Femagri 2020: a união entre cafeicultura, cooperativismo, tecnologia e gestão

Promovida pela Cooxupé e considerada uma das principais no segmento da cafeicultura, terá a presença de cerca de 120 expositores entre os dias 12 e 14 de fevereiro, das 8h às 18h, em Guaxupé (MG), a Femagri 2020 – 19ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas terá como tema “Cooperativismo trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura” e objetiva auxiliar os produtores no processo de aprimoramento da gestão e do manejo de suas propriedades visando gerar valor ao café produzido.

No total, em área de 107 mil metros quadrados, sendo 36 mil metros quadrados cobertos, cerca de 120 expositores apresentarão as últimas tendências em tecnologia, inovações para o campo e insumos agrícolas.

Entre os diversas atrações, convenio da LS Tractor com a Cooxupé para o fornecimento de máquinas agrícolas, terá um espaço especial visando a oferecer condições diferenciadas para os cooperados.

A estrutura disponibilizada no evento também facilita as negociações que contam com todo suporte no Centro de Negócios. Além das tradicionais linhas de crédito com instituições financeiras, o produtor cooperado da Cooxupé poderá fazer as compras por meio da “operação barter”, que é disponibilizada pela cooperativa e permite que o cafeicultor efetue o pagamento utilizando o café como moeda de troca. Para isso, o valor da saca é estipulado pela cotação do mercado no dia da transação.

“A FEMAGRI tem como objetivo oferecer aos produtores condições de terem acesso às novidades e soluções por meio de informações e equipamentos para um manejo adequado, gestão eficiente e melhoria na qualidade do café produzido. Além disso, o cafeicultor conta com condições especiais para fazer seus investimentos e tem um ambiente que permite a troca de informações com outros cafeicultores e com as empresas fornecedoras de maquinários e insumos visando sempre o melhor negócio”, diz Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.

“O cenário aponta para um momento positivo do café. Se essa posição favorável permanecer até o período da Femagri 2020 a expectativa é superar os resultados alcançados em 2020”, diz José Eduardo Santos Júnior, superintendente de Desenvolvido ao Cooperado, informando que a expectativa para esta 19ª Femagri é a de obter resultado igual ou superior aos da última edição, que recebeu 33 mil visitantes e movimentou R$ 135 milhões em volume de negócios.

Novidades

A 19ª edição da Femagri trará muitas novidades para os visitantes como a reformulação do espaço Fazendinha, que envolve a promoção e difusão de ações educativas, resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, além de novidades sustentáveis de diversas empresas.

A SMC (Specialty Coffees), empresa da Cooxupé que atua no mercado de cafés especiais estará presente com seu estande para receber o público interessado em conhecer um pouco mais sobre essa linha diferenciada por meio de informações e degustação de cafés.

Entre as novidades, a Marispan, empresa especialista em equipar tratores com plainas, conchas e guinchos dianteiros, lançará um kit que permite a troca rápida dos acessórios, que além de facilitar o trabalho operacional proporcionará muito mais segurança ao operador durante a movimentação de terra, fertilizantes, calcário, cascalho, estercos e grãos.

Na área de colheita mecânica, a AWZ apresentará os novos modelos da Recolhedora de Café Gafanhoto que permitem aproveitar os grãos que caem no chão, evitando perdas. De acordo com a empresa, a novidade é o sistema de reservatório traseiro com levante hidráulico, o que facilita na logística do material levantado do chão. Nos modelos tradicionais o produto é depositado em bags dificultando a operação. Outra novidade é que o modelo BR 1200 SUPER pode ser acionado por tratores de menor porte (55 CV) proporcionando uma excelente relação custo benefício.

Para auxiliar e melhorar o desempenho na etapa de adubação, a A3 Equipamentos Agrícolas levará para a Femagri 2020 o equipamento Ess Direction Coffee, que é um adubador totalmente elétrico, com sistema exclusivo que permite doses baixas com alta precisão (a partir de 6 gramas/metro) e construído com chassis de aço carbono, que pode ser utilizado em qualquer veículo que tenha bateria 12V como motocicletas, quadriciclos, tratores, entre outros, permitindo o uso por pequeno ou grande agricultor. De acordo com a empresa, o equipamento permite a aplicação de adubos sólidos de qualquer espécie e também o uso com sementes de qualquer qualidade.

Já a Kamaq fará o lançamento dos novos modelos da adubadeira Komanderk, que utiliza um motor hidráulico acionado pelo sistema do próprio trator, oferecendo maior segurança em relação aos modelos com sistema de cardan e melhor rendimento no campo. Além disso, esse sistema possui flexibilidade para aplicações de doses mínimas e máximas.

A Fazendinha, que tradicionalmente promove e difunde ações educativas, resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, passou por uma reformulação para esta edição, trazendo novidades relacionadas ao manejo sustentável e práticas ecológicas.

De acordo com Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o espaço foi redistribuído para adequar as atrações, apresentando opções de manejo e práticas sustentáveis, técnicas de gestão para as lavouras de café e atrações como o jardim sensorial e a exposição de pequenos animais.

“Esse ano teremos uma área de geoprocessamento, que mostrará os reflexos do cenário meteorológico, informações sobre técnicas e cuidados envolvendo o uso consciente de insumos, adubação orgânica, controle biológico, manejo de plantas daninhas, entre outros”, antecipa Araújo.

No campo do conhecimento técnico, a Fazendinha abrigará estandes de instituições parceiras como a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Fundação Procafé e UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Outra novidade envolve uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que estará oferecendo orientações sobre a gestão da propriedade por meio do projeto Educampo, que utiliza uma plataforma para gerar informações estratégicas, projeções, cenários e análises para o planejamento e tomada de decisões dos produtores.

O Empório Cooxupé também terá um espaço dedicado aos cooperados que desejem levar souvenirs e produtos com a marca Cooxupé como vestuários, botas, chapéus, jaquetas, jogos de faca, canecas, itens para cozinha e churrasco, entre outros.

A estrutura do evento conta ainda com o Espaço Pecuária, que possui exposição de animais e a presença de estandes de empresas do setor.

Os familiares dos produtores cooperados também contam com espaço exclusivos como o Espaço Kids, que possui monitores e brinquedos para o lazer das crianças, e o Espaço Beleza, que oferece serviços de maquiagem e penteado para o público feminino.