PODCAST – Atlas Irrigação: segunda edição sinaliza incremento de 4,2 milhões de hectares em 20 anos

Sergio Ayrimoraes, superintendente de planejamento da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional -, e Thiago Fontenelle, coordenador de estudos setoriais da ANA, conversam sobre a segunda edição do Atlas Irrigação, lançada em março de 2020.

O Atlas Irrigação aponta área total irrigada no Brasil de 8,2 milhões de hectares e prevê que em 20 anos, pode crescer em 4,2 milhões de hectares, espaço 79% superior ao atual com irrigação com água de mananciais. Sinaliza, ainda, tendência de uso mais racional da água pela agricultura irrigada, tema central para as políticas relacionadas aos recursos hídricos, por ser um dos principais usuários da água no Brasil e no mundo. 

Com o Atlas Irrigação, a ANA busca demonstrar a importância da atividade tanto para a sociedade quanto para a economia do Brasil. Além disso, a publicação tem o intuito de fornecer uma base técnica robusta para o acompanhamento e o planejamento da expansão do setor – sobretudo quanto à segurança hídrica para os usos múltiplos –, contribuindo para a Política Nacional de Irrigação e para a Política Agrícola. Essa base de dados também será incorporada ao Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040, que está em elaboração e é um instrumento norteador da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Para atualizar e expandir o conteúdo do Atlas Irrigação, a ANA contou nessa segunda edição com uma rede ampla de parcerias, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Agrosatélite Geotecnologia Aplicada, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Acesse aqui o conteúdo completo do Atlas Irrigação.

Assista aqui à animação sobre o Atlas Irrigação.