Potencialidades de solos do Nordeste: evento on-line

Yara participa, com palestra, da VI Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS), realizada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Regional Nordeste, que acontece nos dias 1 e 2 de dezembro, no formato on-line. No evento, o especialista Agronômico Nordeste da Yara, Eduardo Saldanha, palestrará sobre “Tecnologias para aumento da eficiência dos fertilizantes”. A apresentação está agendada para o primeiro dia, das 14h às 15h30.

As inscrições podem ser feitas aqui.

De acordo com o agrônomo, o evento é uma grande oportunidade de integração de diversos pesquisadores ligados à ciência do solo na região Nordeste do Brasil, principalmente, no que diz respeito à diversidade climática da região e à elevada variabilidade de tipos e características de solo. “Sabemos o quanto é difícil lidar com os efeitos das mudanças climáticas previstas na região, por isso, o manejo e uso de solo devem ser realizados de forma adequada. O maior desafio nesses casos é a atenção aos manuais de recomendação de adubação que devem ser tomados por base a fertilidade natural do solo e as culturas que serão implantadas”, explica Saldanha.

Durante a palestra, o especialista apresentará a importância da aplicação de tecnologias agronômicas em fertilizantes sólidos, hidrossolúveis e foliares para os solos e o quanto isso está diretamente ligado ao metabolismo e a todas as reações fisiológicas da planta que vão desde a formação de novas raízes até o desenvolvimento de partes vegetativas. “A aplicação correta de nutrientes para o solo na região pode resultar em impactos positivos na produtividade agrícola de várias culturas exploradas no Nordeste”, finaliza Eduardo.