Bioenergia: um negócio em expansão

ACP Bioenergia supera 2,5 milhões de toneladas produzidas nesta safra, em mais de 30 mil hectares, distribuídos em três polos canavieiros, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo André Candido, sócio-diretor da ACP Bioenergia, o destaque em 2020 fica para o polo de Rio Brilhante (MS) que, ano após ano, vem aumentando sua produção e mesmo em um ano com muita dificuldade e desafios climáticos enfrentados em todo o País, produziu mais de 1 milhão de toneladas, fornecido e entregue à Usina Santa Luzia.

Candido cita dois pilares importantes da companhia. O primeiro deles é a diversificação implementada no decorrer dos últimos anos, por meio da atuação em regiões distintas em clima, ambiente produtivo e contraparte, além da diversificação de cultura, estrutura esta que mitiga riscos em todos os sentidos, permitindo uma maior aderência ao planejado e uma maior previsibilidade no fluxo de caixa.

O segundo pilar citado são as pessoas. Com mais de 650 funcionários atualmente, a empresa reconhece e valoriza seu time, com ações diferenciadas em motivações, campanhas e treinamentos. Candido cita como uma das campanhas a que, anualmente, distribui três motos por polo, para os melhores operadores, além do café da manhã, semanal, com os operadores, do qual participa pessoalmente.

Os planos para os próximos cinco anos são o crescimento e a consolidação da diversificação, por meio da contratação e instalação do novo polo de cana, com a meta de alcançar 20 mil hectares de grãos, entre os polos do Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Evolução – Com mais de 29 anos de atuação, após participar da construção da Usina Conquista do Pontal, em Mirante do Paranapanema (SP), da qual foi acionista até o final de 2013, focou no fornecimento de cana, sempre utilizando estrutura própria de máquinas e pessoas, e foi moldada para ser a solução mais eficiente às usinas das quais é fornecedora, primarizando e verticalizando toda a operação agrícola, até a esteira da usina. Dessa forma, criou parcerias duradouras e rentáveis.

Em 2015, a ACP Bioenergia rompeu a barreira de 1 milhão de tonelada em cana-de-açúcar fornecida, a soma da produção de Rio Brilhante (MS) e Teodoro Sampaio (SP). Em 2018, chegou à Edéia (GO), fornecendo 500 mil toneladas de cana-de-açúcar à Usina Tropical, do grupo BP Bunge, chegando à marca de 2,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nos três polos.

Passo bastante importante foi dado em 2019, com a abertura de um novo polo, em Marianópolis (TO), focado, única e exclusivamente, na produção de soja e milho, que já está com mais de 10 mil hectares contratados e em produção.

Na retaguarda, a empresa vem fortalecendo fortemente seus movimentos de ESG e já está com o balanço dos últimos três anos auditados, pela PWC. No final do ano passado, instalou um conselho consultivo, contando com dois conselheiros independentes e sistema de gestão integrado e conectado com o campo. Recentemente, contratou as certificações Great Place to Work e a Vive (contemplando as certificações: Vive, ProTerra, Smartcanee SAI Platform), além de atingir a marca de 146 mil mudas de árvores plantadas.

Foto: Divulgação