Uso correto de agroquímicos e entrega do Patrulha Agrícola: algumas atividades de dia de campo em Campinas

O Dia de Campo: Caminhos do Agro SP será realizado em 12 de setembro, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas. Promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, integra o projeto governamental “Cidadania no campo”, que promove o desenvolvimento sustentável na área rural. Na ocasião, o Governo de São Paulo promoverá a entrega de 20 kits do Patrulha Agrícola, composto de equipamentos (um trator, uma semeadeira, um pulverizador e um distribuidor de calcário) para auxiliar os agricultores que conduzem principalmente as culturas de grãos (milho e soja), cana-de-açúcar e pastagem. Além disso, o governador de São Paulo, João Doria, e o secretário Gustavo Junqueira, assinarão acordo tornando o programa Aplique Bem responsável pelo treinamento dos 400 extensionistas rurais do Estado de São Paulo. 

Ao todo, serão seis estações temáticas montadas na fazenda. Nelas, os produtores terão acesso a informações teóricas e práticas, podendo esclarecer dúvidas com os técnicos das áreas de pesquisa, extensão rural e defesa agropecuária do Estado. Também receberão orientações sobre o uso correto de defensivos agrícolas, por meio do programa Aplique Bem, iniciativa da UPL e do CEA/IAC.

Na primeira estação, será realizada dinâmica com instruções de operação e calibração dos equipamentos contidos no kit Patrulha Agrícola. Na segunda estação, os produtores poderão conhecer novas tecnologias aplicadas aos silos com a empresa iSilos; a terceira estação trará inovações da Syngenta; na quarta estação, será apresentado o Programa Aplique Bem, da Secretaria, que orienta sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas.

Também haverá uma estação voltada ao trabalho de economia circular e destinação das embalagens de defensivos agrícolas, realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), do qual a secretaria é parceria no Programa Campo Limpo. Já na sexta estação, os produtores saberão mais sobre segurança na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) utilizados na lavoura.

Uma das estações apresenta o programa Aplique Bem, que mostra como promover a segurança ambiental, alimentar e humana. O Aplique Bem é uma prestação de serviços sem custo para o agricultor, para melhor uso da tecnologia disponível e uso racional dos defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente.

Esta edição deve reunir  mais de 800 produtores rurais de dos municípios Américo de Campos, Areiópolis, Cajobi, Conchas, Espírito Santo do Pinhal, Guaimbê, Guará, Itaí, Itapetininga, Jambeiro, Juquitiba, Mendonça, Mogi Mirim, Paranapanema, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Taubaté e Teodoro Sampaio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui