A partir de sua sede em Uberaba (MG), a Ubyfol comemora as muitas mudanças realizadas nos últimos cinco anos, que a fazem chegar aos 35 anos tendo passado por um recente, grande e ambicioso processo de reestruturação. A meta foi estar pronta para novos desafios no agro e despontar como uma empresa parceria do agricultor brasileiro, focada em produtividade com sustentabilidade no campo.
De acordo com Fabrício Simões, diretor-presidente da empresa, a Ubyfol adotou pilares muito sólidos para esse momento de mudanças e crescimento: implantação de modelos de gestão e governança, políticas de Qualidade e Meio Ambiente através de certificações ISO 9001 e ISO 14001, operações estruturadas acessando o mercado de capitais e novas estratégicas de atuação, seja via rede de distribuição ou venda direta. “Preparamos a empresa e a equipe para dar um salto e aumentar a presença no mercado. Temos a ambição de crescermos mais que o mercado nos próximos cinco anos”, afirma, animado com os resultados do primeiro semestre deste ano, que registrou crescimento acima de 20%.
Força nas vendas – O desafio constante de estar presentes no campo junto aos clientes, entendendo suas necessidades e busca por incremento de produtividade por cada hectare produzido, fez com que a Ubyfol remodelasse a cobertura de área, atuando de forma mais efetiva à campo. Essa mudança foi direcionada por dois importantes pilares: Re-divisão de áreas de atuação possibilitando melhor e maior cobertura territorial e uma Nova Política de Distribuição, focada nos desafios de ampliação de acesso.
Além disso, a empresa intensificou a presença no campo através do aumento de equipe comercial e técnica, possibilitando ampliar a cobertura no território nacional. Ampliamos em 100% nossa força de vendas, fortalecendo regiões de liderança. “Hoje temos aproximadamente 300 colaboradores. Isso dá uma dimensão do investimento e do nosso comprometimento em levar as melhores tecnologias em nutrição vegetal a todos agricultores”, destaca Simões.
A Ubyfol também focou em sua rede de distribuição, elevando a cobertura e seu acesso em importantes regiões produtoras, como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e região Sul do Brasil. Somada a isso, houve expansão do modelo de venda direta com a estruturação do modelo KAM (Key Account Managment).
Entre as culturas, a cana-de-açúcar tem a maior representatividade dentro da companhia. O plano de crescimento passa por fortalecer a posição de liderança em cana e acelerar o crescimento em culturas chave como: soja, milho, algodão, café e hortifruti, onde a empresa disponibiliza excelentes soluções nutricionais para alavancar o aumento de produtividade. “Nossa estratégica de acesso a mercado aliada com a construção de um time de especialistas em Nutrição Vegetal impulsionará a Ubyfol a se consolidar cada vez mais frente ao cenário competitivo de mercado, cita o diretor”.
Mercado de capitais – A Ubyfol passou a acessar o mercado de capitais e ter uma estratégia de caixa extremamente robusta. A empresa reuniu todos os elementos necessários em um mercado crescente. Ou seja, juntou uma grande força de venda com atendimento estratégico ao cliente associado a uma robustez de caixa operacional e ainda; uma fábrica nova e moderna que tem uma capacidade instalada que permite pensar no crescimento agressivo juntamente ao um sistema de gestão e governança altamente eficiente.
Na opinião de Simões, ao alinhar todos esses fatores, o drive principal passa a ser geração de valor, isso sem se descuidar da excelência no atendimento e presença junto ao cliente. “As soluções financeiras da empresa têm sido uma grande inovação para nosso segmento. Não é comum uma empresa de Nutrição Vegetal ter ferramentas financeiras tão robustas que suportem o crescimento, bem como às necessidades do sistema de distribuição Ubyfol”, salienta.
Internacionalização e crescimento – O plano estratégico da companhia passa pela Internacionalização. Neste contexto, a empresa já atua no Paraguai há 20 anos. Os resultados obtidos e a experiência em atuar em outro País têm nos direcionado para acelerarmos o plano de internacionalização na América do Sul, Central e do Norte. Os processos de registro de produtos já estão iniciados na Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala e México. “Estamos montando uma estrutura comercial bem planejada para que possamos levar aos agricultores destes países nossas tecnologias”, conclui o diretor.