Registrando, em média, 350 participantes por hora e com 3.580 acesso no site, a Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para agricultura de precisão, fez sua feira agrícola digital, em 24 de abril, das 7h às 19h, com direito a três lançamentos importantes para o setor.
José Carlos Bueno, diretor Comercial para a América Latina da Divisão Agrícola da Trimble, explica que a ideia surgiu após o adiamento da Agrishow 2020: “Tínhamos programado novidades para lançar na Agrishow e optamos por desenvolver um evento específico de nossa empresa, para apresentar a agricultura de precisão como um circuito. Realizamos, assim, a primeira feira agrícola em formato digital no Brasil, e foi muito divertido”, comemorou.
Outro aspecto destacado por Bueno tem relação com a possibilidade de levar o evento a clientes que usualmente não visitam uma feira. “Tivemos clientes de praticamente todos os Estados brasileiros, além do Paraguai, Argentina e Bolívia, entre outros. Desse modo, otimizamos o relacionamento e potencializamos o alcance”, comentou e garantiu: “Esse evento veio para ficar pela amplitude, pela agilidade e por poder ser organizado de forma rápida’.
Circuito tecnológico
Organizada como um circuito tecnológico, a feira agrícola digital da Trimble contou com 11 salas virtuais com 26 especialistas, todos em home office – um inclusive diretamente do Canadá –, sanando dúvidas sobre agricultura de precisão.
Lígia Amaral, supervisora de Marketing e Vendas da Trimble Agricultura no Brasil, conta que o evento foi montado “com o objetivo de proporcionar uma experiência completa de visita à uma feira tradicional, inclusive com recepcionistas que direcionaram o visitante para a sala mais adequada, de acordo com a sua necessidade, além de demonstrações técnicas dos produtos”.
Lançamentos
Três soluções somaram-se ao portfólio completo de soluções que potencializam os ganhos e diminuem os custos de produção. Além dos tradicionais pilotos automáticos e monitores, entre as principais novidades da feira digital, está o WeedSeeker 2, sistema de pulverização seletiva que diminui em até 90% os gastos com herbicidas, segundo a Trimble. O novo sistema traz diversas melhorias e mantém características do modelo anterior já reconhecidas pelo mercado, como a possibilidade de fazer a aplicação “verde sobre verde”, além de poder ser instalado em qualquer tipo de pulverizador.
O Monitor GFX-350™ e o controlador NAV-500™, por outro lado, formam um conjunto de soluções econômico, ideal para os agricultores que buscam adotar a agricultura de precisão para suas operações diárias. As soluções de plantio, com controle de taxa e monitoramento Field-IQ para adubo e semente. Solução completa de plantio ISOBUS. O sistema ISOBUS permite a comunicação entre máquinas que empreguem tecnologias de diversas marcas que também adotem este protocolo de comunicação. Estas tecnologias podem reduzir custo e aumentar produtividade.
Entre as soluções demonstradas, também estiveram:
- Trimble sinais de correção: CenterPoint® RTX, CenterPoint VRS, RangePoint® RTX e Estação base RTK AgGPS 542
- Pilotos automáticos: EZ-Steer / EZ-Pilot / EZ-Pilot Pro / AutoPilot
- Telas: GFX 750 / CFX 750 / TMX 2050
- Trimble Connected Farm: Work Orders, Autosync™
- Balança / Estação climática
- Manejo de água – Sistema FieldLevel™ , Solução de drenagem WM-Drain, Solução modelamento de terreno WM-Form
- Controle de aplicação: Sistema Field-IQ, Controlador de insumos Field-IQ, Sistema de controle de líquidos Field-IQ ISOBUS.