Genética de alta performance: investimento constante inclusive no reforço do plantel

Responsável pelo desenvolvimento de projetos de seleção e melhoramento genético da raça Aberdeen Angus no Brasil, a VPJ Pecuária investe continuamente na manutenção e no desenvolvimento de um rebanho de matrizes de linhagens de marmoreio nos Estados Unidos baseadas no município de Decatur – Texas.

O programa prioriza que todos os animais Angus Marbling nascidos no Brasil continuarão registrados na Aberdeen Angus Association, concorrendo em igualdade com as mensurações genéticas do gado americano. Como explica o pecuarista Valdomiro Poliselli Júnior, a VPJ cria “uma linha genética denominada VPJ Angus Marbling, A pecuária está formando um plantel de fêmeas no Brasil através de importações de embriões de doadoras americanas superiores para características de qualidade de carne”.

Nesse sentido, visando a performance e desempenho em outra linha genética com foco em Marmoreio e Área de Lombo, para reforço do plantel, a VPJ adquiriu recentemente parte do rebanho importado Black Opal. “As melhores fêmeas de qualidade de carne vêm para o rebanho VPJ”, comenta o criador Poliselli, responsável pelo pool de empresas do Grupo, frisando que “os animais que adquirimos da Black Opal vêm para somar no plantel Angus Marbling da VPJ. São animais super bem avaliados para marmoreio, com porcentagens de top 1% e top 2% para este índice. Todos são registrados na associação norte-americana com pedigrees bastantes modernos”.

A aquisição desses animais – informa o criador – “representa importante reforço ao plantel da VPJ de uma genética diferenciada que continuará com registros na AAA (Aberdeen Angus Association) nos Estados Unidos”. E na busca de disseminação da qualidade desenvolvida pela VPJ Pecuária, em 31 de outubro, “realizaremos nosso 23º Leilão VPJ Genética com oferta de touros e matrizes Aberdeen Angus, Brangus e Red Brahman, além de cavalos da raça Quarto de Milha”, convida Poliselli

Além disso, a VPJ Alimentos, empresa do mesmo grupo econômico, desenvolve programas de cruzamento com sêmen de touros selecionados para marmoreio e área de lombo em parceria com as principais centrais do País, garantindo a compra dos animais gordos para o abate.