Operação auditada pelo Bureau Veritas e os recursos advindos da emissão de R$ 25 milhões serão usados para financiar operação de grãos regenerativos orgânicos da Rizoma Agro em parceria com o Grupo Ecoagro. Essa é anunciada como a primeira emissão do mundo a ser certificada como Green Bond de acordo com o novo critério de agricultura do Climate Bonds Standard. É a primeira vez que uma empresa do segmento agrícola conquista esse certificado.
Os Green Bonds (Selos Verdes) são títulos de dívida voltados à captação de recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas.
A captação advinda da emissão dos CRAs, será aplicada na expansão da Agricultura Regenerativa Orgânica da Rizoma Agro, que utiliza sistemas produtivos que combinam práticas agrícolas que sequestram carbono, melhoram a resiliência ambiental e o incremento de matéria orgânica no solo.
Para a obtenção da chancela “verde” pela Rizoma Agro, foi avaliada uma área de 1.200 hectares de produção regenerativa orgânica, além de um silo para secagem de grãos e armazenamento no Estado de São Paulo. A operação contou com protocolo agrícola desenvolvido pela Climate Bonds Initiative aplicado pela primeira vez em um projeto no setor de Agricultura. O Bureau Veritas auditou os critérios determinados e suas evidências para a prática de agricultura de baixo carbono.
“Esse é um marco muito importante para a Rizoma Agro e para o agronegócio como um todo no País, que agora passa a contar com uma nova fonte de financiamento para projetos de regeneração ambiental. Essa modalidade de captação poderá acelerar uma verdadeira mudança de paradigma na agricultura, com um modelo de produção que alia viabilidade econômica, preservação de recursos naturais e melhoria nos indicadores ambientais”, diz Pedro Paulo Diniz, sócio-fundador da Rizoma Agro.
“O Brasil tem algumas das melhores práticas de agricultura sustentável em nível mundial. A emissão do CRA Verde da Rizoma é muito importante para reforçar essa tese de investimento, contribuindo para que outras empresas com o mesmo potencial de operações Verde possam ser viabilizadas em um horizonte breve. A Ecoagro vem, desde 2016, dedicando especial atenção no desenvolvimento do mercado de operações com selo Verde, reforçando sua estratégia de fomentar a sustentabilidade e práticas ESG no agronegócio brasileiro.” Milton Menten, CEO, Ecoagro
“O Brasil é uma referência mundial em Agronegócio e não surpreende nosso pioneirismo na emissão de green bonds no setor. Os sistemas produtivos do projeto combinam práticas agrícolas de baixo carbono, melhora da resiliência ambiental e incremento de matéria orgânica.” José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.
“Conectar os investidores a um projeto que mistura sustentabilidade e escala é motivo de orgulho e motivação para a Necton. A Rizoma vem para revolucionar o mercado do agronegócio e nós estaremos sempre ao lado para viabilizar financeiramente essa transformação”. Rafael Giovani, Diretor de Distribuição da Necton Investimentos
“O CRA verde da Rizoma é mais uma prova do enorme potencial do agronegócio brasileiro no mercado de títulos verdes. Esta emissão, a primeira a ser certificada dentro dos critérios de Agricultura, prova que o Brasil está no caminho certo. Damos os parabéns à Rizoma por esta emissão histórica. A primeira de muitas, certamente.” Justine Leigh-Bell, Diretora, Climate Bonds Initiative
Plano de Investimentos Verdes para a Agricultura Brasileira – A emissão da Rizoma é concluída semanas após o lançamento do plano de investimentos “Destravando o Potencial de Investimentos Verdes para Agricultura no Brasil”, elaborado pela Climate Bonds Initiative e parceiros. O plano identifica projetos e ativos elegíveis para financiamento verde no país e revela que o potencial de investimento para a Agricultura no Brasil atinge 163 bilhões de dólares (692 bilhões de reais) até 2030.
O Plano de Investimentos foi desenvolvido para demonstrar como as finanças verdes podem ser direcionadas para financiar projetos de agricultura e ativos em escala. O estudo destaca projetos verdes para agricultura, pecuária, energia renovável, florestas e infraestrutura para que os emissores e investidores possam entender as oportunidades que podem ser rotuladas ou agregadas para atrair capital verde.
Os Green Bonds (Títulos Verdes) são títulos de dívida voltados à captação de recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas. Essa categoria de emissões vem registrando crescimento acelerado nos últimos anos. De acordo com a Moody’s, agência de classificação de crédito, o mercado de ‘títulos verdes’ ou voltados para projetos de impacto socioambiental positivo devem alcançar um recorde de US$ 400 bilhões neste ano.
Já os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originários de negócios realizados entre produtores rurais, ou suas cooperativas, e terceiros. Os CRAs cobrem financiamentos ou empréstimos relacionados à produção e comercialização de produtos, insumos agropecuários e máquinas utilizados na produção agropecuária.