Boas práticas agrícolas e produção sustentável: tema de treinamento para técnicos visando à multiplicação do conhecimento

Syngenta, Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), SENAR/MG, FAEB (Federação de Agricultura do Estado da Bahia), SENAR/BA e a Embrapa Milho e Sorgo uniram forças para realizar um extenso e robusto treinamento com foco prioritário em boas práticas agrícolas e manejo consciente, dirigido aos técnicos, instrutores (da área de Aplicação de Defensivos e Manejo Integrado de Pragas e Doenças) e supervisores dos programas de ATeG (Fruticultura, Olericultura, Superação Brumadinho, Cafeicultura e Agronordeste), bem como do Café + Forte, que prestam apoio a produtores rurais de Minas Gerais e Bahia.


Intitulado de BoasPráticasAgrícolasnaProduçãoIntegrada, o evento aconteceu durante na semana de 3 a 7 de agosto e contou com a disseminação de conhecimento e experiência de técnicos e instrutores das organizadoras, além da participação de integrantes do projeto Café + Forte da FAEMG e outros convidados das instituições.

O objetivo do encontro foi promover uma atualização e o alinhamento com os profissionais, enfatizando as melhores práticas agrícolas para uma lavoura sustentável, que integra desde a compra dos produtos até o descarte correto das embalagens vazias. Esta foi a primeira fase da atualização, com conteúdo exclusivamente teórico. Em um segundo momento, quando for viável e seguro para todos os participantes, será realizada a parte prática, de forma presencial.

Entre os temas de destaque, estavam a questão entre “risco x perigo” no uso de defensivos agrícolas, os cuidados com a saúde humana, tecnologias de aplicação, tratamento de sementes, a importância dos polinizadores, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, e o processo regulatório de registro de produtos.