“O agricultor pode extrair muito da agricultura de precisão. Quando tratada como uma área ligada a equipamentos somente, acaba sendo limitada a resultados provenientes do bom desempenho deles. Mas, quando usada como um processo, o resultado ganha uma amplitude muito maior do que simplesmente um gadget criados para facilitar funções específicas e úteis no cotidiano”, explica Gabriel Camarinha, coordenador de agricultura de precisão Coplacana, comentando relatório realizado pela Markets and Markets que prevê, até 2025, crescimento de 82,8% na agricultura de precisão, gerando receita de US$ 12,8 bi, com os países das Américas Latina e do norte concentraram a maior parte do mercado. De acordo com o relatório, apenas no Brasil, 84% dos agricultores faz uso de pelo menos uma ferramenta digital como apoio ao trabalho no campo.
O sistema de gestão que oferece recursos como mapa caminhamento de água, mapa de curvas de nível, mapa de declividade, mapa de linhas de plantio, mapa de terraceamento, ortofotomapa tem uma grande usabilidade no manejo do solo. Em áreas afetadas por pragas, por exemplo, os mecanismos da agricultura de precisão auxiliam no momento de aplicar a quantidade correta de defensivos. Também pode ser utilizada no manuseio de fertilizantes, entre outras funções.
O método traz inúmeras vantagens. Na prática a nova forma de fazer agricultura traz para o produtor otimização do uso do equipamento empregado na operação, diminuição no consumo de produtos nas aplicações devido a redução do número de aplicações e consequentemente há um melhor aproveitamento dos recursos empregados na propriedade.
Quando consideramos todo o processo de produção é possível enxergar outros benefícios unificação e padronização de todas as etapas de trabalho transformando em um grande processo e facilitando o gerenciamento de todas as fases. Otimização da mão de obra e redução dos gastos e consequentemente melhores resultados financeiros possibilitando ao produtor possa direcionar seus investimentos na melhoria contínua decorrente do uso da agricultura de precisão.
“Ao analisar a implantação de um processo de Agricultura de Precisão conseguimos ver uma grande quantidade de melhorias que vão desde economia de insumos até a qualidade da cultura implantada. Diante deste potencial, a Coplacana investe e disponibiliza aos seus cooperados todo o suporte necessário para que o produtor consigo extrair o melhor que agricultura de precisão pode oferecer para o trabalho no campo”,considera o especialista.