DESTAQUE – Programa de EaD trata da relação agricultura e apicultura

Movimento Colmeia Viva põe no ar programa de educação a distância sobre a relação entre a agricultura e a apicultura

São Paulo (SP) – O Movimento Colmeia Viva informa que acaba de entrar no ar seu novo programa de educação a distância (EAD), sobre a adoção de boas práticas agrícolas e apícolas na proteção de abelhas e cultivos. Cinco aulas gravadas do Colmeia Viva EAD, gratuitas, já estão abertas mediante inscrição no site do movimento. Conforme os coordenadores do Movimento Colmeia Viva, Daniel Espanholeto e Rhaissa Michievicy, que ministram três videoaulas, o programa é didático e atende com eficácia a qualquer faixa de público.

De acordo com os porta-vozes, as videoaulas de estreia abordam boas práticas agrícolas e apícolas na construção de uma agricultura mais sustentável; a complementaridade entre agricultura, apicultura e os defensivos agrícolas, o uso correto e seguro de defensivos agrícolas e a formalização de apicultores e pastos apícolas, entre outros temas relevantes na área.

O conteúdo integral do Colmeia Viva EAD, salientam os porta-vozes, é voltado principalmente a agricultores, apicultores, engenheiros agrônomos e técnicos do setor agrícola, aplicadores de defensivos agrícolas, prestadores de serviços na área, distribuidores e revendedores de insumos.

Aplicações aéreas – O médico veterinário Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Colmeia Viva, lembra da necessidade de fazer valer as boas práticas nas aplicações aéreas de produtos. Por isso, diz Espanholeto, a videoaula com ênfase neste tema ocorre em parceria com o Sindag – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola. A entidade aeroagrícola encampou o propósito de dialogar com apicultores antes de aplicações de defensivos agrícolas, uma medida considerada chave na proteção de abelhas e lavouras.

“O conteúdo do EAD foi elaborado com base no Compromisso Colmeia Viva: construir uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura pelo diálogo entre agricultores e apicultores. Esta relação resulta na proteção de abelhas, cultivos, do meio ambiente e assegura o direito básico de alimentação das pessoas”, reforça Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, responsável também pelo Colmeia Viva Assistência Técnica (0800 771 8000).

Uma iniciativa pioneira e bem-sucedida da indústria de defensivos agrícolas, sob a governança do Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal -, o movimento Colmeia Viva apresentou, nos últimos dias, os resultados de seu Compromisso Público 2020 (2017-20). A entrega ocorreu durante evento online com a presença de representantes da indústria e das cadeias agrícola e apícola, além de autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ibama. Participaram ainda porta-vozes de órgãos de fiscalização como a Cidasc (Santa Catarina).

Resultados e benefícios transferidos pelo Movimento Colmeia Viva à sociedade brasileira estão reunidos na nova publicação Inovação da Indústria de Defensivos Agrícolas para Uma Relação Mais produtiva Entre Agricultura e Apicultura, que reproduz a trajetória do movimento no ciclo 2017-2020. O material começa a circular nos próximos dias e poderá ser conferido no site do movimento: www.colmeiaviva.com.br.