Senar mantém programa de agricultura irrigada

Apesar do imenso potencial que possui para a irrigação, o Brasil aplica a tecnologia em 8,2 milhões de hecatares segundo o Atlas Irrigação, da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional). A irrigação é fundamental não somente para o aumento na oferta de alimento, mas também para a segurança alimentar e nutricional da população mundial.
Para contribuir com o uso racional dos recursos hídricos e ao mesmo tempo contribuir para a competitividade no campo, o Senar desenvolveu o Programa Nacional de Irrigação
, que, entre outras ações, objetiva informar o produtor rural sobre o tema.

O Programa Nacional de Irrigação do Senar é divido em duas ações estratégicas: Agricultura irrigada é a capacitação de produtores rurais na gestão do uso da água da irrigação através do manejo eficiente dos sistemas de irrigação existentes.
A segunda ação é a capacitação de produtores rurais para que eles atuem de forma representativa nos comitês que são a instância decisória sobre a gestão e planejamento dos recursos hídricos, de grande relevância para temas como definição de valores de cobrança pelo uso da água, isenções, projetos, licenciamentos e outorgas.

FOCOS PRINCIPAIS – O programa de irrigação tem três focos principais: o primeiro é incentivar a adoção de tecnologias de irrigação, assegurando alimentos na safra, principalmente em regiões de escassez de chuva, onde a agricultura irrigada é sinônimo de sobrevivência.

Os outros dois são fomentar o incremento da agricultura irrigada, através da transferência de tecnologia e melhoria da produtividade e promover a utilização de técnicas de irrigação de precisão, manejo do solo, da água e da proteção de nascentes favorecendo o uso sustentável de recursos naturais, tendo como foco a gestão econômica e o manejo do solo e da água.


São seis cursos: Manejo e Gestão da Irrigação; Gestão em sistemas de irrigação por aspersão; Gestão em sistemas de irrigação localizada; Gestão em sistemas de irrigação por superfície; Fertirrigação e Reuso; e Gestão da energia elétrica e irrigação.