Vacathon: uma semana de inovação promovida pela Embrapa Gado de Leite

Em sua quinta edição – a primeira internacional – o Vacathon foi realizado entre os dias 22 e 30 de outubro, pela Embrapa Gado de Leite, tendo conta com participantes do Brasil, Argentina e Angola.

Essa maratona de inovação do setor do leite e derivados compõe o movimento por inovação Ideas For Milk, é inspirada no conceito de hackathon, imersão de programação, e tem como objetivo o fomento da inovação de processos no mercado do leite e da aproximação entre pesquisadores e mercado.

As equipes multidisciplinares são selecionadas pelas universidades. Alunos e professores passam 8 dias junto ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas do setor. O grupo fica conectado 24 horas e tem disponíveis debates, cursos, mentorias, encontros e lives já que o evento ocorre totalmente virtual.

Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital. Estão inscritas equipes de 27 universidades. Pela primeira vez na história do evento, participarão equipes de 3 universidades de Angola e Argentina. Todos os dias, os participantes terão um cronograma de conteúdos virtuais disponíveis no canal de conteúdo do evento, o Milktube. Também será oferecida mentoria virtualmente.

No dia 30 de outubro, foi feita a avaliação de 35 equipes finalistas por 163 avaliadores de 73 empresas, segmentados em quatro baterias. Quatro quesitos foram considerados nas análises: impacto econômico, visão de futuro, barreiras de entrada e desenvolvimento e execução, sendo que cada um, com um peso específico, compunha a nota final.

A escolha das melhores soluções criadas durante a competição foi feita via Internet, com a participação direta do público, em formato de reality show. A transmissão foi em tempo real pelo canal da Embrapa no Youtube, além do Facebook e na Repileite. A jornalista Katia Penteado, idealizadora e editora do GestAgro 360°, participou em duas baterias como avaliadora.

As cinco melhores colocadas, pela ordem decrescente foram:

  • 1° UFRJ – Equipe Mimosa
  • 2° ESALQ – USP / IFSP Piracicaba – Equipe LACTECH
  • 3° Unochapecó / Parque Científico e Tecnológico de Chapecó@- Equipe Cow of Duty
  • 4° IF Sudeste MG Rio Pomba – Equipe CEAGA4
  • 5° IFTM Uberaba – Equipe A3A3

Abertura – A programação de abertura do Vacathon 2020 tem a participação de José Luiz Tejon, Top of Mind de RH e uma das maiores autoridades nas áreas da gestão e agronegócio, os ex-ministros de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli, entre outras personalidades do mundo agro.

Em vídeo, eles registraram mensagens aos participantes. Tejon dirige-se ao pesquisador e inovador: “É você que vai olhar para o infinito que há entre os números. Mantenha sempre a juventude e curiosidade dentro de você. Aquele que vai para ao futuro é o que vai aprender, aprender e aprender! Isso é sinônimo da criança grande e eterna que nos habita. E a Embrapa tem autoridade para falar para o campo e também para a sociedade urbana”, provocou.

Roberto Rodrigues destacou a importância troca de saberes entre as gerações que compõe o agronegócio e, especialmente, a presença feminina para o desenvolvimento: “É impressionante a qualidade dos jovens que se formam em ciências agrárias. Especialmente as meninas. Elas têm provocado uma mudança na gestão. E com a tecnologia da informação temos aprendido com a moçada a dar saltos muito grandes na produtividade e na qualidade do mercado”.

Alysson Paulinelli reforça a importância do Brasil na inovação: “Confie na ciência. A ciência é grande arma que temos para transformar o mundo. E o conhecimento está aí, na Embrapa, nas universidades. Nossos talentos humanos têm condições de ocupar os mais importantes espaços de pensamento no mundo” , comentou entusiasmado. 

Ideas For Milk – O Vacathon é um dos eventos que compõe o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros 3 eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups(fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras).

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio de Sebrae, Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM, Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Ssistema OCB, Silemg, Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.