Módulos de coleta de dados em campo com IA e tecnologia nacional

O FIT – Instituto de Tecnologia com plantas em Jaguariúna, Sorocaba e Manaus – em parceria com a Agrosmart – empresa desenvolvedora de tecnologia de apoio à tomada de decisão em campo, para a cadeia do agronegócio, com vistas à uma agricultura mais sustentável e resiliente ao clima – desenvolveu módulos que garantem a mesma qualidade de dados, em um hardware ainda mais resistente, que utiliza Inteligência Artificial.

Este primeiro resultado da parceria e chegou ao mercado em janeiro e atende o objetivo das empresas de iniciar um novo momento para o agronegócio, do Brasil para o mundo, com tecnologia 100% nacional. Além de dados climáticos o módulo capta informações sobre as condições do solo, entre outras. As informações são analisadas pelo próprio sistema, via Inteligência Artificial e informa ao produtor, por exemplo, o momento ideal para plantar ou colher, ou a quantidade de água necessária para determinada área e cultura.

“A Agrosmart está sempre inovando para ter um produto robusto, confiável que possa operar em condições extremas e em qualquer lugar. Sempre tivemos o importante apoio do FIT para refinar nossa tecnologia. Agora estamos dando um próximo passo importante na nossa parceria para apoiar nossa expansão global e nossa competitividade com o início das operações em Manaus”, diz Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart.

O FIT que já é parceiro de grandes empresas e atua na gestão de P&D de grandes marcas, se posiciona também, como um provedor de soluções inovadoras para empresas de diversos tamanhos e em qualquer estágio de maturidade.

“A internet das coisas é uma realidade cada vez mais popular. Em breve a tecnologia 5G vai nos permitir atingir soluções que ainda nem conhecemos. Para o FIT é importante não só participar deste momento, mas liderá-lo. por isso, apostamos em projetos que tenham potencial de contribuir com esse novo momento da sociedade, que possam resolver problemas de países em desenvolvimento e que estejam alinhados à estratégia de crescimento do Brasil, com potencial de ganhar o mundo. O desafio que a Agrosmart nos trouxe é uma mistura de todos estes elementos”, afirma Carlos Ohde, diretor de Inovação, responsável pelo FIT.