação coletiva constituída por 888 empregados, visando à internalização da Agenda 2030, bem como ao estabelecimento do compromisso de contribuir com as metas ODS em todos os âmbitos da Empresa. Destacam-se como ações da Rede o lançamento da Coleção ODS, composta por 18 e-books, que refletem contribuições da Embrapa e de seus parceiros aos 17 ODS, bem como a inserção de soluções tecnológicas na Plataforma de Boas Práticas da ONU, reveladoras dos impactos social, econômico e ambiental para a agricultura brasileira.

Em 2020, a Rede ODS Embrapa ampliou seus esforços, mesmo diante dos desafios apresentados pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, foi realizado o ciclo de palestras A Embrapa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que levou a uma forte articulação interna e externa e se configurou em robusta ferramenta de gestão para subsidiar a tomada de decisões pela Empresa rumo ao cumprimento da Agenda 2030. Essa mobilização também resultou no compromisso da Embrapa ao incluir os ODS como balizadores de práticas e comportamentos, em estreita sintonia com o valor de sustentabilidade presente no VII PDE. A partir desse momento, seus instrumentos de pesquisa e de inovação passaram a ser alinhados à Agenda 2030 para monitorar e dimensionar os impactos de suas tecnologias na sociedade. A ideia é promover a inclusão produtiva de milhões de pessoas, assim como a conservação de biomas, no âmbito de sua biodiversidade (fauna, flora) ou de seus recursos abióticos (água, solos, atmosfera, etc.), além de contribuir para a resiliência de comunidades e biomas em face das mudanças climáticas. 

No Balanço Social 2020, das 152 tecnologias selecionadas em 2020 para a avaliação de impacto, 140 contribuem para o alcance dos 5 pilares da Agenda 2030: 116 para pessoas, 57 para prosperidade, 80 para planeta e 30 para paz e parcerias.