Cooperativas agrícolas abastecem São Paulo com produtos orgânicos

Muitas pessoas desconhecem a presença de cooperativas agrícolas no grande centro urbano que é São Paulo, mas elas estão em expansão e se encontram espalhadas por toda a cidade. Nos últimos anos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do programa microbacias 2, impulsionou a entrada das associações e cooperativas no mercado, ajudando no desenvolvimento de cerca de 367 grupos diferentes.

Uma das cooperativas contempladas, foi a Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), localizada em Parelheiros, a única da capital paulista especializada somente na produção de alimentos orgânicos e que tem um conceito totalmente voltado para a preservação ambiental. A entidade recebeu da pasta 70% do financiamento de um caminhão refrigerado e 2.500 caixas próprias para o transporte de alimentos.

Fundada em 09 de junho de 2011, a cooperativa tem como missão levar uma alimentação saudável para a população de São Paulo, preservar o meio ambiente, produzir água limpa e ter a natureza como parceira. No total, são 46 cooperados, com produção certificada de orgânicos, que fornecem produtos para os restaurantes da cidade. Um dos principais clientes é o Arturito, restaurante da chefe Paola Carosella.

Lia Góes, uma das fundadoras da cooperativa, está no mundo dos orgânicos desde 1992, quando já tinha um pequeno grupo formado em Parelheiros. Com o tempo, eles foram encontrando agricultores e produtores que vieram de outros estados e acabaram se apaixonando pela agricultura local e estão aqui até hoje.

“Nós escolhemos trabalhar com alimentos orgânicos, porque temos um conceito de saúde, segurança alimentar e além de levar o alimento para a população, também queremos transformar a região em um lugar mais tranquilo, mais saudável, sem muita química e sem muita poluição ao meio ambiente” ressaltou Lia Góes.

Com uma produção de diversos tipos de raízes, folhosas, milho, PANCs, chás e condimentos, a Cooperapas possui a maior produção de mandioquinha orgânica do Estado de São Paulo e está aumentado a cada dia a diversidade de alimentos produzidos. Eles pretendem transformar a região sul da cidade em um local que é conceito em produção de alimentos sustentáveis, sempre valorizando o produtor rural.