Grupo focado em modernização do comércio de commodities agrícolas conquista mais um membro

Anúncio realizado nas cidades de Chicago, White Plains e Mineápolis, nos Estados Unidos, Genebra (Suíça) e Roterdã (Holanda), em 19 de setembro, comunicou a entrada da Glencore Agriculture Limited no grupo que integra a iniciativa do setor para modernizar as operações comerciais globais de commodities agrícolas, formado por Archer Daniels Midland Company, Bunge Limited, Cargill Incorporated, Cofco International Ltd e Louis Dreyfus Company.

Desde que anunciou o projeto em outubro de 2018, o grupo promoveu workshops e mesas de debate com diversos públicos envolvidos no setor, incluindo transportadoras, fretadores, compradores, fornecedores de serviço, instituições financeiras, associações comerciais e autoridades regulatórias. Ao colaborar em questões críticas, como segurança e privacidade de dados, escolhas de tecnologia, modelo de negócios, adoção de estratégia, funcionalidades e capacidades, o grupo está garantindo que a nova plataforma atenderá às necessidades de todo o setor.

Os próximos passos incluem o desenvolvimento e a execução, com foco em um projeto que incluirá remessas internacionais de soja a granel do Brasil para a China. No momento, o grupo analisa novas tecnologias – como inteligência artificial e blockchain – para criar soluções digitais e automatizar processos após a negociação de grãos e oleaginosas, reduzindo os custos para movimentar produtos agrícolas e alimentícios ao redor do mundo. Também está finalizando a seleção de fornecedores e parceiros para soluções tecnológicas. A meta é lançar a nova plataforma no segundo semestre de 2020, sujeito a aprovações regulamentares.

“Este esforço está crescendo e o motivo é claro: estamos oferecendo benefícios claros e tangíveis para o setor, criados pelo próprio setor”, afirmaram os participantes da iniciativa em uma declaração conjunta. “Os clientes, parceiros e outros participantes do setor apreciam o potencial que nossa plataforma oferece, bem como o fato de estarmos em parceria com eles desde o início do processo para garantir que todas necessidades do setor sejam atendidas”.

“A iniciativa despertou nosso interesse desde o início e estamos animados com nossa entrada como parceiro integral”, afirmou David Mattiske, CEO da Glencore Agriculture Limited, frisando que “a plataforma digital que este grupo pretende desenvolver utilizará as tecnologias mais avançadas e tem o potencial de revolucionar nosso setor, tornando os processos de execução de contrato mais eficientes, precisos e transparentes. Esses avanços são necessários para que nosso setor continue desempenhando globalmente seu papel essencial de maneira eficiente e eficaz. Os benefícios serão sentidos por empresas de todos os portes ao longo da cadeia de valor após a negociação.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui