Soro de leite: Mapa abre consulta pública para regulamento técnico

Produto cada vez mais valorizado pela indústria alimentícia devido ao alto valor nutricional, o soro de leite vem merecendo atenção também devido a seu grande potencial poluidor, que torna indesejável seu descarte junto às águas residuais. O assunto foi colocado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em consulta pública por 60 dias a partir da publicação da Portaria 26 da Secretaria de Defesa Agropecuária – ocorrida em 6 de fevereiro – para criação do Regulamento Técnico sobre a identidade e requisitos mínimos de qualidade para o soro de leite e o soro de leite ácido, nas formas líquida, concentrada e em pó.

As sugestões para a consulta, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas via Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (SISMAN), da SDA/MAPA, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/

Para ter acesso ao SISMAN, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), do Ministério.

Líquido residual obtido após a coagulação do leite na fabricação de queijos, caseína e outros produtos, o soro do leite trata de um produto com elevado valor nutricional, o soro de leite tornou-se um produto valorizado pela indústria alimentícia e o estabelecimento de padrões de identidade e qualidade proporciona a padronização de sua fabricação, com respeito aos padrões microbiológicos e físico-químicos.

Essa previsibilidade traz benefícios ao produtor, que vai saber exatamente os parâmetros que serão exigidos pela fiscalização, além de garantir a segurança alimentar ao consumidor. Também deverá agilizar os procedimentos administrativos para aprovação do produto junto ao Ministério.