Com a meta de motivar ideias criativas e inovadoras para a cadeia do leite no Brasil, a Embrapa Gado de Leite promove o movimento Ideas For Milk, que tem como etapa final o desafio de startups, com soluções focadas em qualidade do leite, captação, rastreabilidade do processo, monitoramento de bezerros, geração de energia elétrica e gestão do negócio.
Neste ano, ao longo do movimento, foram reunidas 58 soluções digitais capazes de revolucionar vários elos da cadeia do leite. Desse total oito foram pré-selecionadas por 116 especialistas e participaram da etapa final, momento em que as finalistas foram sabatinadas num grande evento da inovação.
Em sua quarta edição, o Desafio foi realizado em 22 de novembro, no Cubo, em São Paulo, em evento que – de acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins –contou com a presença de 146 empresas. “As propostas apresentadas pelas startups estão cada vez mais maduras e voltadas para a solução de importantes problemas da cadeia produtiva do leite”, destaca Martins.
Participaram competidores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O premio ficou com a Volutech, startup que nasceu no próprio Ideas For Milk, uma vez que os alunos da Universidade Federal de Viçosa participaram do Vacathon (booth camp do movimento) em outubro de 2018. “Ao longo do último ano, nos preparamos para o Desafio de Startups e fomos aprimorando nossa solução”, informa o estudante Sávio Filho, da UFV.
A solução da Volutech afere o volume e a temperatura de tanques de resfriamento de leite, substituindo réguas usualmente utilizadas por produtores para medir o volume do leite. O equipamento desenvolvido pela Volutech fica instalado na tampa de abertura dos tanques e também envia alertas para o produtor, em caso de alterações no resfriamento do leite que possam interferir na qualidade do produto. A solução também permite à indústria monitorar a qualidade do produto, permitindo melhor rastreabilidade do leite.
Também fortam premiadas mais duas startups, em segundo e terceiro lugar. Os prêmios ficaram respectivamente com a Bionexus (SP), com o desenvolvimento de ferramenta que monitora a qualidade do produto da plataforma de recebimento do leite até o processo de pasteurização; e a Cria Tech Intergado, plataforma que monitora a cria e recria de bezerras.
Além do Desafio de Startups, o movimento Ideas For Milk, da Embrapa Gado de Leite, compreende a Caravana 4.0 que, neste ano, levou pesquisadores e analistas da Embrapa a visitarem 52 instituições de ensino e eventos de inovação para motivar os jovens a propor ideias criativas e inovadores. Há, também, o Vacathon, hackathon que reúne estudantes de 20 universidades em maratona de programação, na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG).
O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, Danone, FAEG/Senar GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, IBM e Microsoft.
Participantes – Cinco soluções apresentadas no Desafio de Startups focaram suas soluções na melhoria da qualidade do leite.
As startups participantes do Desafio de Startups foram, em ordem alfabética: