Fusões & Aquisições: movimentação também no agronegócio

A exemplo do que vem acontecendo em vários setores da economia global, indústrias mundiais do agronegócio vêm mudando de mãos. No dia 31 de agosto, a MSD Saúde Animal anunciou a aquisição da IdentiGEN, empresa de soluções de rastreabilidade para pecuária e aquicultura da MML Growth Capital Partners Ireland. No dia seguinte, foi a vez da Deere comunicar a conclusão do processo de aquisição da Unimil, empresa brasileira líder no negócio de peças de serviço pós-venda para colhedoras de cana-de-açúcar.

Como informa a MSD Saúde Animal, a aquisição da IdentiGEN permite a expansão do portfólio, passando a oferecer soluções para melhorar a saúde animal e complementar a tecnologia existente de identificação e monitoramento, fornecendo dados e percepções acionáveis em tempo real para auxiliar, desenvolver ou aprimorar a gestão e resultados da produção de bois, vacas e peixes.

A tecnologia desenvolvida pela IdentiGEN combina o DNA único de cada espécie (ácido desoxirribonucléico) e análise de dados para fornecer uma solução de identificação baseada em evidências, chamada DNA TraceBack, que monitora com precisão carne bovina, frutos do mar, porcos e aves, que são rastreáveis da fazenda à mesa.

No caso da aquisição da Unimil pela Deere & Company, o anúncio inicial de acordo entre as partes foi feito em outubro de 2019, pela John Deere, com a meta de reforçar o comprometimento da empresa com o negócio de cana-de-açúcar no Brasil, bem como seu comprometimento em ajudar os clientes a reduzir seus custos de produção.

Com base em Piracicaba (SP), a Unimil foi fundada em 1999 e tem aproximadamente 430 funcionários. A empresa manterá seu próprio nome e sua própria marca comercial.