Usualmente chamada de safrinha, a segunda safra de milho vem dando grande contribuição aos produtores brasileiro. Na safra 2019/2020, por exemplo, fez a sua parte ajudando a, pela primeira vez na história da agricultura nacional, ultrapassar a marca de 100 milhões de toneladas produzidas. E neste momento, em que os produtores de milho começam a pesquisar as melhores soluções para a safrinha 2021, a Bayer traz ao mercado o lançamento de cinco híbridos das marcas Sementes Agroceres, Agroeste e Dekalb.
Os produtos chegam ao mercado com a tecnologia VT PRO3, “a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra os ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até a espiga contra ataques de lagartas da parte aérea, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas. “O produtor brasileiro é o nosso grande parceiro e sabe que os híbridos da Bayer entregam diversos benefícios a ele, especialmente o potencial aumento de produtividade”, esclarece o gerente de produto para milho da Bayer, Danilo Pereira. “Investimos em pesquisa e desenvolvimento para entregar um portfólio de híbridos de milho com excelentes resultados”, ressalta o especialista.
As novidades de cada marca são:
Agroeste – AS1820 PRO3 – bom conjunto de sanidade de grão, alto potencial produtivo e tolerância às principais doenças foliares para os diferentes ambientes de produção; AS 1822 PRO3 – alia estabilidade, amplitude de janela de plantio e bom perfil defensivo para doenças foliares; e AS1868 PRO3 – híbrido com excelente produtividade para os melhores ambientes de produção. Os três híbridos são recomendados para toda a região tropical, incluindo as regiões do Médio Norte do Mato Grosso (Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Campo Novo do Parecis), Primavera do Leste (MT), Rio Verde, Formosa (GO), Uberlândia (MG), para o leste de São Paulo e o sul de Minas Gerais.
Agroceres – AG 8065 PRO3, com ciclo precoce rápido, competitivo em todos os ambientes da safrinha com sanidade para mancha branca e qualidade de grãos, é recomendado para as regiões do Médio Norte do Mato Grosso (Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Campo Novo do Parecis), Primavela do Leste (MT), Rio Verde, Formosa (GO), Uberlândia (MG), para o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e também Mato Grosso do Sul.
Dekalb – DKB 360 PRO3, de ciclo superprecoce com excelente performance produtiva, apresenta alta tolerância a tombamento/acamamento, boa tolerância a mancha branca, grãos ardidos e complexo de enfezamento. Este híbrido é recomendado para as regiões do Médio Norte do Mato Grosso (Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Campo Novo do Parecis), Primavera do Leste (MT), Rio Verde (GO), Uberlândia (MG), para o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e também para a safrinha do Paraná.
Além dos híbridos mencionados, tanto a marca Dekalb quanto a Sementes Agroceres colocará à disposição do produtor híbridos de RefúgioMax, marca de sementes ideal e exclusiva para o plantio de refúgio de milho. “Sempre reforçamos com o agricultor a importância da prática de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para preservar os benefícios da tecnologia Bt. E um dos principais pilares para essa preservação é a implementação do refúgio estruturado, que ajuda a reduzir a população de insetos resistentes e, assim, visa a proteção do potencial de produtividade da lavoura”, acrescenta Pereira.