Parceria em inovação tecnológica e pesquisa com bezerros leiteiros: tema de edital do IZ-APTA

Edital de Chamamento Público da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) visa a celebrar parcerias de Cooperação Técnico Científica com a iniciativa privada, para o desenvolvimento de soluções inovadoras de produtos e processos para criação de bezerros leiteiros jovens machos e fêmeas. Os projetos ocorrerão na Unidade de Referência em Inovação Tecnológica e Pesquisa de Bezerros Leiteiros do IZ localizada na unidade de Ribeirão Preto, interior paulista.

Todo o trâmite de cooperação será intermediado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), juntamente com empresas interessadas. Será formalizado Instrumento para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco, sem envolvimento de transferência de recursos financeiros estaduais.

A parceria a ser celebrada terá vigência de até cinco anos e o termo de cooperação será publicado no Diário Oficial. As empresas interessadas podem acessar o edital para mais detalhes e enviar suas propostas de projetos, dentro do prazo proposto nos documentos, acessando http://portal.fundepag.br/editais

Pesquisa – Para desenvolver a pesquisa será implantada uma unidade de criação de bezerros para o desenvolvimento de projetos em novos produtos e tecnologias nas áreas de nutrição, alimentação, sanidade, imunologia, manejo, bem-estar animal e de zootecnia de precisão com bezerros (as) em aleitamento e após o desmame, nos diferentes sistemas de criação. Será formada uma equipe de pesquisadores procedentes do IZ, técnicos das empresas parceiras, pesquisadores de outras instituições e universidades públicas ou privadas.

Difusão de tecnologia – Haverá a difusão e posterior adoção de novas tecnologias e técnicas desenvolvidas pela Unidade ou pelas empresas parceiras. As difusões poderão ser feitas com dias de campo, palestras, eventos técnicos para agentes extensionistas e produtores, site, entrevistas para imprensa via Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento do IZ, e em eventos programados dentro e fora do estado. Haverá uma equipe de pesquisadores procedentes do Instituto, agentes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), além de técnicos das empresas parceiras.

Treinamentos – Será possível também estabelecer convênios com universidades, colégios técnicos e associações de produtores para o treinamento de recursos humanos e de funcionários treinados especificamente para manejar bezerros jovens na Unidade de Referência do IZ.

Foto de bearfotos para freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here