Plataforma de inteligência artificial para o agronegócio funciona por voz

A agtech AgrusData – agtech brasileira criada em 2016 e especializada na implantação de infraestrutura e sistemas de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial para o agronegócio – está lançando uma inédita solução em agricultura digital – baseada em sistema de voz – destinada a melhorar a tomada de decisão do produtor rural e empresário da agroindústria. 

Batizada de Sr. Campos, a ferramenta é um assistente virtual inteligente que entrega por voz ao produtor rural informações, análises e recomendações referentes às mais diversas variáveis e tarefas do dia a dia da atividade agropecuária – clima, umidade do solo, telemetria de máquinas, gestão de silos, controle de irrigação, etc.. 

Os dados, que servem de base para o dispositivo de voz, advêm tanto de informações reais coletadas da própria propriedade agrícola – obtidas por meio de diversos sensores -, bem como de demais fontes confiáveis para a agropecuária, como, por exemplo, Embrapa, Inmet, entre outras.

Herlon Oliveira, CEO da AgrusData e diretor-fundador da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), explica que “os dados primários são encaminhados para servidores em nuvem, onde são analisados por algoritmo, que gera predições e as entrega ao produtor, inclusive por mensagens de SMS  – sem precisar de conexão de Internet”.

Por trás do sistema de voz, esclarece Oliveira, há uma plataforma digital preditiva específica para o agro, que combina soluções de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial, que conforme é utilizada vai “aprendendo” e oferecendo recomendações cada vez mais precisas.

A empresa mantém parcerias com a Embratel para implantação de infraestrutura de telecom pelo País e com a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) para emissão de CPR digital em troca de serviços de agricultura digital. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui