Plataforma de inteligência artificial para o agronegócio funciona por voz

A agtech AgrusData – agtech brasileira criada em 2016 e especializada na implantação de infraestrutura e sistemas de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial para o agronegócio – está lançando uma inédita solução em agricultura digital – baseada em sistema de voz – destinada a melhorar a tomada de decisão do produtor rural e empresário da agroindústria. 

Batizada de Sr. Campos, a ferramenta é um assistente virtual inteligente que entrega por voz ao produtor rural informações, análises e recomendações referentes às mais diversas variáveis e tarefas do dia a dia da atividade agropecuária – clima, umidade do solo, telemetria de máquinas, gestão de silos, controle de irrigação, etc.. 

Os dados, que servem de base para o dispositivo de voz, advêm tanto de informações reais coletadas da própria propriedade agrícola – obtidas por meio de diversos sensores -, bem como de demais fontes confiáveis para a agropecuária, como, por exemplo, Embrapa, Inmet, entre outras.

Herlon Oliveira, CEO da AgrusData e diretor-fundador da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), explica que “os dados primários são encaminhados para servidores em nuvem, onde são analisados por algoritmo, que gera predições e as entrega ao produtor, inclusive por mensagens de SMS  – sem precisar de conexão de Internet”.

Por trás do sistema de voz, esclarece Oliveira, há uma plataforma digital preditiva específica para o agro, que combina soluções de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial, que conforme é utilizada vai “aprendendo” e oferecendo recomendações cada vez mais precisas.

A empresa mantém parcerias com a Embratel para implantação de infraestrutura de telecom pelo País e com a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) para emissão de CPR digital em troca de serviços de agricultura digital. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here